Controle extremal e por modos deslizantes aplicado a freios automotivos do tipo ABS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Wallace Ribeiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: eng.wallacerf@gmail.com
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17817
Resumo: ABS is a important anti-lock braking system widely used in a variety of automotive applications. Its operation consists in controlling the wheel slip, thus preventing the wheels from locking up during braking, maximizing the braking force and shortening the braking distance while maintaining maneuverability. The nonlinear nature of the road-tire interaction as well as the uncertainties related to each particular road condition make this a challenging problem. In this work, a new design is proposed to control the wheel slip. An Extremum Seeking Controller is designed to estimate the optimum slip value to each road condition in real time, and a Sliding Mode Controller is employed to regulate the desired slip value. The stability analysis of the closed-loop system is presented. Numerical simulations show a good performance of the proposed control strategy.
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The nonlinear nature of the road-tire interaction as well as the uncertainties related to each particular road condition make this a challenging problem. In this work, a new design is proposed to control the wheel slip. An Extremum Seeking Controller is designed to estimate the optimum slip value to each road condition in real time, and a Sliding Mode Controller is employed to regulate the desired slip value. The stability analysis of the closed-loop system is presented. Numerical simulations show a good performance of the proposed control strategy.O freio ABS Anti-lock Braking System é um importante dispositivo utilizado em veículos automotivos, sendo imprescindível nos dias atuais em produções de automóveis de uso popular. O grande avanço tecnológico e o aumento na linha de produção de veículos automotivos faz com que se aumente a aplicação e melhoria nas implementações do freio ABS. O seu funcionamento consiste em controlar o escorregamento das rodas, evitando assim que as rodas travem durante a frenagem, maximizando a força de atrito e encurtando a distância de frenagem, mantendo o veículo controlável pelo piloto. A natureza não linear da interação estrada-pneu, bem como as incertezas relacionadas a cada condição particular da estrada, tornam este um problema desafiador. Neste trabalho, um novo projeto é proposto para controlar o escorregamento da roda. Um controlador por busca extremal é projetado para estimar o valor de escorregamento ideal para cada condição da estrada em tempo real, e um controlador por modos deslizantes é empregado para regular o valor de escorregamento desejado. A análise de estabilidade do sistema em malha fechada é apresentada. Simulações numéricas mostram um bom desempenho do controlador proposto.Submitted by Julia CTC/B (julia.vieira@uerj.br) on 2022-05-26T18:11:10Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Wallace Ribeiro Ferreira - 2021 - Completo.pdf: 861425 bytes, checksum: 6728b34e8f16746f423f206eb5a80d6f (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-26T18:11:10Z (GMT). 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