Educação Matemática Crítica nos Anos Iniciais e os dispositivos curriculares BNCC e PPPI (Colégio Pedro II): aproximações ou distanciamentos?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gabriel Camilo de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17908
Resumo: Enquanto política pública educacional modalizadora e centralizadora, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem produzido diferentes efeitos naquilo que se ensina e aprende nas salas de aula pelo país, estando o ensino de Matemática inserido nesse emaranhado de produção de sentidos. Com a pesquisa desenvolvida com as professoras do 1º segmento do campus Tijuca I do Colégio Pedro II (RJ), foi feita uma análise de conteúdo de respostas de questionários aplicados para as docentes em conjunto com uma análise documental da BNCC e do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) para o ensino de Matemática nos anos iniciais, com o objetivo de verificar se tais dispositivos curriculares têm aproximações ou distanciamentos de uma Educação Matemática Crítica (EMC). Para a construção do argumento desenvolvido nessa pesquisa, foi fortemente problematizado a influência do neoliberalismo na produção de políticas públicas em educação e a conversão de indivíduos e instituições que passaram a ser interpretados por um prisma econômico, em face do processo de economicização e da teoria do capital humano tratados, respectivamente, por Brow (2018) e Foucault (2008). Nesse cenário, a Educação Matemática Crítica defendida por Skovsmose (2014) é apresentada como uma possibilidade de pensar o ensino da área do conhecimento para além de quantificações ou influenciar a sociedade e a ideia de uma disciplina fechada, contribuindo para a construção do pensamento matemático que acolha a discussão de temas relevantes para a sociedade como: problemas da comunidade em que o aluno vive, desigualdade social, violência, homofobia, racismo, questões de gênero, cidadania e democracia. Entre outras tantas questões, o estudo mostrou que o fato do dispositivo curricular de uma instituição posicione-se no campo das teorias críticas de currículo, de forma alguma isso representa certa blindagem das investidas do neoliberalismo, relevando que instituição e professoras são atravessadas pela economicização, mesmo quando se posicionam de forma contrária a isso no campo teórico.
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Com a pesquisa desenvolvida com as professoras do 1º segmento do campus Tijuca I do Colégio Pedro II (RJ), foi feita uma análise de conteúdo de respostas de questionários aplicados para as docentes em conjunto com uma análise documental da BNCC e do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) para o ensino de Matemática nos anos iniciais, com o objetivo de verificar se tais dispositivos curriculares têm aproximações ou distanciamentos de uma Educação Matemática Crítica (EMC). Para a construção do argumento desenvolvido nessa pesquisa, foi fortemente problematizado a influência do neoliberalismo na produção de políticas públicas em educação e a conversão de indivíduos e instituições que passaram a ser interpretados por um prisma econômico, em face do processo de economicização e da teoria do capital humano tratados, respectivamente, por Brow (2018) e Foucault (2008). Nesse cenário, a Educação Matemática Crítica defendida por Skovsmose (2014) é apresentada como uma possibilidade de pensar o ensino da área do conhecimento para além de quantificações ou influenciar a sociedade e a ideia de uma disciplina fechada, contribuindo para a construção do pensamento matemático que acolha a discussão de temas relevantes para a sociedade como: problemas da comunidade em que o aluno vive, desigualdade social, violência, homofobia, racismo, questões de gênero, cidadania e democracia. Entre outras tantas questões, o estudo mostrou que o fato do dispositivo curricular de uma instituição posicione-se no campo das teorias críticas de currículo, de forma alguma isso representa certa blindagem das investidas do neoliberalismo, relevando que instituição e professoras são atravessadas pela economicização, mesmo quando se posicionam de forma contrária a isso no campo teórico.As a modalizing and centralizing public educational policy, the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) has produced different effects in teaching and learning methods in the classrooms across the country, where the teaching of Math is included in the tangle of the production of senses. Based on a research developed with the professors from the 1º segment from Tijuca I campus of the Pedro II School (RJ), it was done an analysis of content based on answers from the questionnaires applied to teachers, along with a documental analysis of the BNCC and the Programa Político Pedagógico Institucional (PPPI) about teaching Math in the initial school years, with the aim to verify whether curriculum devices have approximations or distances from the Critical Mathematics Education (EMC). In order to create an argument developed by this research, the influence of the neoliberalism was heavily problematized in the creation of the public policies for education and the conversion of individuals and institutions that started to be read by an economic prism, in the face of economicization process and human capital theories that are, respectively treated by Brow (2018) and Foucault (2008). In this scenario, the Critical Mathematics Education defended by Skovsmose (2014) is presented as a possibility to think the teaching of any knowledge area for beyond the simple qualifications or emphasis on operations, revealing the commitment to inquiry the way the numbers are handled to shape the society and the idea of a closed discipline, contributing to the development of mathematical thinking that welcomes a discussion about relevant topics from the society, such as: the issues faced by the communities where the student lives at, social inequalities, violence, homophobia, racism, gender issues, citizenship and democracy. Among some many questions, the study was able to present in fact that, the institution’s curricular device stands itself in the field of critical curriculum theories, in a way it represents a certain shielding of the onslaughts of neoliberalist, that reveals the institutions and teachers are crossed by the economicization even when they position themselves against it in the theoretical field.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLemos, Guilherme Augusto Rezendehttp://lattes.cnpq.br/0974766467872098Ortigão, Maria Isabel Ramalhohttp://lattes.cnpq.br/5929295280328482Pinto, Gisela Maria da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/3263886276740592Lima, Gabriel Camilo de2022-06-10T16:58:24Z2022-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLIMA, Gabriel Camilo de. Educação Matemática Crítica nos Anos Iniciais e os dispositivos curriculares BNCC e PPPI (Colégio Pedro II): aproximações ou distanciamentos? 2022. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17908porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:15Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/17908Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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