Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754 |
Resumo: | The objective of this work is to arise lights towards a curriculum dedicated to the courses of teachers education in High schools of the state of Rio de Janeiro, Brazil that trains students to be basic education teachers. In the research, It is problematized is the issues about literacy of students of the course and issues related to the imposition of literate culture in the subjects Who attend public Brazilian schools, especially in the training of a literacy teacher. The conception of curriculum is taken considering the concepts of literacy and agent of literacy, from the modes of humanthought (Bruner, 1997; Senna, 2012). The structure of the school curriculum is based in the concept post modernity, based on Doll Jr. (1997). The research establishes the definition of curriculum based in those conceptions, as pointed by Macedo (2012). The current structuring and organization of the teacher training courses is the preamble to construct a curriculum that prioritize the production of knowledge during the process of literacy of the students of those courses associated with their teaching training |
id |
UERJ_978eebe456f40373f42af0b8d1789e34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/10754 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Senna, Luiz Antônio Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6Redig, Annie Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8240510332567772Castro, Paula Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212http://lattes.cnpq.br/2226471034504220Querette, Irina Ribeiro2021-01-05T21:57:35Z2018-04-182017-08-07QUERETTE, Irina Ribeiro. Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754The objective of this work is to arise lights towards a curriculum dedicated to the courses of teachers education in High schools of the state of Rio de Janeiro, Brazil that trains students to be basic education teachers. In the research, It is problematized is the issues about literacy of students of the course and issues related to the imposition of literate culture in the subjects Who attend public Brazilian schools, especially in the training of a literacy teacher. The conception of curriculum is taken considering the concepts of literacy and agent of literacy, from the modes of humanthought (Bruner, 1997; Senna, 2012). The structure of the school curriculum is based in the concept post modernity, based on Doll Jr. (1997). The research establishes the definition of curriculum based in those conceptions, as pointed by Macedo (2012). The current structuring and organization of the teacher training courses is the preamble to construct a curriculum that prioritize the production of knowledge during the process of literacy of the students of those courses associated with their teaching trainingO objetivo deste trabalho é discutir as bases de um currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio, o antigo curso normal, ainda em vigor no Estado do Rio de Janeiro como uma das modalidades do Ensino Médio. Para cumprir tal objetivo, foram problematizadas as questões relativas ao letramento dos alunos desses cursos, abordando questões advindas da imposição da cultura letrada aos sujeitos que frequentam as escolas públicas brasileiras, tendo como foco principal a formação de um professor alfabetizador. Além disso, para que fosse possível construir este currículo, definiram-se os conceitos de letramento e agente de letramento, a partir dos modos do pensamento humano (Bruner, 1997; Senna, 2012). A estrutura curricular escolar foi pensada a partir dos conceitos que fundamentam o paradigma da pós-modernidade, com base em Doll Jr. (1997). De posse das considerações apresentadas pela pesquisa, partiu-se para o estabelecimento da definição de currículo, a partir de Macedo (2012). A estruturação e organização atuais dos cursos de formação de professores foram o preâmbulo para que possível a construção de um currículo para esses cursos que priorizasse a produção de conhecimentos, cujo escopo é o letramento dos alunos e a formação para o magistérioSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:57:35Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Irina Ribeiro Querette.pdf: 986661 bytes, checksum: 741380a091c0bf5e45dd752dd77a965f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Irina Ribeiro Querette.pdf: 986661 bytes, checksum: 741380a091c0bf5e45dd752dd77a965f (MD5) Previous issue date: 2017-08-07application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoTeacher TrainingSchool CurriculumLiteracyAgent ofLiteracyFormação de ProfessoresCurrículo EscolarLetramentoAgente de LetramentoEducaçãoProfessores FormaçãoCurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOLetramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médioLiteracy and teacher training: curriculum proposal for the courses of teaching educational high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Irina Ribeiro Querette.pdfapplication/pdf986661http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10754/1/Dissert_Irina+Ribeiro+Querette.pdf741380a091c0bf5e45dd752dd77a965fMD511/107542024-02-27 12:43:31.729oai:www.bdtd.uerj.br:1/10754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Literacy and teacher training: curriculum proposal for the courses of teaching educational high school |
title |
Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio |
spellingShingle |
Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio Querette, Irina Ribeiro Teacher Training School Curriculum Literacy Agent ofLiteracy Formação de Professores Currículo Escolar Letramento Agente de Letramento Educação Professores Formação Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
title_short |
Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio |
title_full |
Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio |
title_fullStr |
Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio |
title_full_unstemmed |
Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio |
title_sort |
Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio |
author |
Querette, Irina Ribeiro |
author_facet |
Querette, Irina Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Senna, Luiz Antônio Gomes |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Redig, Annie Gomes |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8240510332567772 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Castro, Paula Almeida de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7813446738576212 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2226471034504220 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Querette, Irina Ribeiro |
contributor_str_mv |
Senna, Luiz Antônio Gomes Redig, Annie Gomes Castro, Paula Almeida de |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Training School Curriculum Literacy Agent ofLiteracy |
topic |
Teacher Training School Curriculum Literacy Agent ofLiteracy Formação de Professores Currículo Escolar Letramento Agente de Letramento Educação Professores Formação Currículo CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Currículo Escolar Letramento Agente de Letramento Educação Professores Formação Currículo |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
description |
The objective of this work is to arise lights towards a curriculum dedicated to the courses of teachers education in High schools of the state of Rio de Janeiro, Brazil that trains students to be basic education teachers. In the research, It is problematized is the issues about literacy of students of the course and issues related to the imposition of literate culture in the subjects Who attend public Brazilian schools, especially in the training of a literacy teacher. The conception of curriculum is taken considering the concepts of literacy and agent of literacy, from the modes of humanthought (Bruner, 1997; Senna, 2012). The structure of the school curriculum is based in the concept post modernity, based on Doll Jr. (1997). The research establishes the definition of curriculum based in those conceptions, as pointed by Macedo (2012). The current structuring and organization of the teacher training courses is the preamble to construct a curriculum that prioritize the production of knowledge during the process of literacy of the students of those courses associated with their teaching training |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-07 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-04-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T21:57:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
QUERETTE, Irina Ribeiro. Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754 |
identifier_str_mv |
QUERETTE, Irina Ribeiro. Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10754/1/Dissert_Irina+Ribeiro+Querette.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
741380a091c0bf5e45dd752dd77a965f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728653168410624 |