Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462 |
Resumo: | The intimacy project has two deployments: a practical one consisting in a film lasting fifty-five minutes and a theoretical one represented by this text. The film is intended to hear people whose works are considered worthless in our society: they are men and women of labour , our little wage slaves . Aiming that, we have sought to find a plastic form (aesthetic) for the film which would be able to escape from power determinations represented by television and by commercial cinema. For this, we resort to concepts and ideas developed by the philosopher Gilles Deleuze and by the cinema critic André Bazin. Concepts like intercessors , powers of the false , collapse of the sensorial-motor scheme , centrifugal plan and sequential plan were articulated in this text serving as a theoretical basis for finding the film form. In that movement between theory and practice, the intimacy project put the philosophical thinking in contact with the extra-philosophical field of art by means of the practical example of the film |
id |
UERJ_817a183b6c6a1f9210c07b12ba7d6f29 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/7462 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Gueron, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/7403941651097693Dias, Rosa Mariahttp://lattes.cnpq.br/1602571505425562Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/8875730278638101http://lattes.cnpq.br/4471338652004568Modenesi, Rodrigo de Melo2021-01-05T16:59:24Z2013-05-082013-04-05MODENESI, Rodrigo de Melo. Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462The intimacy project has two deployments: a practical one consisting in a film lasting fifty-five minutes and a theoretical one represented by this text. The film is intended to hear people whose works are considered worthless in our society: they are men and women of labour , our little wage slaves . Aiming that, we have sought to find a plastic form (aesthetic) for the film which would be able to escape from power determinations represented by television and by commercial cinema. For this, we resort to concepts and ideas developed by the philosopher Gilles Deleuze and by the cinema critic André Bazin. Concepts like intercessors , powers of the false , collapse of the sensorial-motor scheme , centrifugal plan and sequential plan were articulated in this text serving as a theoretical basis for finding the film form. In that movement between theory and practice, the intimacy project put the philosophical thinking in contact with the extra-philosophical field of art by means of the practical example of the filmO projeto Intimidades possui dois desdobramentos: um prático, que corresponde a um filme de cinquenta e cinco minutos, e um teórico, que é representado pelo presente texto. O filme pretende ouvir as pessoas que realizam trabalhos considerados desprezíveis na nossa sociedade: são os homens e mulheres do labor, nossos pequenos escravos assalariados . Tendo este objetivo, buscou-se encontrar uma forma plástica (estética) para o filme que conseguisse escapar às determinações do poder, que são representadas pela televisão e pelo cinema comercial. Para tanto, recorreu-se a conceitos e ideias desenvolvidas pelo filósofo Gilles Deleuze e pelo teórico do cinema André Bazin. Conceitos como o de intercessores , de potências do falso , de falência do esquema sensório-motor , de plano centrífugo e de plano sequência foram articulados no presente texto e serviram como base teórica para se encontrar a forma do filme. Neste movimento entre a teoria e a prática, o projeto Intimidades colocou o pensamento da filosofia em contato com o campo extra-filosófico da arte, através do exemplo prático do filmeSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T16:59:24Z No. of bitstreams: 4 Rodrigo Modenesi_dissertacao.pdf: 326293 bytes, checksum: 34b724facf306894ac7a1c72776cd220 (MD5) Intim_1.avi: 35138006 bytes, checksum: 81daa45451650864e263ec46911fc16b (MD5) Intim_2.avi: 29716132 bytes, checksum: d47922922c490dbf2a97f456f0352879 (MD5) Intim_3.avi: 27247370 bytes, checksum: 335c97d2989580c057dcf6b33f34d5e7 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T16:59:24Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Rodrigo Modenesi_dissertacao.pdf: 326293 bytes, checksum: 34b724facf306894ac7a1c72776cd220 (MD5) Intim_1.avi: 35138006 bytes, checksum: 81daa45451650864e263ec46911fc16b (MD5) Intim_2.avi: 29716132 bytes, checksum: d47922922c490dbf2a97f456f0352879 (MD5) Intim_3.avi: 27247370 bytes, checksum: 335c97d2989580c057dcf6b33f34d5e7 (MD5) Previous issue date: 2013-04-05application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ArtesUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesIntercessorsPowers of the falseCentrifugal planSequential planIntercessoresPotências do falsoPlano centrífugoPlano sequênciaDeleuzeBazinProblemas sociais no cinemaArte e cinemaImagem (Filosofia)Arte FilosofiaCinema experimentalCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESIntimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arteIntimacy: the powers of the false, the collapse of the sensorial-motor scheme, and the centrifugal