Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/179410 |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia baseada na resolução de problemas proporciona para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada com uma turma do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Carolina Argemi Vazquez, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Rosário do Sul. Durante o período de quatro semanas, buscou-se, por meio da metodologia definida, um ensino que oportunizasse ao aluno conjecturar ideias e testar hipóteses para que tenha a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico a fim de compreender o conteúdo de análise combinatória. A partir dos dados coletados, podemos concluir que as contribuições da metodologia, quando aplicada ao ensino de análise combinatória, são o desenvolvimento do raciocino lógico e o aumento da capacidade de interpretar um problema e transformá-lo em realidade para, posteriormente, buscar estratégias de solução. Em todo o conjunto, o aluno tende a sair de sua zona de conforto e entrar em um processo de aprendizado mais autônomo. |
id |
UFRGS-2_37a3502ad24e254bafad4bf026c1d97f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179410 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Menezes, Guilherme de Lima deAllem, Luiz Emílio2018-06-16T03:12:00Z2017http://hdl.handle.net/10183/179410001067970Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia baseada na resolução de problemas proporciona para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada com uma turma do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Carolina Argemi Vazquez, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Rosário do Sul. Durante o período de quatro semanas, buscou-se, por meio da metodologia definida, um ensino que oportunizasse ao aluno conjecturar ideias e testar hipóteses para que tenha a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico a fim de compreender o conteúdo de análise combinatória. A partir dos dados coletados, podemos concluir que as contribuições da metodologia, quando aplicada ao ensino de análise combinatória, são o desenvolvimento do raciocino lógico e o aumento da capacidade de interpretar um problema e transformá-lo em realidade para, posteriormente, buscar estratégias de solução. Em todo o conjunto, o aluno tende a sair de sua zona de conforto e entrar em um processo de aprendizado mais autônomo.This final work analyzes a proposal of teaching combinatorial analysis through the resolution of problems in high school. The focus of the analysis was the search for contributions that the problem solving methodology provides for the development and learning of students. The research was developed in a third-year high school class at Carolina Argemi Vazquez State High School, located in the state of Rio Grande do Sul, in the city of Rosário do Sul. During the four-week period, it was proposed a teaching practice that allows the student to conjecture ideas, test hypotheses, and finally develop logical reasoning to learn the content of combinatorial analysis. From the collected data, we can conclude that the contributions of the methodology, when used to teach combinatorial analysis, are: development of logical reasoning, increase of capacity to interpret a problem and to transform it into reality, and finally seek solution strategies. Throughout the research, the student tends to leave his comfort zone and enters into a more autonomous learning process.application/pdfporAnálise combinatóriaResolução de problemasRaciocínio lógicoTeachingLogical reasoningProblem resolutionCombinatorial analysisAnálise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067970.pdf001067970.pdfTexto completoapplication/pdf2471143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179410/1/001067970.pdf3a16d2d4f73de5f14450fb6d433b6a7aMD51TEXT001067970.pdf.txt001067970.pdf.txtExtracted Texttext/plain92141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179410/2/001067970.pdf.txt221addade7753ffae1d2edf3809ca926MD5210183/1794102019-06-07 02:34:58.722795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:34:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio |
title |
Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio |
spellingShingle |
Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio Menezes, Guilherme de Lima de Análise combinatória Resolução de problemas Raciocínio lógico Teaching Logical reasoning Problem resolution Combinatorial analysis |
title_short |
Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio |
title_full |
Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio |
title_fullStr |
Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio |
title_full_unstemmed |
Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio |
title_sort |
Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio |
author |
Menezes, Guilherme de Lima de |
author_facet |
Menezes, Guilherme de Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Guilherme de Lima de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Allem, Luiz Emílio |
contributor_str_mv |
Allem, Luiz Emílio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise combinatória Resolução de problemas Raciocínio lógico |
topic |
Análise combinatória Resolução de problemas Raciocínio lógico Teaching Logical reasoning Problem resolution Combinatorial analysis |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching Logical reasoning Problem resolution Combinatorial analysis |
description |
Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia baseada na resolução de problemas proporciona para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada com uma turma do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Carolina Argemi Vazquez, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Rosário do Sul. Durante o período de quatro semanas, buscou-se, por meio da metodologia definida, um ensino que oportunizasse ao aluno conjecturar ideias e testar hipóteses para que tenha a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico a fim de compreender o conteúdo de análise combinatória. A partir dos dados coletados, podemos concluir que as contribuições da metodologia, quando aplicada ao ensino de análise combinatória, são o desenvolvimento do raciocino lógico e o aumento da capacidade de interpretar um problema e transformá-lo em realidade para, posteriormente, buscar estratégias de solução. Em todo o conjunto, o aluno tende a sair de sua zona de conforto e entrar em um processo de aprendizado mais autônomo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-06-16T03:12:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/179410 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001067970 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/179410 |
identifier_str_mv |
001067970 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179410/1/001067970.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179410/2/001067970.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3a16d2d4f73de5f14450fb6d433b6a7a 221addade7753ffae1d2edf3809ca926 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447218930319360 |