O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal:
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Medeiros, Mário, dos Santos, Fabio Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Barbarói (Online)
Texto Completo: https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1284
Resumo: Resumo: O aumento da violência vem contribuindo para a superlotação dos estabelecimentos prisionais. Este fenômeno tem se caracterizado, sobretudo, pelo aumento da periculosidade dos encarcerados e consequente complexificação das ações preventivas e de reabilitação do comportamento criminoso. O presente artigo é resultado de um esforço para elaborar um esquema conceptual referencial operativo – ECRO, de um grupo constituído por 25 apenados do Centro de Ressocialização do Agreste pernambucano – CRA. Realizado através de uma abordagem qualitativa e sob a forma de pesquisa-ação, o trabalho foi desenvolvido através de uma abordagem formulada a partir da ideia de grupo operativo de Pichón-Riviere (1977), da noção de aprendizagem significativa de Ausubel (1980) e da concepção de comportamento desviante de Winnicott (1999), entre outros. É relevante notar que as pessoas participantes do grupo operativo, ao exporem suas experiências e conflitos, se defrontaram com uma abertura para o novo e apresentaram indícios de mudanças de significados no seu esquema referencial operativo no sentido de um ajustamento mais adequado às normas do bem viver coletivo e da paz social. Palavras-chave: Ressocialização; ECRO; Aprendizagem; Mudanças de significados.
id UNISC-2_92bbc6bae4cd36a0d0de545b51e411a9
oai_identifier_str oai:ojs.online.unisc.br:article/1284
network_acronym_str UNISC-2
network_name_str Barbarói (Online)
repository_id_str
spelling O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.RessocializaçãoECROAprendizagemMudanças de significados.Resumo: O aumento da violência vem contribuindo para a superlotação dos estabelecimentos prisionais. Este fenômeno tem se caracterizado, sobretudo, pelo aumento da periculosidade dos encarcerados e consequente complexificação das ações preventivas e de reabilitação do comportamento criminoso. O presente artigo é resultado de um esforço para elaborar um esquema conceptual referencial operativo – ECRO, de um grupo constituído por 25 apenados do Centro de Ressocialização do Agreste pernambucano – CRA. Realizado através de uma abordagem qualitativa e sob a forma de pesquisa-ação, o trabalho foi desenvolvido através de uma abordagem formulada a partir da ideia de grupo operativo de Pichón-Riviere (1977), da noção de aprendizagem significativa de Ausubel (1980) e da concepção de comportamento desviante de Winnicott (1999), entre outros. É relevante notar que as pessoas participantes do grupo operativo, ao exporem suas experiências e conflitos, se defrontaram com uma abertura para o novo e apresentaram indícios de mudanças de significados no seu esquema referencial operativo no sentido de um ajustamento mais adequado às normas do bem viver coletivo e da paz social. Palavras-chave: Ressocialização; ECRO; Aprendizagem; Mudanças de significados.Unisc2011-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/128410.17058/barbaroi.v0i34.1284Barbarói; Nº 34 ANO 2011/1; 04-221982-2022reponame:Barbarói (Online)instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)instacron:UNISCporhttps://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1284/1553Medeiros, Máriodos Santos, Fabio Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:00:36Zoai:ojs.online.unisc.br:article/1284Revistahttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroihttp://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/oaibarbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br1982-20220104-6578opendoar:2024-05-27T15:00:36Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)false
dc.title.none.fl_str_mv O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.
title O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.
spellingShingle O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.

Ressocialização
ECRO
Aprendizagem
Mudanças de significados.
title_short O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.
title_full O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.
title_fullStr O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.
title_full_unstemmed O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.
title_sort O CONCEITO DE ESQUEMA CONCEPTUAL REFERENCIAL OPERATIVO – ECRO E O PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DE APENADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO-HERMENÊUTICO.
dc.creator.none.fl_str_mv
author
author_facet
Medeiros, Mário
dos Santos, Fabio Alves
author_role author
author2 Medeiros, Mário
dos Santos, Fabio Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Mário
dos Santos, Fabio Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Ressocialização
ECRO
Aprendizagem
Mudanças de significados.
topic Ressocialização
ECRO
Aprendizagem
Mudanças de significados.
description Resumo: O aumento da violência vem contribuindo para a superlotação dos estabelecimentos prisionais. Este fenômeno tem se caracterizado, sobretudo, pelo aumento da periculosidade dos encarcerados e consequente complexificação das ações preventivas e de reabilitação do comportamento criminoso. O presente artigo é resultado de um esforço para elaborar um esquema conceptual referencial operativo – ECRO, de um grupo constituído por 25 apenados do Centro de Ressocialização do Agreste pernambucano – CRA. Realizado através de uma abordagem qualitativa e sob a forma de pesquisa-ação, o trabalho foi desenvolvido através de uma abordagem formulada a partir da ideia de grupo operativo de Pichón-Riviere (1977), da noção de aprendizagem significativa de Ausubel (1980) e da concepção de comportamento desviante de Winnicott (1999), entre outros. É relevante notar que as pessoas participantes do grupo operativo, ao exporem suas experiências e conflitos, se defrontaram com uma abertura para o novo e apresentaram indícios de mudanças de significados no seu esquema referencial operativo no sentido de um ajustamento mais adequado às normas do bem viver coletivo e da paz social. Palavras-chave: Ressocialização; ECRO; Aprendizagem; Mudanças de significados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1284
10.17058/barbaroi.v0i34.1284
url https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1284
identifier_str_mv 10.17058/barbaroi.v0i34.1284
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://online.unisc.br/seer/index.php/barbaroi/article/view/1284/1553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unisc
publisher.none.fl_str_mv Unisc
dc.source.none.fl_str_mv Barbarói; Nº 34 ANO 2011/1; 04-22
1982-2022
reponame:Barbarói (Online)
instname:Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron:UNISC
instname_str Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
instacron_str UNISC
institution UNISC
reponame_str Barbarói (Online)
collection Barbarói (Online)
repository.name.fl_str_mv Barbarói (Online) - Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
repository.mail.fl_str_mv barbaroi@unisc.br||sareosa@unisc.br||bernard@unisc.br
_version_ 1800219564251807744