Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ana Paula Cunha de Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4891
Resumo: This work is a documented essay about dyscalculia and learning, and its main focus is the analysis of assessment and evaluation tools applied to a 19 year old student in a Special Education Resource Room (SRM) located in the Duque de Caxias Municipality. The evaluation was carried out to verify whether intervention by the SRM team aided the teaching process and the learning outcomes of the basics mathematics curriculum. As such this paper reports on activities concerning everyday situations of addition and subtraction which purpot to establish links between mathematics content and everyday life which are relevant to the student, allowing her to reflect and comprehend her own reality
id UERJ_55952c52695bbeb6ac1c4fd006df9bca
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/4891
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Barros, Jeanne Denise Bezerra dehttp://lattes.cnpq.br/0953569441621340Concordido, Cláudia Ferreira Reishttp://lattes.cnpq.br/1627234282126631Mattos, Francisco Roberto Pintohttp://lattes.cnpq.br/8464545232413599Leal, Marisa Beatriz Bezerrahttp://lattes.cnpq.br/6151093519229838http://lattes.cnpq.br/8830973832572023Ferreira, Ana Paula Cunha de Barros2020-11-08T17:23:46Z2018-05-042015-10-09FERREIRA, Ana Paula Cunha de Barros. Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4891This work is a documented essay about dyscalculia and learning, and its main focus is the analysis of assessment and evaluation tools applied to a 19 year old student in a Special Education Resource Room (SRM) located in the Duque de Caxias Municipality. The evaluation was carried out to verify whether intervention by the SRM team aided the teaching process and the learning outcomes of the basics mathematics curriculum. As such this paper reports on activities concerning everyday situations of addition and subtraction which purpot to establish links between mathematics content and everyday life which are relevant to the student, allowing her to reflect and comprehend her own realityEste trabalho apresenta um estudo bibliográfico sobre a Discalculia e a Aprendizagem, e tem como foco principal a análise por meio de atividades avaliativas realizadas com uma aluna discalcúlica de 19 anos, que foi atendida durante 8 anos em uma Sala de Recursos Multifuncional (SRM) no Município de Duque de Caxias. A avaliação foi feita com intuito de verificar se a intervenção feita pela equipe da SRM havia obtido sucesso no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos básicos de matemática. Por fim, a dissertação conta com algumas atividades envolvendo situações do dia a dia sobre adição e subtração. Essas atividades foram propostas com o objetivo de estabelecer elos entre os conteúdos matemáticos e a vida prática, para possibilitar vivências que tenham relevância e significado para a vida da aluna, permitindo que ela possa refletir sobre sua realidade e melhor compreendê-laSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2020-11-08T17:23:46Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula_PROFMAT_2015.pdf: 1393858 bytes, checksum: f7302d9cf82ffc5a24d47ad3235cead7 (MD5)Made available in DSpace on 2020-11-08T17:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula_PROFMAT_2015.pdf: 1393858 bytes, checksum: f7302d9cf82ffc5a24d47ad3235cead7 (MD5) Previous issue date: 2015-10-09Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede NacionalUERJBRCentro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e EstatísticaDyscalculiaLearningSpecial education resource roomDiscalculiaAprendizagemSala de recursos multifuncionalDiscalculiaEducação especialMatemáticaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICAEstudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlicaStudy on dyscalculia: valuing a student with dyscalculiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAna Paula_PROFMAT_2015.pdfapplication/pdf1393858http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4891/1/Ana+Paula_PROFMAT_2015.pdff7302d9cf82ffc5a24d47ad3235cead7MD511/48912024-02-27 15:41:09.37oai:www.bdtd.uerj.br:1/4891Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:41:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Study on dyscalculia: valuing a student with dyscalculia
title Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
spellingShingle Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
Ferreira, Ana Paula Cunha de Barros
Dyscalculia
Learning
Special education resource room
Discalculia
Aprendizagem
Sala de recursos multifuncional
Discalculia
Educação especial
Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
title_short Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
title_full Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
title_fullStr Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
title_full_unstemmed Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
title_sort Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica
author Ferreira, Ana Paula Cunha de Barros
author_facet Ferreira, Ana Paula Cunha de Barros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barros, Jeanne Denise Bezerra de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0953569441621340
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Concordido, Cláudia Ferreira Reis
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1627234282126631
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mattos, Francisco Roberto Pinto
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8464545232413599
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Leal, Marisa Beatriz Bezerra
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6151093519229838
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8830973832572023
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ana Paula Cunha de Barros
contributor_str_mv Barros, Jeanne Denise Bezerra de
Concordido, Cláudia Ferreira Reis
Mattos, Francisco Roberto Pinto
Leal, Marisa Beatriz Bezerra
dc.subject.eng.fl_str_mv Dyscalculia
Learning
Special education resource room
topic Dyscalculia
Learning
Special education resource room
Discalculia
Aprendizagem
Sala de recursos multifuncional
Discalculia
Educação especial
Matemática
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
dc.subject.por.fl_str_mv Discalculia
Aprendizagem
Sala de recursos multifuncional
Discalculia
Educação especial
Matemática
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
description This work is a documented essay about dyscalculia and learning, and its main focus is the analysis of assessment and evaluation tools applied to a 19 year old student in a Special Education Resource Room (SRM) located in the Duque de Caxias Municipality. The evaluation was carried out to verify whether intervention by the SRM team aided the teaching process and the learning outcomes of the basics mathematics curriculum. As such this paper reports on activities concerning everyday situations of addition and subtraction which purpot to establish links between mathematics content and everyday life which are relevant to the student, allowing her to reflect and comprehend her own reality
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-10-09
dc.date.available.fl_str_mv 2018-05-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-11-08T17:23:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FERREIRA, Ana Paula Cunha de Barros. Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4891
identifier_str_mv FERREIRA, Ana Paula Cunha de Barros. Estudo em discalculia: avaliando uma aluna discalcúlica. 2015. 65 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/4891
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Tecnologia e Ciências::Instituto de Matemática e Estatística
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/4891/1/Ana+Paula_PROFMAT_2015.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f7302d9cf82ffc5a24d47ad3235cead7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728614960398336