Nos mundos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas: adolescentes, agentes e técnicos nos contextos da administração da justiça para a juventude

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marília Márcia Cunha da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15481
Resumo: The universe that surrounds the teenagers who breaks the law in Brazil has been extensively explored by several studies of the humanities: there are many authors seeking to discover the causes of the imprisonment or of the transgressions, the criminalization or the profile of the population that temporarily inhabits the juvenile detention. Trying to keep a dialogue with these works, this thesis examines the worlds (cf. the formulation of Luc Boltanski and Laurent Thévenot) perceived in two institutions responsible for the execution of sentences for young girls: CRIAAD de Ricardo de Albuquerque and Educandário Santos Dumont, both localized at Rio de Janeiro. On tried to know how caseworkers, psychologists, pedagogues, correctional officers and teenagers organize and justify their experiences, how they hierarchize things and people and how qualify beings humans and not humans. The research presented in this thesis show us the plurality of situations, ways of adjustment and investment that the girls go through, remarking that some of these ways are contradictories and disagree about the potentialities and tendencies assigned to the girls. On verify that the girls are constantly tested while they re at juvenile detention.
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Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15481The universe that surrounds the teenagers who breaks the law in Brazil has been extensively explored by several studies of the humanities: there are many authors seeking to discover the causes of the imprisonment or of the transgressions, the criminalization or the profile of the population that temporarily inhabits the juvenile detention. Trying to keep a dialogue with these works, this thesis examines the worlds (cf. the formulation of Luc Boltanski and Laurent Thévenot) perceived in two institutions responsible for the execution of sentences for young girls: CRIAAD de Ricardo de Albuquerque and Educandário Santos Dumont, both localized at Rio de Janeiro. On tried to know how caseworkers, psychologists, pedagogues, correctional officers and teenagers organize and justify their experiences, how they hierarchize things and people and how qualify beings humans and not humans. The research presented in this thesis show us the plurality of situations, ways of adjustment and investment that the girls go through, remarking that some of these ways are contradictories and disagree about the potentialities and tendencies assigned to the girls. On verify that the girls are constantly tested while they re at juvenile detention.O universo que envolve os adolescentes em conflito com a lei tem sido bastante explorado nas mais diversas áreas das ciências humanas: procura-se descobrir as causas do aprisionamento dos adolescentes, da criminalidade, da criminalização ou o perfil da população que povoa as instituições destinadas à execução das medidas socioeducativas. Com esta tese, procurou-se estabelecer um diálogo com estes trabalhos, por meio da sistematização dos mundos (cf. Boltanski e Thévenot, 1991) observados em duas unidades do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) responsáveis pela aplicação das medidas de internação e semiliberdade às meninas acusadas de infringirem leis: o Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD) de Ricardo de Albuquerque e o Educandário Santos Dumont, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Intentou-se conhecer como agentes, técnicos e adolescentes organizam e justificam suas experiências, como hierarquizam as coisas e as pessoas e como qualificam os seres humanos e não humanos. A pesquisa empírica realizada para esta tese nos leva a perceber que há uma pluralidade de situações, de formas de ajustamento e investimento pelas quais passam as adolescentes, constatando que algumas delas são contraditórias e questionam constantemente as personalidades, potencialidades e tendências a elas atribuídas. Verifica-se que as adolescentes estão sob contínua provação atendendo aos mais diversos critérios de legitimidade, mantidos seja pelos técnicos seja pelos agentes seja pelas próprias adolescentes durante o tempo que duram suas medidas socioeducativas.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:49:52Z No. of bitstreams: 1 tese Marilia Silva.pdf: 1168718 bytes, checksum: 6788c9fa0c5d5bbc2c7d89f44709349e (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese Marilia Silva.pdf: 1168718 bytes, checksum: 6788c9fa0c5d5bbc2c7d89f44709349e (MD5) Previous issue date: 2013-07-31Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUERJBRCentro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e PolíticosTeenagers who break the lawCaseworks, psychologists, pedagoguesCorrectional OfficersWorldsDegaseAdolescentes em conflito com a leiAgentesTécnicosMundosDegaseCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIANos mundos do Departamento Geral de Ações Socioeducativas: adolescentes, agentes e técnicos nos contextos da administração da justiça para a juventudeIn Degase s world: a study of the contexts of juvenile justice system in Rio de Janeiro, Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALtese Marilia Silva.pdfapplication/pdf1168718http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15481/1/tese+Marilia+Silva.pdf6788c9fa0c5d5bbc2c7d89f44709349eMD511/154812024-02-27 13:37:54.814oai:www.bdtd.uerj.br:1/15481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:37:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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