A leitura literária na escola: impasses e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy, Christianne Teixeira da Matta
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14491
Resumo: A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor por meio de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018). Tendo em vista essa premissa e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), o estudo buscou, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, promover na turma 901, do CIEP Brizolão 239 Professora Elza Vianna Fialho, um ensino de leitura literária que, assentado numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996), levasse o leitor a adotar uma atitude responsiva (BAKHTIN, 2011) em face do texto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, inserida no âmbito da pesquisa-ação, em que a atitude interativa do aluno-leitor em relação à leitura literária constituiu o foco central nas ações desenvolvidas no processo investigativo. O trabalho elegeu, como percurso didático para alcançar o objetivo a que se propõe, o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores de Genebra, Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência didática, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas, que buscaram aprimorar o conhecimento do aluno quanto ao gênero conto, seu conhecimento enciclopédico e sua competência leitora. O resultado obtido demonstra que o procedimento teórico-metodológico adotado proporciona um ensino mais significativo, transformando os leitores em sujeitos de sua própria leitura.
id UERJ_865641f7fd7e59cbe69c94f619a94cc3
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14491
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling A leitura literária na escola: impasses e perspectivasLiterary reading in school: bottlenecks and perspectivesLiterary ReadingConstruction of meaningInteractionHumanizingLeitura literáriaConstrução de sentidoInteraçãoHumanizaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor por meio de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018). Tendo em vista essa premissa e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), o estudo buscou, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, promover na turma 901, do CIEP Brizolão 239 Professora Elza Vianna Fialho, um ensino de leitura literária que, assentado numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996), levasse o leitor a adotar uma atitude responsiva (BAKHTIN, 2011) em face do texto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, inserida no âmbito da pesquisa-ação, em que a atitude interativa do aluno-leitor em relação à leitura literária constituiu o foco central nas ações desenvolvidas no processo investigativo. O trabalho elegeu, como percurso didático para alcançar o objetivo a que se propõe, o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores de Genebra, Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência didática, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas, que buscaram aprimorar o conhecimento do aluno quanto ao gênero conto, seu conhecimento enciclopédico e sua competência leitora. O resultado obtido demonstra que o procedimento teórico-metodológico adotado proporciona um ensino mais significativo, transformando os leitores em sujeitos de sua própria leitura.The conception of reading adopted in this research is reading as a space of meaning construction, in which interact author-text-reader through discursive strategies (KOCH, 2002, 2018). Considering this premise and aiming to contemplate the humanizing nature of literature (CANDIDO, 2017), the study sought, in favor of expanding student reading competence, to promote in the 901 class, from CIEP Brizolão 239 Professor Elza Vianna Fialho, a teaching of a literary reading that, based on a liberating and dialogic proposal (FREIRE, 1986, 1996), led the reader to adopt a responsive attitude (BAKHTIN, 2011) in the face of the text. It is a qualitative research, inserted in the scope of action research, in which the interactive attitude of the student-reader in relation to literary reading constituted the central focus in the actions developed in the investigative process. The study chose the didactic sequence model elaborated by the researchers of Geneva, Dolz, Schneuwly and Noverraz (2004, p.81), as a didactic course to reach the objective of the research, adapting it to meet its specificities. Over the didactic sequence, workshops were developed, based on shared readings, that sought to improve the student's knowledge about the genre story, his encyclopedic knowledge and his reading competence. The results show that the theoretical-methodological procedure adopted provides a more meaningful teaching, turning readers into subjects of their own reading.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)Pinto, Maria Isaura Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/0522752987611188Silva, Gerson Rodrigues dahttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828Quelhas, Iza Terezinha Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5055446199136260Godoy, Christianne Teixeira da Matta2021-01-07T15:20:47Z2019-09-262019-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGODOY, Christianne Teixeira da Matta. A leitura literária na escola: impasses e perspectivas. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14491porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:01:00Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/14491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
Literary reading in school: bottlenecks and perspectives
title A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
spellingShingle A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
Godoy, Christianne Teixeira da Matta
Literary Reading
Construction of meaning
Interaction
Humanizing
Leitura literária
Construção de sentido
Interação
Humanização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
title_full A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
title_fullStr A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
title_full_unstemmed A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
title_sort A leitura literária na escola: impasses e perspectivas
author Godoy, Christianne Teixeira da Matta
author_facet Godoy, Christianne Teixeira da Matta
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinto, Maria Isaura Rodrigues
http://lattes.cnpq.br/0522752987611188
Silva, Gerson Rodrigues da
http://lattes.cnpq.br/0048327365729828
Quelhas, Iza Terezinha Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/5055446199136260
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy, Christianne Teixeira da Matta
dc.subject.por.fl_str_mv Literary Reading
Construction of meaning
Interaction
Humanizing
Leitura literária
Construção de sentido
Interação
Humanização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Literary Reading
Construction of meaning
Interaction
Humanizing
Leitura literária
Construção de sentido
Interação
Humanização
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description A concepção de leitura adotada nesta pesquisa é a de leitura como espaço de construção de sentido, em que interagem autor-texto-leitor por meio de estratégias discursivas (KOCH, 2002, 2018). Tendo em vista essa premissa e visando contemplar a natureza humanizadora da literatura (CANDIDO, 2017), o estudo buscou, em favor da ampliação da competência leitora dos alunos, promover na turma 901, do CIEP Brizolão 239 Professora Elza Vianna Fialho, um ensino de leitura literária que, assentado numa proposta libertadora e dialógica (FREIRE, 1986; 1996), levasse o leitor a adotar uma atitude responsiva (BAKHTIN, 2011) em face do texto. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, inserida no âmbito da pesquisa-ação, em que a atitude interativa do aluno-leitor em relação à leitura literária constituiu o foco central nas ações desenvolvidas no processo investigativo. O trabalho elegeu, como percurso didático para alcançar o objetivo a que se propõe, o modelo de sequência didática elaborado pelos pesquisadores de Genebra, Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004, p.81), adaptando-o para atender às especificidades da pesquisa. Ao longo da sequência didática, foram desenvolvidas oficinas, a partir de leituras compartilhadas, que buscaram aprimorar o conhecimento do aluno quanto ao gênero conto, seu conhecimento enciclopédico e sua competência leitora. O resultado obtido demonstra que o procedimento teórico-metodológico adotado proporciona um ensino mais significativo, transformando os leitores em sujeitos de sua própria leitura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-26
2019-05-15
2021-01-07T15:20:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GODOY, Christianne Teixeira da Matta. A leitura literária na escola: impasses e perspectivas. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14491
identifier_str_mv GODOY, Christianne Teixeira da Matta. A leitura literária na escola: impasses e perspectivas. 2019. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990645267660800