A democratização da escola e o projeto político pedagógico: movimentos instituintes.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13203 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo principal a compreensão da realidade em que está inserida a Escola Pública Brasileira, datada e situada, num momento em que a educação figura, em contexto quase unânime, como a solução para os graves problemas de desigualdade e injustiças sociais imensamente agravados pelo processo de globalização econômica, comandado por políticas neoliberais. Destacam-se aqui, como duas das principais consequências da implantação destas políticas, a tentativa de redução significativa do Estado social e, por outro lado, o avanço igualmente significativo das relações de mercado sobre a esfera pública. Minha inserção nos movimentos sociais bem como na luta pela redemocratização da sociedade na década de 1980 apoiaram meus estudos que me fizeram constatar a urgência de democratização da Escola para o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade. Partindo dessa constatação, procurei desenvolver no Mestrado uma investigação qualitativa com base na metodologia de pesquisa intervenção em uma escola pública municipal no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nela foi investigado o processo de elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, como um instrumento de política pública para a democratização da Escola. Para tanto, buscou-se compreender o entendimento e relacionamento da comunidade escolar com o PPP e, especificamente, com as políticas de inclusão de pessoas com deficiência e observou-se o desenvolvimento por parte da comunidade de movimentos instituintes para o enfrentamento dos desafios de uma escola pública da região mais pobre da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa intervenção mostrou sua eficácia uma vez que, quando de minha atuação nesta escola, foram possíveis perceber, intensificar e aproveitar para o enfrentamento da problemática escolar, não só a observação, as entrevistas ou fotografias, como também e acima de tudo, a interação intensa e provocadora dos sujeitos envolvidos nessa realidade. A análise crítico-dialética foi um referencial que se mostrou também fecundo. A conclusão a que cheguei confirma que os discursos de resistência democrática pronunciados com tanta ênfase, com frequência, passam sem maiores ressonâncias transformadoras em práticas autoritárias que desvalorizam professores e estudantes, usando estratégias de ameaças e de penalizações que acomodam parte majoritária da escola.Mesmo assim, não são capazes de enterrar sonhos, perspectivas de movimentos instituintes que embora penalizados, aqui e acolá sacodem os sujeitos escolares abrindo possibilidades de outros caminhos e estratégias que possam tornar viável a construção de uma democracia na escola |
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Moreira, Ney Eduardo ArlindoLinhares, Célia339.013.847-15http://lattes.cnpq.br/7281306371405447Pletsch, Márcia DeniseAlmeida, Ney Luiz Teixeira de606.308.687-00http://lattes.cnpq.br/27181274781071882023-12-22T02:42:15Z2023-12-22T02:42:15Z2014-02-26MOREIRA, Ney Eduardo Arlindo. A democratização da escola e o projeto político pedagógico: movimentos instituintes. 2014. 219 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13203Este estudo teve como objetivo principal a compreensão da realidade em que está inserida a Escola Pública Brasileira, datada e situada, num momento em que a educação figura, em contexto quase unânime, como a solução para os graves problemas de desigualdade e injustiças sociais imensamente agravados pelo processo de globalização econômica, comandado por políticas neoliberais. Destacam-se aqui, como duas das principais consequências da implantação destas políticas, a tentativa de redução significativa do Estado social e, por outro lado, o avanço igualmente significativo das relações de mercado sobre a esfera pública. Minha inserção nos movimentos sociais bem como na luta pela redemocratização da sociedade na década de 1980 apoiaram meus estudos que me fizeram constatar a urgência de democratização da Escola para o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade. Partindo dessa constatação, procurei desenvolver no Mestrado uma investigação qualitativa com base na metodologia de pesquisa intervenção em uma escola pública municipal no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nela foi investigado o processo de elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, como um instrumento de política pública para a democratização da Escola. Para tanto, buscou-se compreender o entendimento e relacionamento da comunidade escolar com o PPP e, especificamente, com as políticas de inclusão de pessoas com deficiência e observou-se o desenvolvimento por parte da comunidade de movimentos instituintes para o enfrentamento dos desafios de uma escola pública da região mais pobre da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa intervenção mostrou sua eficácia uma vez que, quando de minha atuação nesta escola, foram possíveis perceber, intensificar e aproveitar para o enfrentamento da problemática escolar, não só a observação, as entrevistas ou fotografias, como também e acima de tudo, a interação intensa e provocadora dos sujeitos envolvidos nessa realidade. A análise crítico-dialética foi um referencial que se mostrou também fecundo. A conclusão a que cheguei confirma que os discursos de resistência democrática pronunciados com tanta ênfase, com frequência, passam sem maiores ressonâncias transformadoras em práticas autoritárias que desvalorizam professores e estudantes, usando estratégias de ameaças e de penalizações que acomodam parte majoritária da escola.Mesmo assim, não são capazes de enterrar sonhos, perspectivas de movimentos instituintes que embora penalizados, aqui e acolá sacodem os sujeitos escolares abrindo