CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar como o artista paulista Oscar Pereira da Silva, de grande importância no cenário das artes brasileiras, faz a representação de seu local de trabalho, ou seja, o ateliê. Como menciona F. Acquarone, em sua obra intitulada Mestres da Pintura no Brasil, esta temática serviu tantas vezes para os pintores da época e, Oscar não fora diferente. Através da análise da representação deste ambiente, procura-se estabelecer uma conexão entre o artista e seu recinto de trabalho, bem como elementos que demonstrem inspirações e influências, que de certa forma dialoguem com as suas produções pictóricas.
id PUC_GO-7_51397d8f030c6a95928fd142a07f655f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7113
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico
spelling CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVAHistória;História da Arte;Arte;Ateliê; artista; Oscar Pereira da Silva; representação; ofício;Representação do artista através de cenas no ateliê.Este artigo tem por objetivo analisar como o artista paulista Oscar Pereira da Silva, de grande importância no cenário das artes brasileiras, faz a representação de seu local de trabalho, ou seja, o ateliê. Como menciona F. Acquarone, em sua obra intitulada Mestres da Pintura no Brasil, esta temática serviu tantas vezes para os pintores da época e, Oscar não fora diferente. Através da análise da representação deste ambiente, procura-se estabelecer uma conexão entre o artista e seu recinto de trabalho, bem como elementos que demonstrem inspirações e influências, que de certa forma dialoguem com as suas produções pictóricas.Editora da PUC GoiásSilva, Paula Nathaiane de Jesus da2019-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/711310.18224/mos.v12i1.7113Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Congadas: Memória e Tradição Afro-Brasileira; 328-3361983-78011983-7801reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113/pdf_1Direitos autorais 2019 Paula Nathaiane de Jesus da Silvahttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7113Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:10.9Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
title CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
spellingShingle CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
História;História da Arte;Arte;
Ateliê; artista; Oscar Pereira da Silva; representação; ofício;
Representação do artista através de cenas no ateliê.
title_short CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
title_full CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
title_fullStr CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
title_full_unstemmed CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
title_sort CENAS DE ATELIÊ: O AMBIENTE DE OFÍCIO REPRESENTADO PELOS PINCÉIS DE OSCAR PEREIRA DA SILVA
author Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
author_facet Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Paula Nathaiane de Jesus da
dc.subject.por.fl_str_mv História;História da Arte;Arte;
Ateliê; artista; Oscar Pereira da Silva; representação; ofício;
Representação do artista através de cenas no ateliê.
topic História;História da Arte;Arte;
Ateliê; artista; Oscar Pereira da Silva; representação; ofício;
Representação do artista através de cenas no ateliê.
dc.description.none.fl_txt_mv Este artigo tem por objetivo analisar como o artista paulista Oscar Pereira da Silva, de grande importância no cenário das artes brasileiras, faz a representação de seu local de trabalho, ou seja, o ateliê. Como menciona F. Acquarone, em sua obra intitulada Mestres da Pintura no Brasil, esta temática serviu tantas vezes para os pintores da época e, Oscar não fora diferente. Através da análise da representação deste ambiente, procura-se estabelecer uma conexão entre o artista e seu recinto de trabalho, bem como elementos que demonstrem inspirações e influências, que de certa forma dialoguem com as suas produções pictóricas.
description Este artigo tem por objetivo analisar como o artista paulista Oscar Pereira da Silva, de grande importância no cenário das artes brasileiras, faz a representação de seu local de trabalho, ou seja, o ateliê. Como menciona F. Acquarone, em sua obra intitulada Mestres da Pintura no Brasil, esta temática serviu tantas vezes para os pintores da época e, Oscar não fora diferente. Através da análise da representação deste ambiente, procura-se estabelecer uma conexão entre o artista e seu recinto de trabalho, bem como elementos que demonstrem inspirações e influências, que de certa forma dialoguem com as suas produções pictóricas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113
10.18224/mos.v12i1.7113
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113
identifier_str_mv 10.18224/mos.v12i1.7113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/7113/pdf_1
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Paula Nathaiane de Jesus da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Paula Nathaiane de Jesus da Silva
http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 12 (2019): Congadas: Memória e Tradição Afro-Brasileira; 328-336
1983-7801
1983-7801
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676342005728280576