Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modenesi, Rodrigo de Melo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462
Resumo: The intimacy project has two deployments: a practical one consisting in a film lasting fifty-five minutes and a theoretical one represented by this text. The film is intended to hear people whose works are considered worthless in our society: they are men and women of labour , our little wage slaves . Aiming that, we have sought to find a plastic form (aesthetic) for the film which would be able to escape from power determinations represented by television and by commercial cinema. For this, we resort to concepts and ideas developed by the philosopher Gilles Deleuze and by the cinema critic André Bazin. Concepts like intercessors , powers of the false , collapse of the sensorial-motor scheme , centrifugal plan and sequential plan were articulated in this text serving as a theoretical basis for finding the film form. In that movement between theory and practice, the intimacy project put the philosophical thinking in contact with the extra-philosophical field of art by means of the practical example of the film
id UERJ_817a183b6c6a1f9210c07b12ba7d6f29
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/7462
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Gueron, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/7403941651097693Dias, Rosa Mariahttp://lattes.cnpq.br/1602571505425562Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/8875730278638101http://lattes.cnpq.br/4471338652004568Modenesi, Rodrigo de Melo2021-01-05T16:59:24Z2013-05-082013-04-05MODENESI, Rodrigo de Melo. Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462The intimacy project has two deployments: a practical one consisting in a film lasting fifty-five minutes and a theoretical one represented by this text. The film is intended to hear people whose works are considered worthless in our society: they are men and women of labour , our little wage slaves . Aiming that, we have sought to find a plastic form (aesthetic) for the film which would be able to escape from power determinations represented by television and by commercial cinema. For this, we resort to concepts and ideas developed by the philosopher Gilles Deleuze and by the cinema critic André Bazin. Concepts like intercessors , powers of the false , collapse of the sensorial-motor scheme , centrifugal plan and sequential plan were articulated in this text serving as a theoretical basis for finding the film form. In that movement between theory and practice, the intimacy project put the philosophical thinking in contact with the extra-philosophical field of art by means of the practical example of the filmO projeto Intimidades possui dois desdobramentos: um prático, que corresponde a um filme de cinquenta e cinco minutos, e um teórico, que é representado pelo presente texto. O filme pretende ouvir as pessoas que realizam trabalhos considerados desprezíveis na nossa sociedade: são os homens e mulheres do labor, nossos pequenos escravos assalariados . Tendo este objetivo, buscou-se encontrar uma forma plástica (estética) para o filme que conseguisse escapar às determinações do poder, que são representadas pela televisão e pelo cinema comercial. Para tanto, recorreu-se a conceitos e ideias desenvolvidas pelo filósofo Gilles Deleuze e pelo teórico do cinema André Bazin. Conceitos como o de intercessores , de potências do falso , de falência do esquema sensório-motor , de plano centrífugo e de plano sequência foram articulados no presente texto e serviram como base teórica para se encontrar a forma do filme. Neste movimento entre a teoria e a prática, o projeto Intimidades colocou o pensamento da filosofia em contato com o campo extra-filosófico da arte, através do exemplo prático do filmeSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T16:59:24Z No. of bitstreams: 4 Rodrigo Modenesi_dissertacao.pdf: 326293 bytes, checksum: 34b724facf306894ac7a1c72776cd220 (MD5) Intim_1.avi: 35138006 bytes, checksum: 81daa45451650864e263ec46911fc16b (MD5) Intim_2.avi: 29716132 bytes, checksum: d47922922c490dbf2a97f456f0352879 (MD5) Intim_3.avi: 27247370 bytes, checksum: 335c97d2989580c057dcf6b33f34d5e7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T16:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Rodrigo Modenesi_dissertacao.pdf: 326293 bytes, checksum: 34b724facf306894ac7a1c72776cd220 (MD5) Intim_1.avi: 35138006 bytes, checksum: 81daa45451650864e263ec46911fc16b (MD5) Intim_2.avi: 29716132 bytes, checksum: d47922922c490dbf2a97f456f0352879 (MD5) Intim_3.avi: 27247370 bytes, checksum: 335c97d2989580c057dcf6b33f34d5e7 (MD5) Previous issue date: 2013-04-05application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ArtesUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesIntercessorsPowers of the falseCentrifugal planSequential planIntercessoresPotências do falsoPlano centrífugoPlano sequênciaDeleuzeBazinProblemas sociais no cinemaArte e cinemaImagem (Filosofia)Arte