A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999 |
Resumo: | The research presented here investigates, through reports of brasilian consumers directed to CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária encouragements to complain about the ethic aspect of advertisements, and also arouse possible meanings to this scene, basing this research principally on the discussion on examples of the subjective issues of nowadays society, wich is called of images . These examples are first presented, classified as hedonic subject, fragmented subject, individualistic subject, subject of emptyness and of consumption , and subject of limited autonomy and freedom . Subsequently, the text presents the encouragements first observed in the analysed discorses and the relationship constructed between these encouragements and the profile of the subjective issues mentioned |
id |
UERJ_8ec42a9723a0bcffa787c1c672dae724 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/8999 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Soares, Jorge Coelhohttp://lattes.cnpq.br/1773023381434116Gonçalves, Márcio Souzahttp://lattes.cnpq.br/1967472505243429Maciel, Betâniahttp://lattes.cnpq.br/0081891939101976http://lattes.cnpq.br/2542584687169854Bragaglia, Ana Paula2021-01-05T19:49:55Z2007-08-292004-12-16BRAGAGLIA, Ana Paula. A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999The research presented here investigates, through reports of brasilian consumers directed to CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária encouragements to complain about the ethic aspect of advertisements, and also arouse possible meanings to this scene, basing this research principally on the discussion on examples of the subjective issues of nowadays society, wich is called of images . These examples are first presented, classified as hedonic subject, fragmented subject, individualistic subject, subject of emptyness and of consumption , and subject of limited autonomy and freedom . Subsequently, the text presents the encouragements first observed in the analysed discorses and the relationship constructed between these encouragements and the profile of the subjective issues mentionedO estudo investiga, em denúncias de consumidores brasileiros encaminhadas ao CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária motivações de reclamações quanto ao caráter ético das propagandas contestadas, bem como levanta possíveis significações deste cenário, debruçando-se, principalmente, sobre discussões referentes a modelos de subjetividade da sociedade atual dita "das imagens". Para melhor compreensão da pesquisa, apresenta-se primeiramente tais modelos, classificados como sujeito "hedonista", sujeito "fragmentado", sujeito "individualista", sujeito "do vazio" e "do consumo", e sujeito de "autonomia" e "liberdade" reduzidas, e, em seguida, aponta-se as motivações inicialmente observadas nos discursos analisados e as relações construídas ao confrontar tais motivações com os perfis de subjetividade levantadosSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:49:55Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Bragaglia DC.pdf: 779309 bytes, checksum: 3e627caba10121fd619f5334c03c2802 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Bragaglia DC.pdf: 779309 bytes, checksum: 3e627caba10121fd619f5334c03c2802 (MD5) Previous issue date: 2004-12-16Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiroapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialSubjective issuesAdvertisementConsumptionImageCONARÉticaSubjetividadePropagandaConsumoImagemCONARCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAREthics in propaganda: the perspective of the consumer and its significations: a study based on complaints to CONARinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAna Paula Bragaglia DC.pdfapplication/pdf779309http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8999/1/Ana+Paula+Bragaglia+DC.pdf3e627caba10121fd619f5334c03c2802MD511/89992024-02-26 16:49:12.875oai:www.bdtd.uerj.br:1/8999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:49:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Ethics in propaganda: the perspective of the consumer and its significations: a study based on complaints to CONAR |
title |
A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR |
spellingShingle |
A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR Bragaglia, Ana Paula Subjective issues Advertisement Consumption Image CONAR Ética Subjetividade Propaganda Consumo Imagem CONAR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR |
title_full |
A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR |
title_fullStr |
A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR |
title_full_unstemmed |
A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR |
title_sort |
A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR |
author |
Bragaglia, Ana Paula |
author_facet |
Bragaglia, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Jorge Coelho |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1773023381434116 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gonçalves, Márcio Souza |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1967472505243429 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Maciel, Betânia |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0081891939101976 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2542584687169854 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bragaglia, Ana Paula |
contributor_str_mv |
Soares, Jorge Coelho Gonçalves, Márcio Souza Maciel, Betânia |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Subjective issues Advertisement Consumption Image CONAR |
topic |
Subjective issues Advertisement Consumption Image CONAR Ética Subjetividade Propaganda Consumo Imagem CONAR CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ética Subjetividade Propaganda Consumo Imagem CONAR |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
The research presented here investigates, through reports of brasilian consumers directed to CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária encouragements to complain about the ethic aspect of advertisements, and also arouse possible meanings to this scene, basing this research principally on the discussion on examples of the subjective issues of nowadays society, wich is called of images . These examples are first presented, classified as hedonic subject, fragmented subject, individualistic subject, subject of emptyness and of consumption , and subject of limited autonomy and freedom . Subsequently, the text presents the encouragements first observed in the analysed discorses and the relationship constructed between these encouragements and the profile of the subjective issues mentioned |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004-12-16 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2007-08-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T19:49:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BRAGAGLIA, Ana Paula. A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999 |
identifier_str_mv |
BRAGAGLIA, Ana Paula. A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8999/1/Ana+Paula+Bragaglia+DC.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e627caba10121fd619f5334c03c2802 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728640419823616 |