LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takahashi, Neide Tomiko
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linha D'Água (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de analisar os tópicos discutidos na apresentação “A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros”, durante o evento Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV (2011). A proposta é examinar a prática de ensino de leitura literária para universitários oriundos de diversos países, baseada nos depoimentos e nos textos por eles produzidos. Levando em consideração que a teoria e a prática de aquisição e ensino em língua estrangeira pressupõem a reflexão de saberes universais em concordância às necessidades dos aprendizes, este estudo trata da leitura de textos literários brasileiros por estudantes estrangeiros do nível avançado do Centro de Línguas da FFLCH, USP, com enfoque na abordagem interacional. Justifica-se tal estudo, uma vez que ainda são raras as pesquisas acerca desse assunto na área de PLE e PL2. Com isso, objetiva-se investigar, dentro dos parâmetros interacionais, qual o papel dessa leitura na assimilação do português do Brasil e de que forma o professor pode contribuir na organização de um conhecimento partilhado, ao verificar que a prática pedagógica pode aproximar-se da prática social e construir sentidos quando o discurso literário passa a inferir crenças e valores em múltiplos contextos.
id USP-36_c1cc1fb6b4bb03b98cd581cda8ad96ee
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/53368
network_acronym_str USP-36
network_name_str Linha D'Água (Online)
repository_id_str
spelling LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTSLEITURA LITERÁRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS PARA UNIVERSITÁRIOS ESTRANGEIROSPLE/ PL2teaching and learningliterary readinginteractional approachmeaning construction.PLE/PL2leitura literáriaconstrução de sentidosEste trabalho tem a finalidade de analisar os tópicos discutidos na apresentação “A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros”, durante o evento Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV (2011). A proposta é examinar a prática de ensino de leitura literária para universitários oriundos de diversos países, baseada nos depoimentos e nos textos por eles produzidos. Levando em consideração que a teoria e a prática de aquisição e ensino em língua estrangeira pressupõem a reflexão de saberes universais em concordância às necessidades dos aprendizes, este estudo trata da leitura de textos literários brasileiros por estudantes estrangeiros do nível avançado do Centro de Línguas da FFLCH, USP, com enfoque na abordagem interacional. Justifica-se tal estudo, uma vez que ainda são raras as pesquisas acerca desse assunto na área de PLE e PL2. Com isso, objetiva-se investigar, dentro dos parâmetros interacionais, qual o papel dessa leitura na assimilação do português do Brasil e de que forma o professor pode contribuir na organização de um conhecimento partilhado, ao verificar que a prática pedagógica pode aproximar-se da prática social e construir sentidos quando o discurso literário passa a inferir crenças e valores em múltiplos contextos.This study aims to analyze the topics discussed in the presentation “A literary reading in Portuguese teachinglearning for foreign students” at Languages, Literatures and Cultures: Dialogues in DLCV (2011) event. The proposal is to examine the practice of teaching literary reading to academics from different countries, based on testimonies and texts produced by them. Assuming that the theory and practice of acquisition and teaching of a foreign language presuppose reflection of universal knowledge in accordance to the needs of the learners, this study addresses the reading of Brazilian literary texts by advanced level foreign students at FFLCHUSP language center, focusing on an interactive approach. This sort of study is justified since there are few studies on this subject in PLE and PL2 field of study. Thus, the objective of this article is to investigate, within the parameters of interaction, the role of that reading in the assimilation of Brazilian Portuguese and how the teacher can help in the arrangement of a shared knowledge as it is verified that the pedagogical practice can approach the social practice and it can construct meanings while literary discourse starts inferring beliefs and values in multiple contexts.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/5336810.11606/issn.2236-4242.v26i1p119-140Linha D'Água; v. 26 n. 1 (2013): Estudos literários, cultura e/ou ensino de língua portuguesa; 119-1402236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368/60933Copyright (c) 2013 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessTakahashi, Neide Tomiko2022-03-25T13:47:11Zoai:revistas.usp.br:article/53368Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:42.323635Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS PARA UNIVERSITÁRIOS ESTRANGEIROS
title LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
spellingShingle LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
Takahashi, Neide Tomiko
PLE/ PL2
teaching and learning
literary reading
interactional approach
meaning construction.
PLE/PL2
leitura literária
construção de sentidos
title_short LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
title_full LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
title_fullStr LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
title_full_unstemmed LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
title_sort LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
author Takahashi, Neide Tomiko
author_facet Takahashi, Neide Tomiko
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Takahashi, Neide Tomiko
dc.subject.por.fl_str_mv PLE/ PL2
teaching and learning
literary reading
interactional approach
meaning construction.
PLE/PL2
leitura literária
construção de sentidos
topic PLE/ PL2
teaching and learning
literary reading
interactional approach
meaning construction.
PLE/PL2
leitura literária
construção de sentidos
description Este trabalho tem a finalidade de analisar os tópicos discutidos na apresentação “A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros”, durante o evento Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV (2011). A proposta é examinar a prática de ensino de leitura literária para universitários oriundos de diversos países, baseada nos depoimentos e nos textos por eles produzidos. Levando em consideração que a teoria e a prática de aquisição e ensino em língua estrangeira pressupõem a reflexão de saberes universais em concordância às necessidades dos aprendizes, este estudo trata da leitura de textos literários brasileiros por estudantes estrangeiros do nível avançado do Centro de Línguas da FFLCH, USP, com enfoque na abordagem interacional. Justifica-se tal estudo, uma vez que ainda são raras as pesquisas acerca desse assunto na área de PLE e PL2. Com isso, objetiva-se investigar, dentro dos parâmetros interacionais, qual o papel dessa leitura na assimilação do português do Brasil e de que forma o professor pode contribuir na organização de um conhecimento partilhado, ao verificar que a prática pedagógica pode aproximar-se da prática social e construir sentidos quando o discurso literário passa a inferir crenças e valores em múltiplos contextos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368
10.11606/issn.2236-4242.v26i1p119-140
url https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368
identifier_str_mv 10.11606/issn.2236-4242.v26i1p119-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368/60933
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Linha D'Água
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Linha D'Água
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
dc.source.none.fl_str_mv Linha D'Água; v. 26 n. 1 (2013): Estudos literários, cultura e/ou ensino de língua portuguesa; 119-140
2236-4242
0103-3638
reponame:Linha D'Água (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Linha D'Água (Online)
collection Linha D'Água (Online)
repository.name.fl_str_mv Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||ldagua@usp.br
_version_ 1800221893573214208