FilosofiaCinema experimentalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESIntimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arteIntimacy: the powers of the false, the collapse of the sensorial-motor scheme, and the centrifugal plan in a art filminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALRodrigo Modenesi_dissertacao.pdfapplication/pdf326293http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/1/Rodrigo+Modenesi_dissertacao.pdf34b724facf306894ac7a1c72776cd220MD51Intim_1.aviapplication/octet-stream35138006http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/2/Intim_1.avi81daa45451650864e263ec46911fc16bMD52Intim_2.aviapplication/octet-stream29716132http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/3/Intim_2.avid47922922c490dbf2a97f456f0352879MD53Intim_3.aviapplication/octet-stream27247370http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/4/Intim_3.avi335c97d2989580c057dcf6b33f34d5e7MD541/74622024-02-26 16:04:28.474oai:www.bdtd.uerj.br:1/7462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Intimacy: the powers of the false, the collapse of the sensorial-motor scheme, and the centrifugal plan in a art film
title Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
spellingShingle Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
Modenesi, Rodrigo de Melo
Intercessors
Powers of the false
Centrifugal plan
Sequential plan
Intercessores
Potências do falso
Plano centrífugo
Plano sequência
Deleuze
Bazin
Problemas sociais no cinema
Arte e cinema
Imagem (Filosofia)
Arte Filosofia
Cinema experimental
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
title_full Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
title_fullStr Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
title_full_unstemmed Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
title_sort Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
author Modenesi, Rodrigo de Melo
author_facet Modenesi, Rodrigo de Melo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gueron, Rodrigo
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7403941651097693
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dias, Rosa Maria
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1602571505425562
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8875730278638101
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4471338652004568
dc.contributor.author.fl_str_mv Modenesi, Rodrigo de Melo
contributor_str_mv Gueron, Rodrigo
Dias, Rosa Maria
Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de
dc.subject.eng.fl_str_mv Intercessors
Powers of the false
Centrifugal plan
Sequential plan
topic Intercessors
Powers of the false
Centrifugal plan
Sequential plan
Intercessores
Potências do falso
Plano centrífugo
Plano sequência
Deleuze
Bazin
Problemas sociais no cinema
Arte e cinema
Imagem (Filosofia)
Arte Filosofia
Cinema experimental
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.por.fl_str_mv Intercessores
Potências do falso
Plano centrífugo
Plano sequência
Deleuze
Bazin
Problemas sociais no cinema
Arte e cinema
Imagem (Filosofia)
Arte Filosofia
Cinema experimental
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description The intimacy project has two deployments: a practical one consisting in a film lasting fifty-five minutes and a theoretical one represented by this text. The film is intended to hear people whose works are considered worthless in our society: they are men and women of labour , our little wage slaves . Aiming that, we have sought to find a plastic form (aesthetic) for the film which would be able to escape from power determinations represented by television and by commercial cinema. For this, we resort to concepts and ideas developed by the philosopher Gilles Deleuze and by the cinema critic André Bazin. Concepts like intercessors , powers of the false , collapse of the sensorial-motor scheme , centrifugal plan and sequential plan were articulated in this text serving as a theoretical basis for finding the film form. In that movement between theory and practice, the intimacy project put the philosophical thinking in contact with the extra-philosophical field of art by means of the practical example of the film
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-05-08
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T16:59:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MODENESI, Rodrigo de Melo. Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462
identifier_str_mv MODENESI, Rodrigo de Melo. Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/1/Rodrigo+Modenesi_dissertacao.pdf
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/2/Intim_1.avi
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/3/Intim_2.avi
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/4/Intim_3.avi
bitstream.checksum.fl_str_mv 34b724facf306894ac7a1c72776cd220
81daa45451650864e263ec46911fc16b
d47922922c490dbf2a97f456f0352879
335c97d2989580c057dcf6b33f34d5e7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728628449280000