A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Shibao, Suely
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6030
Resumo: The objective presented herein was to provide elements to support the didactic practice in a way that they would contribute to the process of reading comic strips. The idea that it is possible to create a contrastive grammar of the non verbal departing from the grammar of the verbal is promoted here, considering that the reading of the image should be broadly linked to man s daily living. Perspectives of the Text Linguistics, of the Peircean Semiotics and of the Traditional Grammar were interwoven in order to achieve a theoretical support judged to be effective in the sustaining of the hypothesis that the multifaceted reading of comic strips brings promising perspectives to the formation of proficient readers. The Conversational Analysis, the Organicity of the discursive topic, the Diagrammatic Iconicity and phonetic, morphological and syntactic focusing comprised by the semantic aspect are part of this context of analysis. In the amalgam of the tradition with the modernity, some instances of analysis and interpretation of the image in the linguistic-text context were suggested. The corpus is constituted of comic strips, published in O Globo, a daily newspaper, concerning the period of five years, from 2005 to 2009
id UERJ_44f0435f21506e525d80b03f21c397f7
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6030
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C886930Azeredo, José Carlos Santos dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786693Z6Valente, André Crimhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878649Carneiro, Agostinho DiasSiqueira, João Hilton Sayeg dehttp://lattes.cnpq.br/5507163418751483http://lattes.cnpq.br/2404174255887313Shibao, Suely2021-01-05T14:49:50Z2012-10-182012-03-23SHIBAO, Suely. A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal. 2012. 384 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6030The objective presented herein was to provide elements to support the didactic practice in a way that they would contribute to the process of reading comic strips. The idea that it is possible to create a contrastive grammar of the non verbal departing from the grammar of the verbal is promoted here, considering that the reading of the image should be broadly linked to man s daily living. Perspectives of the Text Linguistics, of the Peircean Semiotics and of the Traditional Grammar were interwoven in order to achieve a theoretical support judged to be effective in the sustaining of the hypothesis that the multifaceted reading of comic strips brings promising perspectives to the formation of proficient readers. The Conversational Analysis, the Organicity of the discursive topic, the Diagrammatic Iconicity and phonetic, morphological and syntactic focusing comprised by the semantic aspect are part of this context of analysis. In the amalgam of the tradition with the modernity, some instances of analysis and interpretation of the image in the linguistic-text context were suggested. The corpus is constituted of comic strips, published in O Globo, a daily newspaper, concerning the period of five years, from 2005 to 2009O objetivo desta tese foi sugerir à prática didática subsídios que possam contribuir com a condução da leitura de Tiras de Quadrinhos. Promove-se a ideia de que é possível elaborar uma gramática contrastiva do não verbal a partir da gramática do verbal, na consideração de que a leitura da imagem deve estar maciçamente atrelada à vivência diária do ser humano. Perspectivas da Linguística textual, da Semiótica peirceana e da Gramática tradicional foram entrelaçadas para obter-se um suporte teórico julgado eficaz na sustentação da hipótese de que a leitura multifacetada oferecida pela Tira de Quadrinhos é promissora quanto à formação de leitores proficientes. Fazem parte dessa conjuntura a Análise da conversação, a Organicidade do tópico discursivo, a Iconicidade diagramática e focalizações fonéticas, morfológicas e sintáticas envolvidas pelo semântico. No amálgama da tradição com a modernidade, sugeriram-se análises e interpretações da imagem no contexto linguístico-textual. O corpus é constituído de Tiras de Quadrinhos, publicadas diariamente no jornal O Globo, referentemente ao período de cinco anos, de 2005 a 2009Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:49:50Z No. of bitstreams: 10 Pre-textual, introducao, pt1 e pt2.pdf: 3571251 bytes, checksum: 00e83edfccf7bb4363c6f459ead2cb4f (MD5) Pt3 (1).pdf: 4156353 bytes, checksum: 45e9a62c83bfbec51f6296a3eafaa77f (MD5) Pt3 (2).pdf: 2365279 bytes, checksum: ad3f95d87e51d36693ff0db355396612 (MD5) Pt3 (3).pdf: 4788098 bytes, checksum: 05484cfb4d8ea366e3c89df30b476848 (MD5) Pt4 (1).pdf: 4128287 bytes, checksum: 7a9e67d8f0063ec4ded2d950e6596e50 (MD5) Pt4 (2).pdf: 3866253 bytes, checksum: 022e859b41172e5bc8f87fc8a62ab203 (MD5) Pt4 (3).pdf: 4291098 bytes, checksum: a26dfa9bb803a2387b82f4df03daa5ad (MD5) Pt4 (4).pdf: 5691036 bytes, checksum: 6d6da90dfad7b3c895ec3eedd9b1de13 (MD5) Pt4 (5).pdf: 1273127 bytes, checksum: 8935950bdddb30fa297b5ed3cd006cd8 (MD5) Conclusao e referencias.pdf: 202152 bytes, checksum: 0516d9661673ffecef540bc029c4763c (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:49:50Z (GMT). No. of bitstreams: 10 Pre-textual, introducao, pt1 e pt2.pdf: 3571251 bytes, checksum: 00e83edfccf7bb4363c6f459ead2cb4f (MD5) Pt3 (1).pdf: 4156353 bytes, checksum: 45e9a62c83bfbec51f6296a3eafaa77f (MD5) Pt3 (2).pdf: 2365279 bytes, checksum: ad3f95d87e51d36693ff0db355396612 (MD5) Pt3 (3).pdf: 4788098 bytes, checksum: 05484cfb4d8ea366e3c89df30b476848 (MD5) Pt4 (1).pdf: 4128287 bytes, checksum: 7a9e67d8f0063ec4ded2d950e6596e50 (MD5) Pt4 (2).pdf: 3866253 bytes, checksum: 022e859b41172e5bc8f87fc8a62ab203 (MD5) Pt4 (3).pdf: 4291098 bytes, checksum: a26dfa9bb803a2387b82f4df03daa5ad (MD5) Pt4 (4).pdf: 5691036 bytes, checksum: 6d6da90dfad7b3c895ec3eedd9b1de13 (MD5) Pt4 (5).pdf: 1273127 bytes, checksum: 8935950bdddb30fa297b5ed3cd006cd8 (MD5) Conclusao e referencias.pdf: 202152 bytes, checksum: 0516d9661673ffecef540bc029c4763c (MD5) Previous issue date: 2012-03-23application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasComic stripsVisual literacyDiscursive topicTransversal themesContrastive grammarTiras de quadrinhosAlfabetismo visualTópico discursivoTemas transversaisGramática contrastivaLíngua portuguesa GramáticaAnálise do discursoLeitura Estudo e ensinoHistórias em quadrinhos na educaçãoLetramentoEducação visualComunicação não verbal na educaçãoSemióticaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAA leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbalThe process of reading comic strips: to create a contrastive grammar of the non verbal departing from the grammar of the verbalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALPre-textual, introducao, pt1 e pt2.pdfapplication/pdf3571251http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/1/Pre-textual%2C+introducao%2C+pt1+e+pt2.pdf00e83edfccf7bb4363c6f459ead2cb4fMD51Pt3 (1).pdfapplication/pdf4156353http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/2/Pt3+%281%29.pdf45e9a62c83bfbec51f6296a3eafaa77fMD52Pt3 (2).pdfapplication/pdf2365279http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/3/Pt3+%282%29.pdfad3f95d87e51d36693ff0db355396612MD53Pt3 (3).pdfapplication/pdf4788098http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/4/Pt3+%283%29.pdf05484cfb4d8ea366e3c89df30b476848MD54Pt4 (1).pdfapplication/pdf4128287http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/5/Pt4+%281%29.pdf7a9e67d8f0063ec4ded2d950e6596e50MD55Pt4 (2).pdfapplication/pdf3866253http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/6/Pt4+%282%29.pdf022e859b41172e5bc8f87fc8a62ab203MD56Pt4 (3).pdfapplication/pdf4291098http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/7/Pt4+%283%29.pdfa26dfa9bb803a2387b82f4df03daa5adMD57Pt4 (4).pdfapplication/pdf5691036http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/8/Pt4+%284%29.pdf6d6da90dfad7b3c895ec3eedd9b1de13MD58Pt4 (5).pdfapplication/pdf1273127http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/9/Pt4+%285%29.pdf8935950bdddb30fa297b5ed3cd006cd8MD59Conclusao e referencias.pdfapplication/pdf202152http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/10/Conclusao+e+referencias.pdf0516d9661673ffecef540bc029c4763cMD5101/60302024-02-27 16:16:58.65oai:www.bdtd.uerj.br:1/6030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The process of reading comic strips: to create a contrastive grammar of the non verbal departing from the grammar of the verbal
title A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal
spellingShingle A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal
Shibao, Suely
Comic strips
Visual literacy
Discursive topic
Transversal themes
Contrastive grammar
Tiras de quadrinhos
Alfabetismo visual
Tópico discursivo
Temas transversais
Gramática contrastiva
Língua portuguesa Gramática
Análise do discurso
Leitura Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Letramento
Educação visual
Comunicação não verbal na educação
Semiótica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal
title_full A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal
title_fullStr A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal
title_full_unstemmed A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal
