Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vásquez, Georgie Alexánder Echeverri
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15402
Resumo: Aventureiros is a program on education for citizenship developed at the former Cartola Cultural Center, currently Museum of Samba, involving children from Mangueira slums (Rio de Janeiro) through the adaptation of ECRO (Conceptual, Referential and Operative Scheme) created by Enrique Pichon-Rivière. It is a Participatory Action Research (PAR) that materializes concepts such as civil society (Walzer, 1998), new citizenship (Santos, 2010) and citizenship culture (Mockus, 2003) by means of experiential learning strategies, focusing on five intervention realms: personal vision of future, decisions-making, creativity, teamwork and discovery of the city. The ECRO, as the main instrument of this research, aimed at both changing some children s attitudes and behaviors and gathering data. The findings of the intervention were brought together within seven vectors indicating the qualitative analysis (territorial approach, informational consumption, future-vision references, group cooperation, cultural identity, construction of symbolic codes and the law as a referent of social regulation), taking into account complementary research tools such as the questionnaire and the free evocations technique, which pave the way for dealing with the central nucleus theory on social representations and its contributions
id UERJ_9bca03a044a3cb0c2be58f0d4e567594
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/15402
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Andrade, Regina Gloria Nuneshttp://lattes.cnpq.br/7464026573034856Wolter, Rafael Moura Coelho Peclyhttp://lattes.cnpq.br/9193777929003611Soares, Raquel Paiva de Araujohttp://lattes.cnpq.br/1075305856036847http://lattes.cnpq.br/1965819583871724Vásquez, Georgie Alexánder Echeverri2021-01-07T18:42:38Z2017-06-142016-02-15VÁSQUEZ, Georgie Alexánder Echeverri. Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).. 2016. 198 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15402Aventureiros is a program on education for citizenship developed at the former Cartola Cultural Center, currently Museum of Samba, involving children from Mangueira slums (Rio de Janeiro) through the adaptation of ECRO (Conceptual, Referential and Operative Scheme) created by Enrique Pichon-Rivière. It is a Participatory Action Research (PAR) that materializes concepts such as civil society (Walzer, 1998), new citizenship (Santos, 2010) and citizenship culture (Mockus, 2003) by means of experiential learning strategies, focusing on five intervention realms: personal vision of future, decisions-making, creativity, teamwork and discovery of the city. The ECRO, as the main instrument of this research, aimed at both changing some children s attitudes and behaviors and gathering data. The findings of the intervention were brought together within seven vectors indicating the qualitative analysis (territorial approach, informational consumption, future-vision references, group cooperation, cultural identity, construction of symbolic codes and the law as a referent of social regulation), taking into account complementary research tools such as the questionnaire and the free evocations technique, which pave the way for dealing with the central nucleus theory on social representations and its contributionsAventureiros é um programa de educação para a cidadania desenvolvido no Centro Cultural Cartola, hoje Museu do Samba, com crianças da favela da Mangueira (Rio de Janeiro) a partir da adaptação do ECRO (Esquema Conceitual, Referencial e Operativo) criado por Enrique Pichon-Rivière. Trata-se de uma pesquisa-ação participativa (PAP) que materializa os conceitos de sociedade civil participante (Walzer, 1998), nova cidadania (Santos, 2010) e cultura cidadã (Mockus, 2003) por meio de estratégias de educação experiencial voltadas para cinco âmbitos de intervenção pedagógica: visão de futuro dos sujeitos, tomada de decisões, criatividade, trabalho em equipe e descobrimento da cidade. O ECRO, quanto instrumento principal da pesquisa, visou tanto à mudança de atitudes e comportamentos das crianças quanto à coleta de dados. Os achados qualitativos da intervenção foram agrupados em sete vetores de análise (relação com o território, consumo de informação, referentes de futuro, cooperação grupal, identidade cultural, construção de códigos compartilhados e norma como referente de regulação) e contrastados com técnicas complementares de pesquisa como o questionário e a técnica de evocações livres, no intuito de enriquecer a argumentação à luz da teoria do núcleo central das representações sociaisSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:42:38Z No. of bitstreams: 1 Dissert_Georgie Echeverri.pdf: 13633893 bytes, checksum: cc753c4d936faa012173d82a66fc45e1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:42:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_Georgie Echeverri.pdf: 13633893 bytes, checksum: cc753c4d936faa012173d82a66fc45e1 (MD5) Previous issue date: 2016-02-15Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Psicologia SocialUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de PsicologiaParticipatory Action Research (PAR)CitizenshipECROCivil societyNew citizenshipCitizenship culture. Social representationsPesquisa-Ação Participativa (PAP)CidadaniaECROSociedade civilNova cidadaniaCultura cidadãRepresentações sociaisPsicologia SocialCidadania Rio de Janeiro (RJ)EducaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALAventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).Aventureiros: Program on education for citizenship focused on Mangueira slum s children and based on the Conceptual, Referential and Operative Scheme (ECRO in Portuguese)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissert_Georgie Echeverri.pdfapplication/pdf13633893http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15402/1/Dissert_Georgie+Echeverri.pdfcc753c4d936faa012173d82a66fc45e1MD511/154022024-02-27 15:55:23.325oai:www.bdtd.uerj.br:1/15402Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:55:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Aventureiros: Program on education for citizenship focused on Mangueira slum s children and based on the Conceptual, Referential and Operative Scheme (ECRO in Portuguese)
title Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).
