De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Rafael Arosa de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10643
Resumo: Recently digital information and communication technologies have been promoting changes in the way maps are produced, which can be a source of renewal in geographic education in times of cyberculture. In recent years, applications and websites geared toward online mapping became more a form of expression of digital culture. This dissertation consists of an investigation into the possible mediation of multimedia and collaborative cartography, constructed through the internet interfaces in the teaching and learning of geography. The collaborative digital maps are cartographic representations produced interactive, decentralized and networked. They allow the insertion of georeferenced collaborative hypermedia contents (texts, photos, videos) and constitute an alternative and potentially subversive form of cartographic production. The survey - conducted with ninth graders in a school of Itaboraí - took from the development of a mapping project in the area where students live. The results revealed that these cartographic practices can help overcome the current "malaise" in the relationship between youth and school culture, and to promote the construction of pedagogical practices committed to the formation of critical and engaged citizens.
id UERJ_82216a2227da6335a952a235bb976066
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10643
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastoshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763881P9Leite, Miriam Soareshttp://lattes.cnpq.br/1052055090612886Maio, Angélica Carvalho Dihttp://lattes.cnpq.br/1971003943598869http://lattes.cnpq.br/9718061926963812Mattos, Rafael Arosa de2021-01-05T21:55:18Z2014-12-122014-08-27MATTOS, Rafael Arosa de. De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10643Recently digital information and communication technologies have been promoting changes in the way maps are produced, which can be a source of renewal in geographic education in times of cyberculture. In recent years, applications and websites geared toward online mapping became more a form of expression of digital culture. This dissertation consists of an investigation into the possible mediation of multimedia and collaborative cartography, constructed through the internet interfaces in the teaching and learning of geography. The collaborative digital maps are cartographic representations produced interactive, decentralized and networked. They allow the insertion of georeferenced collaborative hypermedia contents (texts, photos, videos) and constitute an alternative and potentially subversive form of cartographic production. The survey - conducted with ninth graders in a school of Itaboraí - took from the development of a mapping project in the area where students live. The results revealed that these cartographic practices can help overcome the current "malaise" in the relationship between youth and school culture, and to promote the construction of pedagogical practices committed to the formation of critical and engaged citizens.Recentemente as tecnologias digitais de informação e comunicação vêm promovendo alterações na forma como os mapas são produzidos, o que pode ser uma fonte de renovação na educação geográfica em tempos de cibercultura. Nos últimos anos, aplicativos e sites voltados para o mapeamento on-line tornaram-se mais uma forma de expressão da cultura digital. Esta dissertação consiste em uma investigação acerca das possíveis mediações das cartografias multimídias e colaborativas, construídas através de interfaces da internet, em processos de ensino e aprendizagem de geografia. Os mapas colaborativos digitais são representações cartográficas produzidas de forma interativa, descentralizada e em rede. Eles permitem a inserção colaborativa de conteúdos hipermidiáticos (textos, fotos, vídeos) georreferenciados e constituem uma forma alternativa e potencialmente subversiva de produção cartográfica. A pesquisa realizada com alunos do nono ano de uma escola da Rede Municipal de Itaboraí se deu a partir do desenvolvimento de um projeto de mapeamento da região onde os alunos vivem. Os resultados revelaram que estas práticas cartográficas podem contribuir para a superação do atual mal-estar na relação entre jovens e a cultura escolar, bem como favorecer a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a formação de cidadãos críticos e engajados.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:55:18Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Rafael Arosa de Mattos.pdf: 4790833 bytes, checksum: 2e34566c72453e5e56ef5efd27e9947c (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:55:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Rafael Arosa de Mattos.pdf: 4790833 bytes, checksum: 2e34566c72453e5e56ef5efd27e9947c (MD5) Previous issue date: 2014-08-27application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoCollaborative Digital MapsMobile DevicesYouthsCybercultureMultimedia CartographyMapas Colaborativos DigitaisDispositivos MóveisJuventudesCiberculturaCartografia MultimídiaComputadores e civilizaçãoTecnologia e juventudeMapas na educaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAODe Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografiaFrom Mercator to Googlemaps: Collaboratives digital maps as used in teaching and learning geography.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Rafael Arosa de Mattos.pdfapplication/pdf4790833http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10643/1/Dissert_Rafael+Arosa+de+Mattos.pdf2e34566c72453e5e56ef5efd27e9947cMD511/106432024-02-27 12:43:40.777oai:www.bdtd.uerj.br:1/10643Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv From Mercator to Googlemaps: Collaboratives digital maps as used in teaching and learning geography.
title De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
spellingShingle De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
Mattos, Rafael Arosa de
Collaborative Digital Maps
Mobile Devices
Youths
Cyberculture
Multimedia Cartography
Mapas Colaborativos Digitais
Dispositivos Móveis
Juventudes
Cibercultura
Cartografia Multimídia
Computadores e civilização
Tecnologia e juventude
Mapas na educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
title_full De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
title_fullStr De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
title_full_unstemmed De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
title_sort De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia
author Mattos, Rafael Arosa de
author_facet Mattos, Rafael Arosa de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763881P9
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Leite, Miriam Soares
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1052055090612886
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maio, Angélica Carvalho Di
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1971003943598869
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9718061926963812
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Rafael Arosa de
contributor_str_mv Oswald, Maria Luiza Magalhães Bastos
Leite, Miriam Soares
Maio, Angélica Carvalho Di
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative Digital Maps
Mobile Devices
Youths
Cyberculture
Multimedia Cartography
topic Collaborative Digital Maps
Mobile Devices
Youths
Cyberculture
Multimedia Cartography
Mapas Colaborativos Digitais
Dispositivos Móveis
Juventudes
Cibercultura
Cartografia Multimídia
Computadores e civilização
Tecnologia e juventude
Mapas na educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Mapas Colaborativos Digitais
Dispositivos Móveis
Juventudes
Cibercultura
Cartografia Multimídia
Computadores e civilização
Tecnologia e juventude
Mapas na educação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Recently digital information and communication technologies have been promoting changes in the way maps are produced, which can be a source of renewal in geographic education in times of cyberculture. In recent years, applications and websites geared toward online mapping became more a form of expression of digital culture. This dissertation consists of an investigation into the possible mediation of multimedia and collaborative cartography, constructed through the internet interfaces in the teaching and learning of geography. The collaborative digital maps are cartographic representations produced interactive, decentralized and networked. They allow the insertion of georeferenced collaborative hypermedia contents (texts, photos, videos) and constitute an alternative and potentially subversive form of cartographic production. The survey - conducted with ninth graders in a school of Itaboraí - took from the development of a mapping project in the area where students live. The results revealed that these cartographic practices can help overcome the current "malaise" in the relationship between youth and school culture, and to promote the construction of pedagogical practices committed to the formation of critical and engaged citizens.
publishDate 2014
dc.date.available.fl_str_mv 2014-12-12
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:55:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MATTOS, Rafael Arosa de. De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10643
identifier_str_mv MATTOS, Rafael Arosa de. De Mercator ao Googlemaps: Mapas colaborativos digitais no ensino e aprendizagem de geografia. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10643
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10643/1/Dissert_Rafael+Arosa+de+Mattos.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e34566c72453e5e56ef5efd27e9947c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728652367298560