CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo analisar como o artista paulista Oscar Pereira da Silva, de grande importância no cenário das artes brasileiras, faz a representação de seu local de trabalho, ou seja, o ateliê. Como menciona F. Acquarone, em sua obra intitulada Mestres da Pintura no Brasil, esta temática serviu tantas vezes para os pintores da época e, Oscar não fora diferente. Através da análise da representação deste ambiente, procura-se estabelecer uma conexão entre o artista e seu recinto de trabalho, bem como elementos que demonstrem inspirações e influências, que de certa forma dialoguem com as suas produções pictóricas. |
id |
PUC_GO-7_51397d8f030c6a95928fd142a07f655f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7113 |
network_acronym_str |
PUC_GO-7 |
network_name_str |
Mosaico |
spelling |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVAHistória;História da Arte;Arte;Ateliê; artista; Oscar Pereira da Silva; representação; ofício;Representação do artista através de cenas no ateliê.Este artigo tem por objetivo analisar como o artista paulista Oscar Pereira da Silva, de grande importância no cenário das artes brasileiras, faz a representação de seu local de trabalho, ou seja, o ateliê. Como menciona F. Acquarone, em sua obra intitulada Mestres da Pintura no Brasil, esta temática serviu tantas vezes para os pintores da época e, Oscar não fora diferente. Através da análise da representação deste ambiente, procura-se estabelecer uma conexão entre o artista e seu recinto de trabalho, bem como elementos que demonstrem inspirações e influências, que de certa forma dialoguem com as suas produções pictóricas.Editora da PUC GoiásSilva, Paula Nathaiane de Jesus da2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/711310.18224/mos.v12i1.7113Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Congadas: Memória e Tradição Afro-Brasileira; 328-3361983-78011983-7801reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113/pdf_1Direitos autorais 2019 Paula Nathaiane de Jesus da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7113Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:10.9Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA |
title |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA |
spellingShingle |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA Silva, Paula Nathaiane de Jesus da História;História da Arte;Arte; Ateliê; artista; Oscar Pereira da Silva; representação; ofício; Representação do artista através de cenas no ateliê. |
title_short |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA |
title_full |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA |
title_fullStr |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA |
title_full_unstemmed |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA |
title_sort |
CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA |
author |
Silva, Paula Nathaiane de Jesus da |
author_facet |
Silva, Paula Nathaiane de Jesus da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Paula Nathaiane de Jesus da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História;História da Arte;Arte; Ateliê; artista; Oscar Pereira da Silva; representação; ofício; Representação do artista através de cenas no ateliê. |
topic |
História;História da Arte;Arte; Ateliê; artista; Oscar Pereira da Silva; representação; ofício; Representação do artista através de cenas no ateliê. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Este artigo tem por objetivo analisar como o artista paulista Oscar Pereira da Silva, de grande importância no cenário das artes brasileiras, faz a representação de seu local de trabalho, ou seja, o ateliê. Como menciona F. Acquarone, em sua obra intitulada Mestres da Pintura no Brasil, esta temática serviu tantas vezes para os pintores da época e, Oscar não fora diferente. Através da análise da representação deste ambiente, procura-se estabelecer uma conexão entre o artista e seu recinto de trabalho, bem como elementos que demonstrem inspirações e influências, que de certa forma dialoguem com as suas produções pictóricas. |
description |
Este artigo tem por objetivo analisar como o artista paulista Oscar Pereira da Silva, de grande importância no cenário das artes brasileiras, faz a representação de seu local de trabalho, ou seja, o ateliê. Como menciona F. Acquarone, em sua obra intitulada Mestres da Pintura no Brasil, esta temática serviu tantas vezes para os pintores da época e, Oscar não fora diferente. Através da análise da representação deste ambiente, procura-se estabelecer uma conexão entre o artista e seu recinto de trabalho, bem como elementos que demonstrem inspirações e influências, que de certa forma dialoguem com as suas produções pictóricas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113 10.18224/mos.v12i1.7113 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113 |
identifier_str_mv |
10.18224/mos.v12i1.7113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113/pdf_1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Paula Nathaiane de Jesus da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Paula Nathaiane de Jesus da Silva http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Congadas: Memória e Tradição Afro-Brasileira; 328-336 1983-7801 1983-7801 reponame:Mosaico instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Mosaico |
collection |
Mosaico |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676342005728280576 |