Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borborema, Caroline Duarte Lopes de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10358
Resumo: A presente pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo as recontextualizações e ressignificações que a educação profissional e tecnológica passou nos últimos anos, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tomando por base os discursos circulantes que amparam as mudanças introduzidas a partir das políticas educacionais e curriculares. O problema de pesquisa foi desenvolvido por meio de um olhar dialético entre macro e microcontextos, tendo como preocupação o discurso na sua relação com a estrutura social, apoiando-se nas formulações da Análise Crítica do Discurso, a partir de Norman Fairclough. Ao mesmo tempo, foram utilizadas as teorizações de Stephen Ball, principalmente a abordagem do ciclo de políticas, que trabalha com as formulações discursivas dos diferentes contextos de produção e implementação de políticas educacionais. Toda a discussão conduzida neste trabalho sobre a conjuntura macroestrutural da sociedade, a partir do novo capitalismo , na sua relação com os aspectos do microcontexto, levou ao entendimento de que o gerencialismo e a performatividade penetraram profundamente nas relações, conduzindo a opções ideológicas pautadas em discursos que refletem essas tecnologias. Por meio das reflexões e análises sobre o contexto nacional, tendo como base textos diversos, e sobre o microcontexto do Instituto Federal do Rio de Janeiro, considerando observações, escutas, diálogos, vivências e experiências, essa pesquisa aponta para o potencial do contexto da prática. Compreende-se que as intervenções dos docentes, técnicos e gestores dos Institutos Federais nos discursos que interpretam, promovendo recontextualizações e ressignificações, definirão a formação que o novo e crescente contingente de discentes receberá e, neste ponto, essa pesquisa aposta em formulações discursivas contra-hegemônicas que apontam para uma formação politécnica para o mundo do trabalho.
id UERJ_7074fa659da00498ee5cc106f7b4c4a8
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10358
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaDiscourses on/of professional and technological education: the creation of Federal Institutes of Education, Science and TechnologyProfessional and Technological EducationFederal institutesCritical Discourse AnalysisPolicy cycleEducação profissional e tecnológicaInstitutos federaisAnálise crítica do discursoCiclo de políticasEnsino profissionalEnsino técnicoEscolas técnicasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo as recontextualizações e ressignificações que a educação profissional e tecnológica passou nos últimos anos, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tomando por base os discursos circulantes que amparam as mudanças introduzidas a partir das políticas educacionais e curriculares. O problema de pesquisa foi desenvolvido por meio de um olhar dialético entre macro e microcontextos, tendo como preocupação o discurso na sua relação com a estrutura social, apoiando-se nas formulações da Análise Crítica do Discurso, a partir de Norman Fairclough. Ao mesmo tempo, foram utilizadas as teorizações de Stephen Ball, principalmente a abordagem do ciclo de políticas, que trabalha com as formulações discursivas dos diferentes contextos de produção e implementação de políticas educacionais. Toda a discussão conduzida neste trabalho sobre a conjuntura macroestrutural da sociedade, a partir do novo capitalismo , na sua relação com os aspectos do microcontexto, levou ao entendimento de que o gerencialismo e a performatividade penetraram profundamente nas relações, conduzindo a opções ideológicas pautadas em discursos que refletem essas tecnologias. Por meio das reflexões e análises sobre o contexto nacional, tendo como base textos diversos, e sobre o microcontexto do Instituto Federal do Rio de Janeiro, considerando observações, escutas, diálogos, vivências e experiências, essa pesquisa aponta para o potencial do contexto da prática. Compreende-se que as intervenções dos docentes, técnicos e gestores dos Institutos Federais nos discursos que interpretam, promovendo recontextualizações e ressignificações, definirão a formação que o novo e crescente contingente de discentes receberá e, neste ponto, essa pesquisa aposta em formulações discursivas contra-hegemônicas que apontam para uma formação politécnica para o mundo do trabalho.The present PhD research has as object of study recontextualizations and ressignifications that professional and technological education suffered over the last years with the creation of Federal Institutes of Education, Science and Technology based on circulating discourses that support changes inserted from educational and curriculum policies. The research question was developed from a dialectical look between macro and micro contexts taking in consideration the discourse in its relation with the social structure leaning in formulations of Discourse Critical Analysis, from Norman Fairclough. Withal were used theories from Stephen Ball, especially policy cycle approach, that focus on various discursive formulations of production and implementation of educational policies. The debate developed in this work about the society s macrostructure, from new capitalism on, in its relation with micro context aspects, leaded to the understanding that the manageralism and performativity deeply penetrated in relations, conducting ideological choices guided by discourses that reflect these technologies. As from reflections and analyses over the national context based on various texts and the micro context of Instituto Federal do Rio de Janeiro, considering observations, tapings, dialogues, daily experience and experiment, this research points to the context of practice. It is understood that interventions of instructors, technicians and managers of the Federal Institutes in their discourses, promoting recontextualizations and ressignifications, will define the formation that this new and growing contingent of students will receive and, at this point, this research believes counter-hegemonic discursive formulations pointing to a polytechnic formation for the world of work.