A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bragaglia, Ana Paula
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999
Resumo: The research presented here investigates, through reports of brasilian consumers directed to CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária encouragements to complain about the ethic aspect of advertisements, and also arouse possible meanings to this scene, basing this research principally on the discussion on examples of the subjective issues of nowadays society, wich is called of images . These examples are first presented, classified as hedonic subject, fragmented subject, individualistic subject, subject of emptyness and of consumption , and subject of limited autonomy and freedom . Subsequently, the text presents the encouragements first observed in the analysed discorses and the relationship constructed between these encouragements and the profile of the subjective issues mentioned
id UERJ_8ec42a9723a0bcffa787c1c672dae724
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/8999
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Soares, Jorge Coelhohttp://lattes.cnpq.br/1773023381434116Gonçalves, Márcio Souzahttp://lattes.cnpq.br/1967472505243429Maciel, Betâniahttp://lattes.cnpq.br/0081891939101976http://lattes.cnpq.br/2542584687169854Bragaglia, Ana Paula2021-01-05T19:49:55Z2007-08-292004-12-16BRAGAGLIA, Ana Paula. A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999The research presented here investigates, through reports of brasilian consumers directed to CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária encouragements to complain about the ethic aspect of advertisements, and also arouse possible meanings to this scene, basing this research principally on the discussion on examples of the subjective issues of nowadays society, wich is called of images . These examples are first presented, classified as hedonic subject, fragmented subject, individualistic subject, subject of emptyness and of consumption , and subject of limited autonomy and freedom . Subsequently, the text presents the encouragements first observed in the analysed discorses and the relationship constructed between these encouragements and the profile of the subjective issues mentionedO estudo investiga, em denúncias de consumidores brasileiros encaminhadas ao CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária motivações de reclamações quanto ao caráter ético das propagandas contestadas, bem como levanta possíveis significações deste cenário, debruçando-se, principalmente, sobre discussões referentes a modelos de subjetividade da sociedade atual dita "das imagens". Para melhor compreensão da pesquisa, apresenta-se primeiramente tais modelos, classificados como sujeito "hedonista", sujeito "fragmentado", sujeito "individualista", sujeito "do vazio" e "do consumo", e sujeito de "autonomia" e "liberdade" reduzidas, e, em seguida, aponta-se as motivações inicialmente observadas nos discursos analisados e as relações construídas ao confrontar tais motivações com os perfis de subjetividade levantadosSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T19:49:55Z No. of bitstreams: 1 Ana Paula Bragaglia DC.pdf: 779309 bytes, checksum: 3e627caba10121fd619f5334c03c2802 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T19:49:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Paula Bragaglia DC.pdf: 779309 bytes, checksum: 3e627caba10121fd619f5334c03c2802 (MD5) Previous issue date: 2004-12-16Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiroapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação SocialSubjective issuesAdvertisementConsumptionImageCONARÉticaSubjetividadePropagandaConsumoImagemCONARCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOA "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAREthics in propaganda: the perspective of the consumer and its significations: a study based on complaints to CONARinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAna Paula Bragaglia DC.pdfapplication/pdf779309http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8999/1/Ana+Paula+Bragaglia+DC.pdf3e627caba10121fd619f5334c03c2802MD511/89992024-02-26 16:49:12.875oai:www.bdtd.uerj.br:1/8999Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-26T19:49:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Ethics in propaganda: the perspective of the consumer and its significations: a study based on complaints to CONAR
title A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
spellingShingle A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
Bragaglia, Ana Paula
Subjective issues
Advertisement
Consumption
Image
CONAR
Ética
Subjetividade
Propaganda
Consumo
Imagem
CONAR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
title_full A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
title_fullStr A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
title_full_unstemmed A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
title_sort A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR
author Bragaglia, Ana Paula
author_facet Bragaglia, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Jorge Coelho
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1773023381434116
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gonçalves, Márcio Souza
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1967472505243429
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Maciel, Betânia
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0081891939101976
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2542584687169854
dc.contributor.author.fl_str_mv Bragaglia, Ana Paula
contributor_str_mv Soares, Jorge Coelho
Gonçalves, Márcio Souza
Maciel, Betânia
dc.subject.eng.fl_str_mv Subjective issues
Advertisement
Consumption
Image
CONAR
topic Subjective issues
Advertisement
Consumption
Image
CONAR
Ética
Subjetividade
Propaganda
Consumo
Imagem
CONAR
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Ética
Subjetividade
Propaganda
Consumo
Imagem
CONAR
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description The research presented here investigates, through reports of brasilian consumers directed to CONAR Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária encouragements to complain about the ethic aspect of advertisements, and also arouse possible meanings to this scene, basing this research principally on the discussion on examples of the subjective issues of nowadays society, wich is called of images . These examples are first presented, classified as hedonic subject, fragmented subject, individualistic subject, subject of emptyness and of consumption , and subject of limited autonomy and freedom . Subsequently, the text presents the encouragements first observed in the analysed discorses and the relationship constructed between these encouragements and the profile of the subjective issues mentioned
publishDate 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004-12-16
dc.date.available.fl_str_mv 2007-08-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T19:49:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv BRAGAGLIA, Ana Paula. A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999
identifier_str_mv BRAGAGLIA, Ana Paula. A "ética" na propaganda sob o olhar do consumidor e suas significações : um estudo a partir de denúncias encaminhadas ao CONAR. 2004. 166 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8999
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Comunicação Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/8999/1/Ana+Paula+Bragaglia+DC.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3e627caba10121fd619f5334c03c2802
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728640419823616