A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479 |
Resumo: | A partir de uma análise das práticas desenvolvidas nas aulas de artes, este trabalho apresenta uma proposta de fundamentação para o ensino de artes articulada à arte contemporânea. Objetiva-se configurar uma prática escolar em artes mais reflexiva e investigativa, que valorize a experiência, a abertura, a complexidade e o aprofundamento no processo produtivo e cognitivo dos alunos. É com origem no reconhecimento e na análise das mudanças, das características e das questões da arte contemporânea, da cultura contemporânea e do ensino de artes que se formula a proposta na qual a pluralidade de processos, de poéticas e de experimentações são concepções que permeiam tanto a discussão sobre arte quanto a produção dos alunos e para a qual são necessárias novas posturas, objetivos e metodologias mais atentos ao momento contemporâneo. |
id |
UERJ_57a36fa2186eebd43a4551d45248cddb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/7479 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artesThe contemporary art as content and foundation for the art teaching practiceArt educationContemporary artContemporary cultureEnsino de artesArte contemporâneaCultura contemporâneaArte moderna - Séc. XXIArte - Estudo e ensinoCulturaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESA partir de uma análise das práticas desenvolvidas nas aulas de artes, este trabalho apresenta uma proposta de fundamentação para o ensino de artes articulada à arte contemporânea. Objetiva-se configurar uma prática escolar em artes mais reflexiva e investigativa, que valorize a experiência, a abertura, a complexidade e o aprofundamento no processo produtivo e cognitivo dos alunos. É com origem no reconhecimento e na análise das mudanças, das características e das questões da arte contemporânea, da cultura contemporânea e do ensino de artes que se formula a proposta na qual a pluralidade de processos, de poéticas e de experimentações são concepções que permeiam tanto a discussão sobre arte quanto a produção dos alunos e para a qual são necessárias novas posturas, objetivos e metodologias mais atentos ao momento contemporâneo.Starting from an analysis of practices developed in art school classes, this work presents a proposal of a foundation for art teaching articulated with contemporary art. It objects to create an artistic scholar practice more reflexive and investigative, which valorizes experience, openness, complexity and deepness in the student s cognitive and productive process. It s from the recognition and analysis of the changes, characteristics and questions of contemporary art that it s formulated the proposal where plurality of processes, poetics and experimentations are conceptions that permeate both the discussion about art and the student s production, for which are necessary new postures, objectives and methodologies more aware with the contemporary s timeUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBRUERJPrograma de Pós-Graduação em ArtesSaddi, Maria Luiza Sabóiahttp://lattes.cnpq.br/9115897698146226Siqueira, Vera Beatriz Cordeirohttp://lattes.cnpq.br/1894603811935769Salles, Cecilia Almeidahttp://lattes.cnpq.br/6112940247306533Menezes, Marina Pereira de2021-01-05T16:59:46Z2013-10-092007-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMENEZES, Marina Pereira de. A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T19:04:35Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/7479Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes The contemporary art as content and foundation for the art teaching practice |
title |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes |
spellingShingle |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes Menezes, Marina Pereira de Art education Contemporary art Contemporary culture Ensino de artes Arte contemporânea Cultura contemporânea Arte moderna - Séc. XXI Arte - Estudo e ensino Cultura CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes |
title_full |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes |
title_fullStr |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes |
title_full_unstemmed |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes |
title_sort |
A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes |
author |
Menezes, Marina Pereira de |
author_facet |
Menezes, Marina Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saddi, Maria Luiza Sabóia http://lattes.cnpq.br/9115897698146226 Siqueira, Vera Beatriz Cordeiro http://lattes.cnpq.br/1894603811935769 Salles, Cecilia Almeida http://lattes.cnpq.br/6112940247306533 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Marina Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Art education Contemporary art Contemporary culture Ensino de artes Arte contemporânea Cultura contemporânea Arte moderna - Séc. XXI Arte - Estudo e ensino Cultura CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
topic |
Art education Contemporary art Contemporary culture Ensino de artes Arte contemporânea Cultura contemporânea Arte moderna - Séc. XXI Arte - Estudo e ensino Cultura CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
A partir de uma análise das práticas desenvolvidas nas aulas de artes, este trabalho apresenta uma proposta de fundamentação para o ensino de artes articulada à arte contemporânea. Objetiva-se configurar uma prática escolar em artes mais reflexiva e investigativa, que valorize a experiência, a abertura, a complexidade e o aprofundamento no processo produtivo e cognitivo dos alunos. É com origem no reconhecimento e na análise das mudanças, das características e das questões da arte contemporânea, da cultura contemporânea e do ensino de artes que se formula a proposta na qual a pluralidade de processos, de poéticas e de experimentações são concepções que permeiam tanto a discussão sobre arte quanto a produção dos alunos e para a qual são necessárias novas posturas, objetivos e metodologias mais atentos ao momento contemporâneo. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-03-26 2013-10-09 2021-01-05T16:59:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MENEZES, Marina Pereira de. A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479 |
identifier_str_mv |
MENEZES, Marina Pereira de. A arte contemporânea como conteúdo e fundamento para a prática do ensino de artes. 2007. 120 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990599124025344 |