A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Marina Pereira de
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479
Resumo: Starting from an analysis of practices developed in art school classes, this work presents a proposal of a foundation for art teaching articulated with contemporary art. It objects to create an artistic scholar practice more reflexive and investigative, which valorizes experience, openness, complexity and deepness in the student s cognitive and productive process. It s from the recognition and analysis of the changes, characteristics and questions of contemporary art that it s formulated the proposal where plurality of processes, poetics and experimentations are conceptions that permeate both the discussion about art and the student s production, for which are necessary new postures, objectives and methodologies more aware with the contemporary s time
id UERJ_57a36fa2186eebd43a4551d45248cddb
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7479
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Saddi, Maria Luiza Sabóiahttp://lattes.cnpq.br/9115897698146226Siqueira, Vera Beatriz Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/1894603811935769Salles, Cecilia Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6112940247306533http://lattes.cnpq.br/7869649791791700Menezes, Marina Pereira de2021-01-05T16:59:46Z2013-10-092007-03-26MENEZES, Marina Pereira de. A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479Starting from an analysis of practices developed in art school classes, this work presents a proposal of a foundation for art teaching articulated with contemporary art. It objects to create an artistic scholar practice more reflexive and investigative, which valorizes experience, openness, complexity and deepness in the student s cognitive and productive process. It s from the recognition and analysis of the changes, characteristics and questions of contemporary art that it s formulated the proposal where plurality of processes, poetics and experimentations are conceptions that permeate both the discussion about art and the student s production, for which are necessary new postures, objectives and methodologies more aware with the contemporary s timeA partir de uma análise das práticas desenvolvidas nas aulas de artes, este trabalho apresenta uma proposta de fundamentação para o ensino de artes articulada à arte contemporânea. Objetiva-se configurar uma prática escolar em artes mais reflexiva e investigativa, que valorize a experiência, a abertura, a complexidade e o aprofundamento no processo produtivo e cognitivo dos alunos. É com origem no reconhecimento e na análise das mudanças, das características e das questões da arte contemporânea, da cultura contemporânea e do ensino de artes que se formula a proposta na qual a pluralidade de processos, de poéticas e de experimentações são concepções que permeiam tanto a discussão sobre arte quanto a produção dos alunos e para a qual são necessárias novas posturas, objetivos e metodologias mais atentos ao momento contemporâneo.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T16:59:46Z No. of bitstreams: 1 Marina Pereira de Menezes.pdf: 476466 bytes, checksum: 2081a567b09f6de06959e7d3c1ab37a7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T16:59:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marina Pereira de Menezes.pdf: 476466 bytes, checksum: 2081a567b09f6de06959e7d3c1ab37a7 (MD5) Previous issue date: 2007-03-26application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ArtesUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesArt educationContemporary artContemporary cultureEnsino de artesArte contemporâneaCultura contemporâneaArte moderna - Séc. XXIArte - Estudo e ensinoCulturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESA arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artesThe contemporary art as content and foundation for the art teaching practiceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALMarina Pereira de Menezes.pdfapplication/pdf476466http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7479/1/Marina+Pereira+de+Menezes.pdf2081a567b09f6de06959e7d3c1ab37a7MD511/74792024-02-26 16:04:35.055oai:www.bdtd.uerj.br:1/7479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The contemporary art as content and foundation for the art teaching practice
title A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
spellingShingle A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
Menezes, Marina Pereira de
Art education
Contemporary art
Contemporary culture
Ensino de artes
Arte contemporânea
Cultura contemporânea
Arte moderna - Séc. XXI
Arte - Estudo e ensino
Cultura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
title_full A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
title_fullStr A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
title_full_unstemmed A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
title_sort A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
author Menezes, Marina Pereira de
author_facet Menezes, Marina Pereira de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Saddi, Maria Luiza Sabóia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9115897698146226
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1894603811935769
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Salles, Cecilia Almeida
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6112940247306533
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7869649791791700
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Marina Pereira de
contributor_str_mv Saddi, Maria Luiza Sabóia
Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro
Salles, Cecilia Almeida
dc.subject.eng.fl_str_mv Art education
Contemporary art
Contemporary culture
topic Art education
Contemporary art
Contemporary culture
Ensino de artes
Arte contemporânea
Cultura contemporânea
Arte moderna - Séc. XXI
Arte - Estudo e ensino
Cultura
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de artes
Arte contemporânea
Cultura contemporânea
Arte moderna - Séc. XXI
Arte - Estudo e ensino
Cultura
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description Starting from an analysis of practices developed in art school classes, this work presents a proposal of a foundation for art teaching articulated with contemporary art. It objects to create an artistic scholar practice more reflexive and investigative, which valorizes experience, openness, complexity and deepness in the student s cognitive and productive process. It s from the recognition and analysis of the changes, characteristics and questions of contemporary art that it s formulated the proposal where plurality of processes, poetics and experimentations are conceptions that permeate both the discussion about art and the student s production, for which are necessary new postures, objectives and methodologies more aware with the contemporary s time
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-03-26
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T16:59:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES, Marina Pereira de. A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479
identifier_str_mv MENEZES, Marina Pereira de. A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7479/1/Marina+Pereira+de+Menezes.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2081a567b09f6de06959e7d3c1ab37a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728628860321792