Entre os movimentos instituídos e instituintes de formação docente: tensões do/no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Mariza Soares de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10042
Resumo: A temática da formação contínua de professores/as tem sido recorrente não apenas nos debates e estudos produzidos no âmbito educativo, mas, sobretudo, no aumento considerável de propostas instituídas em nível nacional e internacional. Paralelamente a estas contribuições, considerando a polifonia de sentidos que engendram discussões políticas, filosóficas e sociais e denuncia a complexidade no estudo dos processos de formação docente, a presente pesquisa dirigiu um olhar para o cotidiano escolar orientando-se em torno da seguinte questão: a partilha de experiências entre professores/as sobre seus percursos formativos pode possibilitar o diálogo entre práticas instituídas e movimentos instituintes de formação? Assim, busquei compreender como os/as professores/as vivem a tensão entre o instituído e instituinte que atravessa o cotidiano da escola e ainda, que implicações essa partilha de experiências pode trazer para o seu processo de (trans) formação docente. Para tanto, esta pesquisa, de cunho qualitativo, pautou-se na construção de um diálogo entre o aporte (auto) biográfico e os estudos nos/dos/com os cotidianos das escolas, em um entrecruzamento de diversas fontes de análise. O caminho trilhado incluiu a realização de entrevistas biográficas, conversas com os/as professores/as nos diversos espaços de encontro docente, realização de encontros coletivos com os/as professores/as na escola e o registro no livro da vida. Busquei dirigir diferentes olhares para processos formativos, tomando como perspectiva central a pesquisa-formação alicerçada em experiências significativas que produzem conscientização dos processos de formação vividos pelos sujeitos aprendentes. As coparticipantes deste estudo são professoras que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal da rede de São Gonçalo, tomando como base para a análise das fontes, um subgrupo composto por três professoras. Como análises e partes dos resultados, a presente pesquisa apontou-me a relação indissociável e de extrema complexidade que envolve o diálogo entre o instituído e instituinte na escola, bem como a necessidade de atentarmos para as condições de trabalho dos/as professores/as e para as diversas temporalidades de sua formação docente, que não se limitam aos tempos instituídos de formação, mas, vão ao encontro de outros sincronizadores de tempo, considerando os sentidos e usos da formação sob a ótica docente.
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spelling Entre os movimentos instituídos e instituintes de formação docente: tensões do/no cotidiano escolarContinuing teacher educationInstituted and instituting movements of teacher educationNarratives of teacher educationDaily school routineFormação continuada de professores/asMovimentos instituídos e instituintes de formaçãoNarrativas de formaçãoCotidiano escolarCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA temática da formação contínua de professores/as tem sido recorrente não apenas nos debates e estudos produzidos no âmbito educativo, mas, sobretudo, no aumento considerável de propostas instituídas em nível nacional e internacional. Paralelamente a estas contribuições, considerando a polifonia de sentidos que engendram discussões políticas, filosóficas e sociais e denuncia a complexidade no estudo dos processos de formação docente, a presente pesquisa dirigiu um olhar para o cotidiano escolar orientando-se em torno da seguinte questão: a partilha de experiências entre professores/as sobre seus percursos formativos pode possibilitar o diálogo entre práticas instituídas e movimentos instituintes de formação? Assim, busquei compreender como os/as professores/as vivem a tensão entre o instituído e instituinte que atravessa o cotidiano da escola e ainda, que implicações essa partilha de experiências pode trazer para o seu processo de (trans) formação docente. Para tanto, esta pesquisa, de cunho qualitativo, pautou-se na construção de um diálogo entre o aporte (auto) biográfico e os estudos nos/dos/com os cotidianos das escolas, em um entrecruzamento de diversas fontes de análise. O caminho trilhado incluiu a realização de entrevistas biográficas, conversas com os/as professores/as nos diversos espaços de encontro docente, realização de encontros coletivos com os/as professores/as na escola e o registro no livro da vida. Busquei dirigir diferentes olhares para processos formativos, tomando como perspectiva central a pesquisa-formação alicerçada em experiências significativas que produzem conscientização dos processos de formação vividos pelos sujeitos aprendentes. As coparticipantes deste estudo são professoras que atuam nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola municipal da rede de São Gonçalo, tomando como base para a análise das fontes, um subgrupo composto por três professoras. Como análises e partes dos resultados, a presente pesquisa apontou-me a relação indissociável e de extrema complexidade que envolve o diálogo entre o instituído e instituinte na escola, bem como a necessidade de atentarmos para as condições de trabalho dos/as professores/as e para as diversas temporalidades de sua formação docente, que não se limitam aos tempos instituídos de formação, mas, vão ao encontro de outros sincronizadores de tempo, considerando os sentidos e usos da formação sob a ótica docente.The theme of continuing teacher education has been recurring not only in the debates and studies produced in the area of education, but especially in the significant increase of instituted proposals in the national and international levels. Alongside these contributions, and taking into account the polyphony of meanings that engender political, philosophical and social discussions and denounce the complexity in the study of teacher education processes, this research aimed at the daily school routine and is guided by the following question: can experience sharing about teachers? educational paths make a dialog between educational instituted practices and instituting movements possible? Thus, I sought to understand how teachers experience the tension between the instituted and the instituting movements that crosses the daily school routine and, further, what implications experience sharing can bring to their teacher education (or transformation) process. For this purpose, this research, which has a qualitative character, was guided by the construction of a dialog between the (auto)biographical contributions and the studies at/of the daily school routines, in an intercrossing of several sources of analysis. The path followed included doing biographical interviews, talking to teachers in several spaces where they met, organizing collective meetings with teachers at the school and registering with the book of life. I aimed to see the teacher education processes from different points of view, taking the research-education based on meaningful experiences that produce awareness of the teacher education processes experienced by the learners as the central perspective. The co-participants in this study are teachers working in the initial grades of elementary school in a public school in the city of São Gonçalo, and the basis to analyze the sources was a subgroup composed of three teachers. As analyzes and parts of the results, this research pointed out the inseparable and highly complex relationship involving the dialog between the instituted and instituting movements at school, as well as the necessity to look at the teachers? work conditions and the several temporalities of their teacher education, that are not limited to the instituted times of education but meet other time synchronizers, considering the meanings and uses of the teacher education.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisBragança, Inês Ferreira de Souzahttp://lattes.cnpq.br/3676732863480672Morais, Jacqueline de Fátima dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0089597416706758Araújo, Mairce da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1157936975342255Souza, Elizeu Clementino dehttp://lattes.cnpq.br/3968241717391173Oliveira, Mariza Soares de2021-01-05T21:33:20Z2018-10-312012-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Mariza Soares de. Entre os movimentos instituídos e instituintes de formação docente: tensões do/no cotidiano escolar. 2012. 202 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10042porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:27Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/10042Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
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