possibilidades de outros caminhos e estratégias que possam tornar viável a construção de uma democracia na escolaCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESThis academic project aims as its main goal to understand the reality in which public school is based, in a moment Education is highly regarded as solution to serious issues related to social inequities. These themes, hugely worsened by economic globalization, occurred on account of neoliberal policies, which implied, simultaneously, meaningful reduction of the welfare state and ascension of policies dictated by market players instead public sphere. Like social organizations, the struggle for Brazilian democratization, mainly in the 1980's, indicated the approach to an inclusive and high quality education would possibly depend on the democratization of the school itself. In order to confirm or reject such possibilities, it was made a qualitative research of ethnographic bias in a public school located in Rio de Janeiro, D.C. The referred research intended to examine the proposal and application of a Pedagogic-Political Assignment --a public policy demanded for the democratization of school. At the same time, it was appropriate to deepen how school community understood and faced it. Also, in which way local community strived for policies turned to the inclusion of disabled people, as long as to manage instituting movements to improve social and economic conditions in this area, the poorest one in the city of Rio de Janeiro. The methodology of research-intervention was quite effective, because, by actuating at that school, it was possible to, overall, interact and stimulate the ones involved in this scenario: capturing their reasonings, practices and point-of-views having in perspective a democratic school. The critical-dialectic analysis was a reference which became highly satisfactory to subsidize the present research. It concludes that educational system personified by school coordinators, actually, reinforces an authoritarian culture which offers a low quality of educational level. Despite democratic discourses, practices and points-of-view constituted also of resistance, this research intends to reflect on change in school democracyapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas PopularesUFRRJBrasilInstituto de EducaçãoInstituto Multidisciplinar de Nova IguaçuEducaçãoEscolaDemocraciaInclusãoMovimentos InstituintesEducationSchoolDemocracyInclusionInstituting MovementsEducaçãoA democratização da escola e o projeto político pedagógico: movimentos instituintes.Democratization school and political pedagogical project: instituting movementsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANDRÉ, Marli Eliza D. A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 2001. AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argo. 2009. ___________________Não a tatuagem biopolítica. 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Este estudo teve como objetivo principal a compreensão da realidade em que está inserida a Escola Pública Brasileira, datada e situada, num momento em que a educação figura, em contexto quase unânime, como a solução para os graves problemas de desigualdade e injustiças sociais imensamente agravados pelo processo de globalização econômica, comandado por políticas neoliberais. Destacam-se aqui, como duas das principais consequências da implantação destas políticas, a tentativa de redução significativa do Estado social e, por outro lado, o avanço igualmente significativo das relações de mercado sobre a esfera pública. Minha inserção nos movimentos sociais bem como na luta pela redemocratização da sociedade na década de 1980 apoiaram meus estudos que me fizeram constatar a urgência de democratização da Escola para o acesso a uma educação inclusiva e de qualidade. Partindo dessa constatação, procurei desenvolver no Mestrado uma investigação qualitativa com base na metodologia de pesquisa intervenção em uma escola pública municipal no bairro de Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Nela foi investigado o processo de elaboração e implementação do Projeto Político Pedagógico, como um instrumento de política pública para a democratização da Escola. Para tanto, buscou-se compreender o entendimento e relacionamento da comunidade escolar com o PPP e, especificamente, com as políticas de inclusão de pessoas com deficiência e observou-se o desenvolvimento por parte da comunidade de movimentos instituintes para o enfrentamento dos desafios de uma escola pública da região mais pobre da cidade do Rio de Janeiro. A pesquisa intervenção mostrou sua eficácia uma vez que, quando de minha atuação nesta escola, foram possíveis perceber, intensificar e aproveitar para o enfrentamento da problemática escolar, não só a observação, as entrevistas ou fotografias, como também e acima de tudo, a interação intensa e provocadora dos sujeitos envolvidos nessa realidade. A análise crítico-dialética foi um referencial que se mostrou também fecundo. A conclusão a que cheguei confirma que os discursos de resistência democrática pronunciados com tanta ênfase, com frequência, passam sem maiores ressonâncias transformadoras em práticas autoritárias que desvalorizam professores e estudantes, usando estratégias de ameaças e de penalizações que acomodam parte majoritária da escola.Mesmo assim, não são capazes de enterrar sonhos, perspectivas de movimentos instituintes que embora penalizados, aqui e acolá sacodem os sujeitos escolares abrindo possibilidades de outros caminhos e estratégias que possam tornar viável a construção de uma democracia na escola |
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MOREIRA, Ney Eduardo Arlindo. A democratização da escola e o projeto político pedagógico: movimentos instituintes. 2014. 219 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
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