LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linha D'Água (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368 |
Resumo: | Este trabalho tem a finalidade de analisar os tópicos discutidos na apresentação “A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros”, durante o evento Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV (2011). A proposta é examinar a prática de ensino de leitura literária para universitários oriundos de diversos países, baseada nos depoimentos e nos textos por eles produzidos. Levando em consideração que a teoria e a prática de aquisição e ensino em língua estrangeira pressupõem a reflexão de saberes universais em concordância às necessidades dos aprendizes, este estudo trata da leitura de textos literários brasileiros por estudantes estrangeiros do nível avançado do Centro de Línguas da FFLCH, USP, com enfoque na abordagem interacional. Justifica-se tal estudo, uma vez que ainda são raras as pesquisas acerca desse assunto na área de PLE e PL2. Com isso, objetiva-se investigar, dentro dos parâmetros interacionais, qual o papel dessa leitura na assimilação do português do Brasil e de que forma o professor pode contribuir na organização de um conhecimento partilhado, ao verificar que a prática pedagógica pode aproximar-se da prática social e construir sentidos quando o discurso literário passa a inferir crenças e valores em múltiplos contextos. |
id |
USP-36_c1cc1fb6b4bb03b98cd581cda8ad96ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/53368 |
network_acronym_str |
USP-36 |
network_name_str |
Linha D'Água (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTSLEITURA LITERÁRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS PARA UNIVERSITÁRIOS ESTRANGEIROSPLE/ PL2teaching and learningliterary readinginteractional approachmeaning construction.PLE/PL2leitura literáriaconstrução de sentidosEste trabalho tem a finalidade de analisar os tópicos discutidos na apresentação “A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros”, durante o evento Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV (2011). A proposta é examinar a prática de ensino de leitura literária para universitários oriundos de diversos países, baseada nos depoimentos e nos textos por eles produzidos. Levando em consideração que a teoria e a prática de aquisição e ensino em língua estrangeira pressupõem a reflexão de saberes universais em concordância às necessidades dos aprendizes, este estudo trata da leitura de textos literários brasileiros por estudantes estrangeiros do nível avançado do Centro de Línguas da FFLCH, USP, com enfoque na abordagem interacional. Justifica-se tal estudo, uma vez que ainda são raras as pesquisas acerca desse assunto na área de PLE e PL2. Com isso, objetiva-se investigar, dentro dos parâmetros interacionais, qual o papel dessa leitura na assimilação do português do Brasil e de que forma o professor pode contribuir na organização de um conhecimento partilhado, ao verificar que a prática pedagógica pode aproximar-se da prática social e construir sentidos quando o discurso literário passa a inferir crenças e valores em múltiplos contextos.This study aims to analyze the topics discussed in the presentation “A literary reading in Portuguese teachinglearning for foreign students” at Languages, Literatures and Cultures: Dialogues in DLCV (2011) event. The proposal is to examine the practice of teaching literary reading to academics from different countries, based on testimonies and texts produced by them. Assuming that the theory and practice of acquisition and teaching of a foreign language presuppose reflection of universal knowledge in accordance to the needs of the learners, this study addresses the reading of Brazilian literary texts by advanced level foreign students at FFLCHUSP language center, focusing on an interactive approach. This sort of study is justified since there are few studies on this subject in PLE and PL2 field of study. Thus, the objective of this article is to investigate, within the parameters of interaction, the role of that reading in the assimilation of Brazilian Portuguese and how the teacher can help in the arrangement of a shared knowledge as it is verified that the pedagogical practice can approach the social practice and it can construct meanings while literary discourse starts inferring beliefs and values in multiple contexts.Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas2013-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/5336810.11606/issn.2236-4242.v26i1p119-140Linha D'Água; v. 26 n. 1 (2013): Estudos literários, cultura e/ou ensino de língua portuguesa; 119-1402236-42420103-3638reponame:Linha D'Água (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368/60933Copyright (c) 2013 Linha D'Águainfo:eu-repo/semantics/openAccessTakahashi, Neide Tomiko2022-03-25T13:47:11Zoai:revistas.usp.br:article/53368Revistahttp://www.revistas.usp.br/linhadaguaPUBhttp://www.revistas.usp.br/linhadagua/oai||ldagua@usp.br2236-42420103-3638opendoar:2023-09-13T12:17:42.323635Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS PARA UNIVERSITÁRIOS ESTRANGEIROS |
title |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS |
spellingShingle |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS Takahashi, Neide Tomiko PLE/ PL2 teaching and learning literary reading interactional approach meaning construction. PLE/PL2 leitura literária construção de sentidos |
title_short |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS |
title_full |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS |
title_fullStr |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS |
title_full_unstemmed |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS |
title_sort |
LITERARY READING IN PORTUGUESE TEACHING-LEARNING FOR FOREIGN UNIVERSITY STUDENTS |
author |
Takahashi, Neide Tomiko |
author_facet |
Takahashi, Neide Tomiko |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Takahashi, Neide Tomiko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PLE/ PL2 teaching and learning literary reading interactional approach meaning construction. PLE/PL2 leitura literária construção de sentidos |
topic |
PLE/ PL2 teaching and learning literary reading interactional approach meaning construction. PLE/PL2 leitura literária construção de sentidos |
description |
Este trabalho tem a finalidade de analisar os tópicos discutidos na apresentação “A leitura literária no ensino-aprendizagem do português para universitários estrangeiros”, durante o evento Línguas, Culturas e Literaturas: diálogos no DLCV (2011). A proposta é examinar a prática de ensino de leitura literária para universitários oriundos de diversos países, baseada nos depoimentos e nos textos por eles produzidos. Levando em consideração que a teoria e a prática de aquisição e ensino em língua estrangeira pressupõem a reflexão de saberes universais em concordância às necessidades dos aprendizes, este estudo trata da leitura de textos literários brasileiros por estudantes estrangeiros do nível avançado do Centro de Línguas da FFLCH, USP, com enfoque na abordagem interacional. Justifica-se tal estudo, uma vez que ainda são raras as pesquisas acerca desse assunto na área de PLE e PL2. Com isso, objetiva-se investigar, dentro dos parâmetros interacionais, qual o papel dessa leitura na assimilação do português do Brasil e de que forma o professor pode contribuir na organização de um conhecimento partilhado, ao verificar que a prática pedagógica pode aproximar-se da prática social e construir sentidos quando o discurso literário passa a inferir crenças e valores em múltiplos contextos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368 10.11606/issn.2236-4242.v26i1p119-140 |
url |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2236-4242.v26i1p119-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/53368/60933 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Linha D'Água info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Linha D'Água |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linha D'Água; v. 26 n. 1 (2013): Estudos literários, cultura e/ou ensino de língua portuguesa; 119-140 2236-4242 0103-3638 reponame:Linha D'Água (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Linha D'Água (Online) |
collection |
Linha D'Água (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linha D'Água (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||ldagua@usp.br |
_version_ |
1800221893573214208 |