Ateliê Nômade: Experiências de transitar nos limites
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20285 |
Resumo: | Esse texto, como primeiro impulso, pretendia-se ser um registro escrito de experiências vividas em uma ação performática realizada a partir de um ateliê de cerâmica não convencional, o Ateliê Nômade. A instalação momentânea de um espaço de arte em locais não convencionais, que possibilitaria o encontro com outras formas de existir no mundo. Entretanto o percurso investigativo proposto coincidiu com um dos piores momentos da atualidade: Uma grave crise de saúde global, dentro de um país governado por pessoas medíocres, que junto a uma parcela da sociedade civil clamava pelo retorno de um dos tempos mais sombrios e macabros da nossa história, onde o desejo e o impulso foram substituídos pelo receio e pela incerteza do amanhã. Por esse motivo, a opção foi repensar a pesquisa e fazer uma escavação em memórias e registros de atividades que se somaram para que essa proposta de investigação e ação viesse a se formar. A pesquisa performativa deu lugar a narrativa como metodologia. O texto se divide em atos, que não seguem uma ordem cronológica linear, mas tentam a partir dessas memórias e fragmentos, modelar uma trajetória investigativa e performática que serve mais como um novo impulso para que se continue o desejo de pesquisar do que um registro final de uma pesquisa |
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Ateliê Nômade: Experiências de transitar nos limitesNomad Atelier: experiences of transiting the limitsNomad AtelierCeramicsAteliê NômadeCerâmicaPerformancePerformance (Arte)Trabalhos em cerâmicaAteliês de artistasLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICAEsse texto, como primeiro impulso, pretendia-se ser um registro escrito de experiências vividas em uma ação performática realizada a partir de um ateliê de cerâmica não convencional, o Ateliê Nômade. A instalação momentânea de um espaço de arte em locais não convencionais, que possibilitaria o encontro com outras formas de existir no mundo. Entretanto o percurso investigativo proposto coincidiu com um dos piores momentos da atualidade: Uma grave crise de saúde global, dentro de um país governado por pessoas medíocres, que junto a uma parcela da sociedade civil clamava pelo retorno de um dos tempos mais sombrios e macabros da nossa história, onde o desejo e o impulso foram substituídos pelo receio e pela incerteza do amanhã. Por esse motivo, a opção foi repensar a pesquisa e fazer uma escavação em memórias e registros de atividades que se somaram para que essa proposta de investigação e ação viesse a se formar. A pesquisa performativa deu lugar a narrativa como metodologia. O texto se divide em atos, que não seguem uma ordem cronológica linear, mas tentam a partir dessas memórias e fragmentos, modelar uma trajetória investigativa e performática que serve mais como um novo impulso para que se continue o desejo de pesquisar do que um registro final de uma pesquisaThis text, as a first impulse, was intended to be a written record of experiences lived in a performative action carried out from an unconventional ceramics studio, Ateliê Nômade. The momentary installation of an art space in unconventional places, which would make it possible to meet other ways of existing in the world. However, the proposed investigative path coincided with one of the worst moments of the present: A serious global health crisis, within a country ruled by mediocre people, which together with a portion of civil society clamored for the return of one of the darkest and macabre times of the world. our history, where desire and impulse have been replaced by fear and uncertainty of tomorrow. For this reason, the option was to rethink the research and excavate memories and records of activities that were added to this investigation and action proposal. Performative research gave way to narrative as a methodology. The text is divided into acts, which do not follow a linear chronological order, but try from these memories and fragments, to model an investigative and performative trajectory that serves more as a new impulse to continue the desire to research than a final record of a searchCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em ArtesVictorio Filho, Aldohttp://lattes.cnpq.br/4856601990720597Paixão, Alexandre de Sá Barreto dahttp://lattes.cnpq.br/0137944963846547Damé, Paulo Renato Viegashttp://lattes.cnpq.br/2029088014365635Oliveira, Rafael Grillo Fernandes de2023-09-11T17:10:22Z2022-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGRILLO, Fernandes de Oliveira, Rafael. Ateliê Nômade: experiências de transitar nos limites. 2022. 136 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2022.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20285porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-26T19:04:23Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/20285Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:04:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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