spellingShingle Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).
Vásquez, Georgie Alexánder Echeverri
Participatory Action Research (PAR)
Citizenship
ECRO
Civil society
New citizenship
Citizenship culture. Social representations
Pesquisa-Ação Participativa (PAP)
Cidadania
ECRO
Sociedade civil
Nova cidadania
Cultura cidadã
Representações sociais
Psicologia Social
Cidadania Rio de Janeiro (RJ)
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
title_short Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).
title_full Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).
title_fullStr Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).
title_full_unstemmed Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).
title_sort Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).
author Vásquez, Georgie Alexánder Echeverri
author_facet Vásquez, Georgie Alexánder Echeverri
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Andrade, Regina Gloria Nunes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7464026573034856
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wolter, Rafael Moura Coelho Pecly
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9193777929003611
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Soares, Raquel Paiva de Araujo
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1075305856036847
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1965819583871724
dc.contributor.author.fl_str_mv Vásquez, Georgie Alexánder Echeverri
contributor_str_mv Andrade, Regina Gloria Nunes
Wolter, Rafael Moura Coelho Pecly
Soares, Raquel Paiva de Araujo
dc.subject.eng.fl_str_mv Participatory Action Research (PAR)
Citizenship
ECRO
Civil society
New citizenship
Citizenship culture. Social representations
topic Participatory Action Research (PAR)
Citizenship
ECRO
Civil society
New citizenship
Citizenship culture. Social representations
Pesquisa-Ação Participativa (PAP)
Cidadania
ECRO
Sociedade civil
Nova cidadania
Cultura cidadã
Representações sociais
Psicologia Social
Cidadania Rio de Janeiro (RJ)
Educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa-Ação Participativa (PAP)
Cidadania
ECRO
Sociedade civil
Nova cidadania
Cultura cidadã
Representações sociais
Psicologia Social
Cidadania Rio de Janeiro (RJ)
Educação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL
description Aventureiros is a program on education for citizenship developed at the former Cartola Cultural Center, currently Museum of Samba, involving children from Mangueira slums (Rio de Janeiro) through the adaptation of ECRO (Conceptual, Referential and Operative Scheme) created by Enrique Pichon-Rivière. It is a Participatory Action Research (PAR) that materializes concepts such as civil society (Walzer, 1998), new citizenship (Santos, 2010) and citizenship culture (Mockus, 2003) by means of experiential learning strategies, focusing on five intervention realms: personal vision of future, decisions-making, creativity, teamwork and discovery of the city. The ECRO, as the main instrument of this research, aimed at both changing some children s attitudes and behaviors and gathering data. The findings of the intervention were brought together within seven vectors indicating the qualitative analysis (territorial approach, informational consumption, future-vision references, group cooperation, cultural identity, construction of symbolic codes and the law as a referent of social regulation), taking into account complementary research tools such as the questionnaire and the free evocations technique, which pave the way for dealing with the central nucleus theory on social representations and its contributions
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-02-15
dc.date.available.fl_str_mv 2017-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:42:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VÁSQUEZ, Georgie Alexánder Echeverri. Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).. 2016. 198 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15402
identifier_str_mv VÁSQUEZ, Georgie Alexánder Echeverri. Aventureiros: Programa de educação para a cidadania com crianças da Mangueira (RJ) baseado no Esquema Conceitual, Referencial e Operativo (ECRO).. 2016. 198 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15402/1/Dissert_Georgie+Echeverri.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cc753c4d936faa012173d82a66fc45e1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728688096477184