A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14491 |
Resumo: | A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor por meio de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018). Tendo em vista essa premissa e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), o estudo buscou, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, promover na turma 901, do CIEP Brizolão 239 Professora Elza Vianna Fialho, um ensino de leitura literária que, assentado numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996), levasse o leitor a adotar uma atitude responsiva (BAKHTIN, 2011) em face do texto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, inserida no âmbito da pesquisa-ação, em que a atitude interativa do aluno-leitor em relação à leitura literária constituiu o foco central nas ações desenvolvidas no processo investigativo. O trabalho elegeu, como percurso didático para alcançar o objetivo a que se propõe, o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores de Genebra, Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência didática, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas, que buscaram aprimorar o conhecimento do aluno quanto ao gênero conto, seu conhecimento enciclopédico e sua competência leitora. O resultado obtido demonstra que o procedimento teórico-metodológico adotado proporciona um ensino mais significativo, transformando os leitores em sujeitos de sua própria leitura. |
id |
UERJ_865641f7fd7e59cbe69c94f619a94cc3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14491 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivasLiterary reading in school: bottlenecks and perspectivesLiterary ReadingConstruction of meaningInteractionHumanizingLeitura literáriaConstrução de sentidoInteraçãoHumanizaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor por meio de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018). Tendo em vista essa premissa e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), o estudo buscou, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, promover na turma 901, do CIEP Brizolão 239 Professora Elza Vianna Fialho, um ensino de leitura literária que, assentado numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996), levasse o leitor a adotar uma atitude responsiva (BAKHTIN, 2011) em face do texto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, inserida no âmbito da pesquisa-ação, em que a atitude interativa do aluno-leitor em relação à leitura literária constituiu o foco central nas ações desenvolvidas no processo investigativo. O trabalho elegeu, como percurso didático para alcançar o objetivo a que se propõe, o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores de Genebra, Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência didática, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas, que buscaram aprimorar o conhecimento do aluno quanto ao gênero conto, seu conhecimento enciclopédico e sua competência leitora. O resultado obtido demonstra que o procedimento teórico-metodológico adotado proporciona um ensino mais significativo, transformando os leitores em sujeitos de sua própria leitura.The conception of reading adopted in this research is reading as a space of meaning construction, in which interact author-text-reader through discursive strategies (KOCH, 2002, 2018). Considering this premise and aiming to contemplate the humanizing nature of literature (CANDIDO, 2017), the study sought, in favor of expanding student reading competence, to promote in the 901 class, from CIEP Brizolão 239 Professor Elza Vianna Fialho, a teaching of a literary reading that, based on a liberating and dialogic proposal (FREIRE, 1986, 1996), led the reader to adopt a responsive attitude (BAKHTIN, 2011) in the face of the text. It is a qualitative research, inserted in the scope of action research, in which the interactive attitude of the student-reader in relation to literary reading constituted the central focus in the actions developed in the investigative process. The study chose the didactic sequence model elaborated by the researchers of Geneva, Dolz, Schneuwly and Noverraz (2004, p.81), as a didactic course to reach the objective of the research, adapting it to meet its specificities. Over the didactic sequence, workshops were developed, based on shared readings, that sought to improve the student's knowledge about the genre story, his encyclopedic knowledge and his reading competence. The results show that the theoretical-methodological procedure adopted provides a more meaningful teaching, turning readers into subjects of their own reading.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)Pinto, Maria Isaura Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0522752987611188Silva, Gerson Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828Quelhas, Iza Terezinha Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5055446199136260Godoy, Christianne Teixeira da Matta2021-01-07T15:20:47Z2019-09-262019-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGODOY, Christianne Teixeira da Matta. A leitura literária na escola: impasses e perspectivas. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:01:00Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/14491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivas Literary reading in school: bottlenecks and perspectives |
title |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivas |
spellingShingle |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivas Godoy, Christianne Teixeira da Matta Literary Reading Construction of meaning Interaction Humanizing Leitura literária Construção de sentido Interação Humanização CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivas |
title_full |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivas |
title_fullStr |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivas |
title_full_unstemmed |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivas |
title_sort |
A leitura literária na escola: impasses e perspectivas |
author |
Godoy, Christianne Teixeira da Matta |
author_facet |
Godoy, Christianne Teixeira da Matta |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Maria Isaura Rodrigues http://lattes.cnpq.br/0522752987611188 Silva, Gerson Rodrigues da http://lattes.cnpq.br/0048327365729828 Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves http://lattes.cnpq.br/5055446199136260 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoy, Christianne Teixeira da Matta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literary Reading Construction of meaning Interaction Humanizing Leitura literária Construção de sentido Interação Humanização CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Literary Reading Construction of meaning Interaction Humanizing Leitura literária Construção de sentido Interação Humanização CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor por meio de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018). Tendo em vista essa premissa e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), o estudo buscou, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, promover na turma 901, do CIEP Brizolão 239 Professora Elza Vianna Fialho, um ensino de leitura literária que, assentado numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996), levasse o leitor a adotar uma atitude responsiva (BAKHTIN, 2011) em face do texto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, inserida no âmbito da pesquisa-ação, em que a atitude interativa do aluno-leitor em relação à leitura literária constituiu o foco central nas ações desenvolvidas no processo investigativo. O trabalho elegeu, como percurso didático para alcançar o objetivo a que se propõe, o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores de Genebra, Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência didática, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas, que buscaram aprimorar o conhecimento do aluno quanto ao gênero conto, seu conhecimento enciclopédico e sua competência leitora. O resultado obtido demonstra que o procedimento teórico-metodológico adotado proporciona um ensino mais significativo, transformando os leitores em sujeitos de sua própria leitura. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-26 2019-05-15 2021-01-07T15:20:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GODOY, Christianne Teixeira da Matta. A leitura literária na escola: impasses e perspectivas. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14491 |
identifier_str_mv |
GODOY, Christianne Teixeira da Matta. A leitura literária na escola: impasses e perspectivas. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990645267660800 |