plan in a art filminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALRodrigo Modenesi_dissertacao.pdfapplication/pdf326293http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/1/Rodrigo+Modenesi_dissertacao.pdf34b724facf306894ac7a1c72776cd220MD51Intim_1.aviapplication/octet-stream35138006http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/2/Intim_1.avi81daa45451650864e263ec46911fc16bMD52Intim_2.aviapplication/octet-stream29716132http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/3/Intim_2.avid47922922c490dbf2a97f456f0352879MD53Intim_3.aviapplication/octet-stream27247370http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/4/Intim_3.avi335c97d2989580c057dcf6b33f34d5e7MD541/74622024-02-26 16:04:28.474oai:www.bdtd.uerj.br:1/7462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Intimacy: the powers of the false, the collapse of the sensorial-motor scheme, and the centrifugal plan in a art film |
title |
Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte |
spellingShingle |
Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte Modenesi, Rodrigo de Melo Intercessors Powers of the false Centrifugal plan Sequential plan Intercessores Potências do falso Plano centrífugo Plano sequência Deleuze Bazin Problemas sociais no cinema Arte e cinema Imagem (Filosofia) Arte Filosofia Cinema experimental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte |
title_full |
Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte |
title_fullStr |
Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte |
title_full_unstemmed |
Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte |
title_sort |
Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte |
author |
Modenesi, Rodrigo de Melo |
author_facet |
Modenesi, Rodrigo de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gueron, Rodrigo |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7403941651097693 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Dias, Rosa Maria |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1602571505425562 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8875730278638101 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4471338652004568 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modenesi, Rodrigo de Melo |
contributor_str_mv |
Gueron, Rodrigo Dias, Rosa Maria Vasconcellos, Jorge Luiz Rocha de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Intercessors Powers of the false Centrifugal plan Sequential plan |
topic |
Intercessors Powers of the false Centrifugal plan Sequential plan Intercessores Potências do falso Plano centrífugo Plano sequência Deleuze Bazin Problemas sociais no cinema Arte e cinema Imagem (Filosofia) Arte Filosofia Cinema experimental CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intercessores Potências do falso Plano centrífugo Plano sequência Deleuze Bazin Problemas sociais no cinema Arte e cinema Imagem (Filosofia) Arte Filosofia Cinema experimental |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
The intimacy project has two deployments: a practical one consisting in a film lasting fifty-five minutes and a theoretical one represented by this text. The film is intended to hear people whose works are considered worthless in our society: they are men and women of labour , our little wage slaves . Aiming that, we have sought to find a plastic form (aesthetic) for the film which would be able to escape from power determinations represented by television and by commercial cinema. For this, we resort to concepts and ideas developed by the philosopher Gilles Deleuze and by the cinema critic André Bazin. Concepts like intercessors , powers of the false , collapse of the sensorial-motor scheme , centrifugal plan and sequential plan were articulated in this text serving as a theoretical basis for finding the film form. In that movement between theory and practice, the intimacy project put the philosophical thinking in contact with the extra-philosophical field of art by means of the practical example of the film |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-08 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-04-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T16:59:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MODENESI, Rodrigo de Melo. Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462 |
identifier_str_mv |
MODENESI, Rodrigo de Melo. Intimidades: as potências do falso, a falência do esquema sensório-motor e o plano centrífugo num filme de arte. 2013. 109 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Contemporânea) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/7462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/1/Rodrigo+Modenesi_dissertacao.pdf http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/2/Intim_1.avi http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/3/Intim_2.avi http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/7462/4/Intim_3.avi |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34b724facf306894ac7a1c72776cd220 81daa45451650864e263ec46911fc16b d47922922c490dbf2a97f456f0352879 335c97d2989580c057dcf6b33f34d5e7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728628449280000 |