title_sort A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal
author Shibao, Suely
author_facet Shibao, Suely
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=C886930
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Azeredo, José Carlos Santos de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786693Z6
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Valente, André Crim
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N878649
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carneiro, Agostinho Dias
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Siqueira, João Hilton Sayeg de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5507163418751483
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2404174255887313
dc.contributor.author.fl_str_mv Shibao, Suely
contributor_str_mv Abreu, Maria Teresa Tedesco Vilardo
Azeredo, José Carlos Santos de
Valente, André Crim
Carneiro, Agostinho Dias
Siqueira, João Hilton Sayeg de
dc.subject.eng.fl_str_mv Comic strips
Visual literacy
Discursive topic
Transversal themes
Contrastive grammar
topic Comic strips
Visual literacy
Discursive topic
Transversal themes
Contrastive grammar
Tiras de quadrinhos
Alfabetismo visual
Tópico discursivo
Temas transversais
Gramática contrastiva
Língua portuguesa Gramática
Análise do discurso
Leitura Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Letramento
Educação visual
Comunicação não verbal na educação
Semiótica
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.por.fl_str_mv Tiras de quadrinhos
Alfabetismo visual
Tópico discursivo
Temas transversais
Gramática contrastiva
Língua portuguesa Gramática
Análise do discurso
Leitura Estudo e ensino
Histórias em quadrinhos na educação
Letramento
Educação visual
Comunicação não verbal na educação
Semiótica
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description The objective presented herein was to provide elements to support the didactic practice in a way that they would contribute to the process of reading comic strips. The idea that it is possible to create a contrastive grammar of the non verbal departing from the grammar of the verbal is promoted here, considering that the reading of the image should be broadly linked to man s daily living. Perspectives of the Text Linguistics, of the Peircean Semiotics and of the Traditional Grammar were interwoven in order to achieve a theoretical support judged to be effective in the sustaining of the hypothesis that the multifaceted reading of comic strips brings promising perspectives to the formation of proficient readers. The Conversational Analysis, the Organicity of the discursive topic, the Diagrammatic Iconicity and phonetic, morphological and syntactic focusing comprised by the semantic aspect are part of this context of analysis. In the amalgam of the tradition with the modernity, some instances of analysis and interpretation of the image in the linguistic-text context were suggested. The corpus is constituted of comic strips, published in O Globo, a daily newspaper, concerning the period of five years, from 2005 to 2009
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-18
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T14:49:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SHIBAO, Suely. A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal. 2012. 384 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6030
identifier_str_mv SHIBAO, Suely. A leitura da tira de quadrinhos: para uma gramática contrastiva do não verbal com o verbal. 2012. 384 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/1/Pre-textual%2C+introducao%2C+pt1+e+pt2.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/2/Pt3+%281%29.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/3/Pt3+%282%29.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/4/Pt3+%283%29.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/5/Pt4+%281%29.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/6/Pt4+%282%29.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/7/Pt4+%283%29.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/8/Pt4+%284%29.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/9/Pt4+%285%29.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6030/10/Conclusao+e+referencias.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 00e83edfccf7bb4363c6f459ead2cb4f
45e9a62c83bfbec51f6296a3eafaa77f
ad3f95d87e51d36693ff0db355396612
05484cfb4d8ea366e3c89df30b476848
7a9e67d8f0063ec4ded2d950e6596e50
022e859b41172e5bc8f87fc8a62ab203
a26dfa9bb803a2387b82f4df03daa5ad
6d6da90dfad7b3c895ec3eedd9b1de13
8935950bdddb30fa297b5ed3cd006cd8
0516d9661673ffecef540bc029c4763c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728617527312384