A presença da tecnologia dentro e fora da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Elaine Vidal
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10259
Resumo: Nowadays, we notice more and more about how the presence of technology influences the lifestyle of many people. Daily, we execute tasks making use of digital technology and turn tasks, that in the past demanded more time and space, into practical ones. Even with such evidence, the school can be labeled as an enviroment that distances itself from technology because of it s own characteristics and disenvolves pedagogic actions based on a traditional educational manner which do not consider the social transformations and moves away from the pedagogic practice s technologies. Thus, the present work consists in the indentification of the reasons that deviate technology from the school even when the lifestyle of many persons outside the school grounds are organized based on technology. Through the on-site research that was made in a school of Parada Morabi, a neigborhood situated in the periphery of Duque de Caxias, we try to analyse these using Theodor Adorno s Negative Dialectic, that searches the racionalty of the object without nulifying the subject as such.
id UERJ_7fc2e85e057dfe19c720564e22f6b646
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10259
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Sobreira, Henrique Garciahttp://lattes.cnpq.br/0829396401130024Fernandes, Adriana Hoffmannhttp://lattes.cnpq.br/9405356181134336Pischetola, Magdahttp://lattes.cnpq.br/7358825318770659http://lattes.cnpq.br/3034615253149574Rezende, Elaine Vidal2021-01-05T21:40:03Z2018-08-032015-08-31REZENDE, Elaine Vidal. A presença da tecnologia dentro e fora da escola. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10259Nowadays, we notice more and more about how the presence of technology influences the lifestyle of many people. Daily, we execute tasks making use of digital technology and turn tasks, that in the past demanded more time and space, into practical ones. Even with such evidence, the school can be labeled as an enviroment that distances itself from technology because of it s own characteristics and disenvolves pedagogic actions based on a traditional educational manner which do not consider the social transformations and moves away from the pedagogic practice s technologies. Thus, the present work consists in the indentification of the reasons that deviate technology from the school even when the lifestyle of many persons outside the school grounds are organized based on technology. Through the on-site research that was made in a school of Parada Morabi, a neigborhood situated in the periphery of Duque de Caxias, we try to analyse these using Theodor Adorno s Negative Dialectic, that searches the racionalty of the object without nulifying the subject as such.Cada vez mais percebemos como a presença da tecnologia exerce influência nos modos de vida das pessoas. Cotidianamente executamos tarefas através da tecnologia digital e tornamos práticas atividades que antes demandavam espaços e tempos maiores que os necessários atualmente. Mesmo diante dessas evidências a escola ainda pode ser percebida como um espaço que se distancia da tecnologia como própria de seu ambiente e desenvolve ações através de modelos educativos tradicionais que desconsideram as transformações sociais e afastam as tecnologias da prática pedagógica. Desse modo, o presente trabalho consiste na identificação dos motivos que afastam a tecnologia da escola mesmo quando os modos de vida das pessoas fora da escola estão organizados a partir da tecnologia. Através da pesquisa de campo que foi realizada em uma escola de Parada Morabi, bairro situado na periferia do município de Duque de Caxias, buscamos analisar esses a partir da Dialética Negativa de Theodor Adorno que busca a racionalidade do objeto sem que para isso o sujeito se anule como tal.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:40:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Elaine Vidal Rezende.pdf: 2836911 bytes, checksum: 768b6874adeea6f0911dcde605d94e9d (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:40:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Elaine Vidal Rezende.pdf: 2836911 bytes, checksum: 768b6874adeea6f0911dcde605d94e9d (MD5) Previous issue date: 2015-08-31application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseTechnologyEducationSubject and ObjectTecnologiaEducaçãoSujeito e ObjetoInformatica na educaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALA presença da tecnologia dentro e fora da escolaThe presenceoftechnology in and out ofschoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Elaine Vidal Rezende.pdfapplication/pdf2836911http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10259/1/Dissertacao+Elaine+Vidal+Rezende.pdf768b6874adeea6f0911dcde605d94e9dMD511/102592024-02-27 13:04:40.106oai:www.bdtd.uerj.br:1/10259Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A presença da tecnologia dentro e fora da escola
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The presenceoftechnology in and out ofschool
title A presença da tecnologia dentro e fora da escola
spellingShingle A presença da tecnologia dentro e fora da escola
Rezende, Elaine Vidal
Technology
Education
Subject and Object
Tecnologia
Educação
Sujeito e Objeto
Informatica na educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
title_short A presença da tecnologia dentro e fora da escola
title_full A presença da tecnologia dentro e fora da escola
title_fullStr A presença da tecnologia dentro e fora da escola
title_full_unstemmed A presença da tecnologia dentro e fora da escola
title_sort A presença da tecnologia dentro e fora da escola
author Rezende, Elaine Vidal
author_facet Rezende, Elaine Vidal
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sobreira, Henrique Garcia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0829396401130024
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fernandes, Adriana Hoffmann
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9405356181134336
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pischetola, Magda
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7358825318770659
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3034615253149574
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Elaine Vidal
contributor_str_mv Sobreira, Henrique Garcia
Fernandes, Adriana Hoffmann
Pischetola, Magda
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology
Education
Subject and Object
topic Technology
Education
Subject and Object
Tecnologia
Educação
Sujeito e Objeto
Informatica na educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia
Educação
Sujeito e Objeto
Informatica na educação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
description Nowadays, we notice more and more about how the presence of technology influences the lifestyle of many people. Daily, we execute tasks making use of digital technology and turn tasks, that in the past demanded more time and space, into practical ones. Even with such evidence, the school can be labeled as an enviroment that distances itself from technology because of it s own characteristics and disenvolves pedagogic actions based on a traditional educational manner which do not consider the social transformations and moves away from the pedagogic practice s technologies. Thus, the present work consists in the indentification of the reasons that deviate technology from the school even when the lifestyle of many persons outside the school grounds are organized based on technology. Through the on-site research that was made in a school of Parada Morabi, a neigborhood situated in the periphery of Duque de Caxias, we try to analyse these using Theodor Adorno s Negative Dialectic, that searches the racionalty of the object without nulifying the subject as such.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-08-31
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:40:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv REZENDE, Elaine Vidal. A presença da tecnologia dentro e fora da escola. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10259
identifier_str_mv REZENDE, Elaine Vidal. A presença da tecnologia dentro e fora da escola. 2015. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2015.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10259/1/Dissertacao+Elaine+Vidal+Rezende.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 768b6874adeea6f0911dcde605d94e9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728649217376256