Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Guilherme de Lima de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/179410
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia baseada na resolução de problemas proporciona para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada com uma turma do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Carolina Argemi Vazquez, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Rosário do Sul. Durante o período de quatro semanas, buscou-se, por meio da metodologia definida, um ensino que oportunizasse ao aluno conjecturar ideias e testar hipóteses para que tenha a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico a fim de compreender o conteúdo de análise combinatória. A partir dos dados coletados, podemos concluir que as contribuições da metodologia, quando aplicada ao ensino de análise combinatória, são o desenvolvimento do raciocino lógico e o aumento da capacidade de interpretar um problema e transformá-lo em realidade para, posteriormente, buscar estratégias de solução. Em todo o conjunto, o aluno tende a sair de sua zona de conforto e entrar em um processo de aprendizado mais autônomo.
id UFRGS-2_37a3502ad24e254bafad4bf026c1d97f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179410
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Menezes, Guilherme de Lima deAllem, Luiz Emílio2018-06-16T03:12:00Z2017http://hdl.handle.net/10183/179410001067970Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia baseada na resolução de problemas proporciona para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada com uma turma do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Carolina Argemi Vazquez, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Rosário do Sul. Durante o período de quatro semanas, buscou-se, por meio da metodologia definida, um ensino que oportunizasse ao aluno conjecturar ideias e testar hipóteses para que tenha a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico a fim de compreender o conteúdo de análise combinatória. A partir dos dados coletados, podemos concluir que as contribuições da metodologia, quando aplicada ao ensino de análise combinatória, são o desenvolvimento do raciocino lógico e o aumento da capacidade de interpretar um problema e transformá-lo em realidade para, posteriormente, buscar estratégias de solução. Em todo o conjunto, o aluno tende a sair de sua zona de conforto e entrar em um processo de aprendizado mais autônomo.This final work analyzes a proposal of teaching combinatorial analysis through the resolution of problems in high school. The focus of the analysis was the search for contributions that the problem solving methodology provides for the development and learning of students. The research was developed in a third-year high school class at Carolina Argemi Vazquez State High School, located in the state of Rio Grande do Sul, in the city of Rosário do Sul. During the four-week period, it was proposed a teaching practice that allows the student to conjecture ideas, test hypotheses, and finally develop logical reasoning to learn the content of combinatorial analysis. From the collected data, we can conclude that the contributions of the methodology, when used to teach combinatorial analysis, are: development of logical reasoning, increase of capacity to interpret a problem and to transform it into reality, and finally seek solution strategies. Throughout the research, the student tends to leave his comfort zone and enters into a more autonomous learning process.application/pdfporAnálise combinatóriaResolução de problemasRaciocínio lógicoTeachingLogical reasoningProblem resolutionCombinatorial analysisAnálise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPorto Alegre, BR-RS2017Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001067970.pdf001067970.pdfTexto completoapplication/pdf2471143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179410/1/001067970.pdf3a16d2d4f73de5f14450fb6d433b6a7aMD51TEXT001067970.pdf.txt001067970.pdf.txtExtracted Texttext/plain92141http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179410/2/001067970.pdf.txt221addade7753ffae1d2edf3809ca926MD5210183/1794102019-06-07 02:34:58.722795oai:www.lume.ufrgs.br:10183/179410Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-06-07T05:34:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
title Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
spellingShingle Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
Menezes, Guilherme de Lima de
Análise combinatória
Resolução de problemas
Raciocínio lógico
Teaching
Logical reasoning
Problem resolution
Combinatorial analysis
title_short Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
title_full Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
title_fullStr Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
title_full_unstemmed Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
title_sort Análise combinatória e resolução de problemas em uma proposta didática para o ensino médio
author Menezes, Guilherme de Lima de
author_facet Menezes, Guilherme de Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Guilherme de Lima de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Allem, Luiz Emílio
contributor_str_mv Allem, Luiz Emílio
dc.subject.por.fl_str_mv Análise combinatória
Resolução de problemas
Raciocínio lógico
topic Análise combinatória
Resolução de problemas
Raciocínio lógico
Teaching
Logical reasoning
Problem resolution
Combinatorial analysis
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching
Logical reasoning
Problem resolution
Combinatorial analysis
description Este trabalho de conclusão de curso analisa uma proposta de aprendizado de análise combinatória através da resolução de problemas aplicada no ensino médio. O foco da análise foi a busca por contribuições que a metodologia baseada na resolução de problemas proporciona para o desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A proposta foi aplicada com uma turma do terceiro ano do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Médio Carolina Argemi Vazquez, situada no interior do estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Rosário do Sul. Durante o período de quatro semanas, buscou-se, por meio da metodologia definida, um ensino que oportunizasse ao aluno conjecturar ideias e testar hipóteses para que tenha a oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico a fim de compreender o conteúdo de análise combinatória. A partir dos dados coletados, podemos concluir que as contribuições da metodologia, quando aplicada ao ensino de análise combinatória, são o desenvolvimento do raciocino lógico e o aumento da capacidade de interpretar um problema e transformá-lo em realidade para, posteriormente, buscar estratégias de solução. Em todo o conjunto, o aluno tende a sair de sua zona de conforto e entrar em um processo de aprendizado mais autônomo.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-06-16T03:12:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/179410
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001067970
url http://hdl.handle.net/10183/179410
identifier_str_mv 001067970
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179410/1/001067970.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/179410/2/001067970.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a16d2d4f73de5f14450fb6d433b6a7a
221addade7753ffae1d2edf3809ca926
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224552202633216