Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Querette, Irina Ribeiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754
Resumo: The objective of this work is to arise lights towards a curriculum dedicated to the courses of teachers education in High schools of the state of Rio de Janeiro, Brazil that trains students to be basic education teachers. In the research, It is problematized is the issues about literacy of students of the course and issues related to the imposition of literate culture in the subjects Who attend public Brazilian schools, especially in the training of a literacy teacher. The conception of curriculum is taken considering the concepts of literacy and agent of literacy, from the modes of humanthought (Bruner, 1997; Senna, 2012). The structure of the school curriculum is based in the concept post modernity, based on Doll Jr. (1997). The research establishes the definition of curriculum based in those conceptions, as pointed by Macedo (2012). The current structuring and organization of the teacher training courses is the preamble to construct a curriculum that prioritize the production of knowledge during the process of literacy of the students of those courses associated with their teaching training
id UERJ_978eebe456f40373f42af0b8d1789e34
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10754
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Senna, Luiz Antônio Gomeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6Redig, Annie Gomeshttp://lattes.cnpq.br/8240510332567772Castro, Paula Almeida dehttp://lattes.cnpq.br/7813446738576212http://lattes.cnpq.br/2226471034504220Querette, Irina Ribeiro2021-01-05T21:57:35Z2018-04-182017-08-07QUERETTE, Irina Ribeiro. Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754The objective of this work is to arise lights towards a curriculum dedicated to the courses of teachers education in High schools of the state of Rio de Janeiro, Brazil that trains students to be basic education teachers. In the research, It is problematized is the issues about literacy of students of the course and issues related to the imposition of literate culture in the subjects Who attend public Brazilian schools, especially in the training of a literacy teacher. The conception of curriculum is taken considering the concepts of literacy and agent of literacy, from the modes of humanthought (Bruner, 1997; Senna, 2012). The structure of the school curriculum is based in the concept post modernity, based on Doll Jr. (1997). The research establishes the definition of curriculum based in those conceptions, as pointed by Macedo (2012). The current structuring and organization of the teacher training courses is the preamble to construct a curriculum that prioritize the production of knowledge during the process of literacy of the students of those courses associated with their teaching trainingO objetivo deste trabalho é discutir as bases de um currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio, o antigo curso normal, ainda em vigor no Estado do Rio de Janeiro como uma das modalidades do Ensino Médio. Para cumprir tal objetivo, foram problematizadas as questões relativas ao letramento dos alunos desses cursos, abordando questões advindas da imposição da cultura letrada aos sujeitos que frequentam as escolas públicas brasileiras, tendo como foco principal a formação de um professor alfabetizador. Além disso, para que fosse possível construir este currículo, definiram-se os conceitos de letramento e agente de letramento, a partir dos modos do pensamento humano (Bruner, 1997; Senna, 2012). A estrutura curricular escolar foi pensada a partir dos conceitos que fundamentam o paradigma da pós-modernidade, com base em Doll Jr. (1997). De posse das considerações apresentadas pela pesquisa, partiu-se para o estabelecimento da definição de currículo, a partir de Macedo (2012). A estruturação e organização atuais dos cursos de formação de professores foram o preâmbulo para que possível a construção de um currículo para esses cursos que priorizasse a produção de conhecimentos, cujo escopo é o letramento dos alunos e a formação para o magistérioSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:57:35Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Irina Ribeiro Querette.pdf: 986661 bytes, checksum: 741380a091c0bf5e45dd752dd77a965f (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Irina Ribeiro Querette.pdf: 986661 bytes, checksum: 741380a091c0bf5e45dd752dd77a965f (MD5) Previous issue date: 2017-08-07application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de EducaçãoTeacher TrainingSchool CurriculumLiteracyAgent ofLiteracyFormação de ProfessoresCurrículo EscolarLetramentoAgente de LetramentoEducaçãoProfessores FormaçãoCurrículoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOLetramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médioLiteracy and teacher training: curriculum proposal for the courses of teaching educational high schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Irina Ribeiro Querette.pdfapplication/pdf986661http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10754/1/Dissert_Irina+Ribeiro+Querette.pdf741380a091c0bf5e45dd752dd77a965fMD511/107542024-02-27 12:43:31.729oai:www.bdtd.uerj.br:1/10754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T15:43:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Literacy and teacher training: curriculum proposal for the courses of teaching educational high school
title Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
spellingShingle Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
Querette, Irina Ribeiro
Teacher Training
School Curriculum
Literacy
Agent ofLiteracy
Formação de Professores
Currículo Escolar
Letramento
Agente de Letramento
Educação
Professores Formação
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
title_short Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
title_full Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
title_fullStr Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
title_full_unstemmed Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
title_sort Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio
author Querette, Irina Ribeiro
author_facet Querette, Irina Ribeiro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Luiz Antônio Gomes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783335Z6
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Redig, Annie Gomes
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8240510332567772
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Castro, Paula Almeida de
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7813446738576212
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2226471034504220
dc.contributor.author.fl_str_mv Querette, Irina Ribeiro
contributor_str_mv Senna, Luiz Antônio Gomes
Redig, Annie Gomes
Castro, Paula Almeida de
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher Training
School Curriculum
Literacy
Agent ofLiteracy
topic Teacher Training
School Curriculum
Literacy
Agent ofLiteracy
Formação de Professores
Currículo Escolar
Letramento
Agente de Letramento
Educação
Professores Formação
Currículo
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Currículo Escolar
Letramento
Agente de Letramento
Educação
Professores Formação
Currículo
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
description The objective of this work is to arise lights towards a curriculum dedicated to the courses of teachers education in High schools of the state of Rio de Janeiro, Brazil that trains students to be basic education teachers. In the research, It is problematized is the issues about literacy of students of the course and issues related to the imposition of literate culture in the subjects Who attend public Brazilian schools, especially in the training of a literacy teacher. The conception of curriculum is taken considering the concepts of literacy and agent of literacy, from the modes of humanthought (Bruner, 1997; Senna, 2012). The structure of the school curriculum is based in the concept post modernity, based on Doll Jr. (1997). The research establishes the definition of curriculum based in those conceptions, as pointed by Macedo (2012). The current structuring and organization of the teacher training courses is the preamble to construct a curriculum that prioritize the production of knowledge during the process of literacy of the students of those courses associated with their teaching training
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-07
dc.date.available.fl_str_mv 2018-04-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:57:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv QUERETTE, Irina Ribeiro. Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754
identifier_str_mv QUERETTE, Irina Ribeiro. Letramento e formação de professores: proposta de currículo para os cursos de formação de professores de ensino médio. 2017. 86 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10754/1/Dissert_Irina+Ribeiro+Querette.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 741380a091c0bf5e45dd752dd77a965f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728653168410624