Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Carlos Alberto Marconi da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15078
Resumo: This study aims at thinking over undergraduate psychology programs and professional practice in Brazil. Bearing this purpose on mind, the contributions of Bruno Latour, Isabelle Stengers e Vinciane Despret were considered as allies to develop this study. It took into account the reading of papers approaching this theme and documents discussing the accreditation of Psychology courses and professionals, as well as materials produced throughout the process in which the Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (the Brazilian Curricular Guidelines for Psychology Courses) were set forth. In view of the aforementioned items, the purpose was to follow-up the movement of actants within this scenario and the relations between the different manners of practicing Psychology in Brazil. Results coming from the research carried out to the Conselho Federal de Psicologia (Brazilian Federal Psychology Council) are taken as a reference to propose new subjects to be discussed in relation to this theme.
id UERJ_7922f4a590b69f679b831fc7b518e362
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/15078
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Arendt, Ronald João Jacqueshttp://lattes.cnpq.br/2688544008838556Rodrigues, Heliana de Barros Condehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780470Y4Melo, Maria de Fátima Aranha de Queiroz ehttp://lattes.cnpq.br/0576033119072338Moraes, Marcia Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7714353355111033Bicalho, Pedro Paulo Gastalho dehttp://lattes.cnpq.br/7029366093643246http://lattes.cnpq.br/3678829428454976Costa, Carlos Alberto Marconi da2021-01-07T18:33:57Z2013-05-232008-11-28COSTA, Carlos Alberto Marconi da. Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil. 2008. 317 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15078This study aims at thinking over undergraduate psychology programs and professional practice in Brazil. Bearing this purpose on mind, the contributions of Bruno Latour, Isabelle Stengers e Vinciane Despret were considered as allies to develop this study. It took into account the reading of papers approaching this theme and documents discussing the accreditation of Psychology courses and professionals, as well as materials produced throughout the process in which the Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (the Brazilian Curricular Guidelines for Psychology Courses) were set forth. In view of the aforementioned items, the purpose was to follow-up the movement of actants within this scenario and the relations between the different manners of practicing Psychology in Brazil. Results coming from the research carried out to the Conselho Federal de Psicologia (Brazilian Federal Psychology Council) are taken as a reference to propose new subjects to be discussed in relation to this theme.O presente trabalho tem como objetivo pensar a formação e a prática profissional do psicólogo no Brasil. Com essa finalidade, contribuições de Bruno Latour, Isabelle Stengers e Vinciane Despret foram recrutadas como aliadas. A partir da leitura de estudos realizados a respeito do tema, de documentos pertinentes à regulamentação da profissão e do curso, bem como de material produzido durante o processo de definição das Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia, buscou-se acompanhar os movimentos de actantes envolvidos e as relações estabelecidas entre diferentes versões do que é fazer psicologia no Brasil. Resultados de pesquisa desenvolvida para o Conselho Federal de Psicologia são tomados como referência para propor novos pontos para reflexão sobre o tema.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:33:57Z No. of bitstreams: 1 Tese Marconi Costa, Carlos Alberto.pdf: 2659962 bytes, checksum: ce7fc7b90e0303310317e2364837e243 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:33:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Marconi Costa, Carlos Alberto.pdf: 2659962 bytes, checksum: ce7fc7b90e0303310317e2364837e243 (MD5) Previous issue date: 2008-11-28application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Psicologia SocialUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de PsicologiaUndergraduate psychology programPsychology professionalActor-network theoryFormação de psicólogosProfissão de psicólogoTeoria ator-redeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALNavegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no BrasilSailing such plural seas: following up the discussions on undergraduate psychology programs and the profession of psychologist in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese Marconi Costa, Carlos Alberto.pdfapplication/pdf2659962http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15078/1/Tese+Marconi+Costa%2C+Carlos+Alberto.pdfce7fc7b90e0303310317e2364837e243MD511/150782024-02-27 15:55:35.098oai:www.bdtd.uerj.br:1/15078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:55:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Sailing such plural seas: following up the discussions on undergraduate psychology programs and the profession of psychologist in Brazil
title Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil
spellingShingle Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil
Costa, Carlos Alberto Marconi da
Undergraduate psychology program
Psychology professional
Actor-network theory
Formação de psicólogos
Profissão de psicólogo
Teoria ator-rede
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
title_short Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil
title_full Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil
title_fullStr Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil
title_full_unstemmed Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil
title_sort Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil
author Costa, Carlos Alberto Marconi da
author_facet Costa, Carlos Alberto Marconi da
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Arendt, Ronald João Jacques
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2688544008838556
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rodrigues, Heliana de Barros Conde
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780470Y4
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Melo, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0576033119072338
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Moraes, Marcia Oliveira
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7714353355111033
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7029366093643246
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3678829428454976
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Carlos Alberto Marconi da
contributor_str_mv Arendt, Ronald João Jacques
Rodrigues, Heliana de Barros Conde
Melo, Maria de Fátima Aranha de Queiroz e
Moraes, Marcia Oliveira
Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de
dc.subject.eng.fl_str_mv Undergraduate psychology program
Psychology professional
Actor-network theory
topic Undergraduate psychology program
Psychology professional
Actor-network theory
Formação de psicólogos
Profissão de psicólogo
Teoria ator-rede
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de psicólogos
Profissão de psicólogo
Teoria ator-rede
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description This study aims at thinking over undergraduate psychology programs and professional practice in Brazil. Bearing this purpose on mind, the contributions of Bruno Latour, Isabelle Stengers e Vinciane Despret were considered as allies to develop this study. It took into account the reading of papers approaching this theme and documents discussing the accreditation of Psychology courses and professionals, as well as materials produced throughout the process in which the Diretrizes Curriculares para o Curso de Psicologia (the Brazilian Curricular Guidelines for Psychology Courses) were set forth. In view of the aforementioned items, the purpose was to follow-up the movement of actants within this scenario and the relations between the different manners of practicing Psychology in Brazil. Results coming from the research carried out to the Conselho Federal de Psicologia (Brazilian Federal Psychology Council) are taken as a reference to propose new subjects to be discussed in relation to this theme.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11-28
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:33:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COSTA, Carlos Alberto Marconi da. Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil. 2008. 317 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15078
identifier_str_mv COSTA, Carlos Alberto Marconi da. Navegando mares tão diversos: acompanhando as discussões sobre a formação e a profissão de psicólogo no Brasil. 2008. 317 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15078/1/Tese+Marconi+Costa%2C+Carlos+Alberto.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ce7fc7b90e0303310317e2364837e243
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728685678460928