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoBRUERJPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoBarreto, Raquel Goularthttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796101P6&dataRevisao=nullGuimarães, Glaucia Camposhttp://lattes.cnpq.br/5708788132998395Tura, Maria de Lourdes Rangelhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782282P9&dataRevisao=nullLeher, Robertohttp://lattes.cnpq.br/6873414697016839Lima, Tania Maria dehttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684Borborema, Caroline Duarte Lopes de2021-01-05T21:44:34Z2014-05-162013-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBORBOREMA, Caroline Duarte Lopes de. Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2013. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10358porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T15:43:28Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10358Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Discourses on/of professional and technological education: the creation of Federal Institutes of Education, Science and Technology
title Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
spellingShingle Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
Borborema, Caroline Duarte Lopes de
Professional and Technological Education
Federal institutes
Critical Discourse Analysis
Policy cycle
Educação profissional e tecnológica
Institutos federais
Análise crítica do discurso
Ciclo de políticas
Ensino profissional
Ensino técnico
Escolas técnicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_full Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_fullStr Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_full_unstemmed Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
title_sort Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia
author Borborema, Caroline Duarte Lopes de
author_facet Borborema, Caroline Duarte Lopes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Raquel Goulart
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796101P6&dataRevisao=null
Guimarães, Glaucia Campos
http://lattes.cnpq.br/5708788132998395
Tura, Maria de Lourdes Rangel
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782282P9&dataRevisao=null
Leher, Roberto
http://lattes.cnpq.br/6873414697016839
Lima, Tania Maria de
http://lattes.cnpq.br/1003388291863684
dc.contributor.author.fl_str_mv Borborema, Caroline Duarte Lopes de
dc.subject.por.fl_str_mv Professional and Technological Education
Federal institutes
Critical Discourse Analysis
Policy cycle
Educação profissional e tecnológica
Institutos federais
Análise crítica do discurso
Ciclo de políticas
Ensino profissional
Ensino técnico
Escolas técnicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Professional and Technological Education
Federal institutes
Critical Discourse Analysis
Policy cycle
Educação profissional e tecnológica
Institutos federais
Análise crítica do discurso
Ciclo de políticas
Ensino profissional
Ensino técnico
Escolas técnicas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa de doutorado tem como objeto de estudo as recontextualizações e ressignificações que a educação profissional e tecnológica passou nos últimos anos, com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, tomando por base os discursos circulantes que amparam as mudanças introduzidas a partir das políticas educacionais e curriculares. O problema de pesquisa foi desenvolvido por meio de um olhar dialético entre macro e microcontextos, tendo como preocupação o discurso na sua relação com a estrutura social, apoiando-se nas formulações da Análise Crítica do Discurso, a partir de Norman Fairclough. Ao mesmo tempo, foram utilizadas as teorizações de Stephen Ball, principalmente a abordagem do ciclo de políticas, que trabalha com as formulações discursivas dos diferentes contextos de produção e implementação de políticas educacionais. Toda a discussão conduzida neste trabalho sobre a conjuntura macroestrutural da sociedade, a partir do novo capitalismo , na sua relação com os aspectos do microcontexto, levou ao entendimento de que o gerencialismo e a performatividade penetraram profundamente nas relações, conduzindo a opções ideológicas pautadas em discursos que refletem essas tecnologias. Por meio das reflexões e análises sobre o contexto nacional, tendo como base textos diversos, e sobre o microcontexto do Instituto Federal do Rio de Janeiro, considerando observações, escutas, diálogos, vivências e experiências, essa pesquisa aponta para o potencial do contexto da prática. Compreende-se que as intervenções dos docentes, técnicos e gestores dos Institutos Federais nos discursos que interpretam, promovendo recontextualizações e ressignificações, definirão a formação que o novo e crescente contingente de discentes receberá e, neste ponto, essa pesquisa aposta em formulações discursivas contra-hegemônicas que apontam para uma formação politécnica para o mundo do trabalho.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-03
2014-05-16
2021-01-05T21:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BORBOREMA, Caroline Duarte Lopes de. Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2013. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10358
identifier_str_mv BORBOREMA, Caroline Duarte Lopes de. Discursos na/da educação profissional e tecnológica: a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2013. 195 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990617531777024