Gêneros e sexualidades no Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2024): disputas, orientações, silenciamentos e desafios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19139 |
Resumo: | Esta pesquisa se dedica à análise de disputas, embates políticos e relações de poder entorno das temáticas de gêneros e sexualidades nos discursos de elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PMESG) 2015-2024. O trabalho busca indiciar quais questões eram privilegiadas e silenciadas no município e refletir sobre os desafios e possibilidades de uma educação contra-hegemônica em direitos humanos na cidade. Para tanto, são considerados como fonte de pesquisa o texto final da V Conferência Municipal de Educação de São Gonçalo (V COMESG), as emendas feitas pelxs vereadorxs da cidade a esse texto e o vídeo da audiência pública de aprovação do PMESG. Nesse processo, foi percebido um jogo de saber-poder entre defensorxs de uma proposta de educação pública de valorização das diferenças e combate a formas associadas de exclusão, discriminação, preconceito e violência, e representantxs do legislativo próximxs de uma política neoliberal privatista de educação alinhada à moral judaico-cristã. Apesar das tentativas de interdição das questões de gêneros e sexualidades na lei, esta pesquisa propõe a defesa de debates contra-hegemônicos sobre gêneros e sexualidades nas escolas de São Gonçalo a partir de algumas pistas presentes no próprio texto do PMESG 2015-2024. |
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Gêneros e sexualidades no Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2024): disputas, orientações, silenciamentos e desafiosGenders and sexualities in the São Gonçalo Municipal Plan of Education (2015-2024): disputes, guidance, silence and challengesSão Gonçalo Municipal Plan of EducationGendersSexualitiesPlano municipal de educação de São GonçaloGênerosSexualidadesCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOEsta pesquisa se dedica à análise de disputas, embates políticos e relações de poder entorno das temáticas de gêneros e sexualidades nos discursos de elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (PMESG) 2015-2024. O trabalho busca indiciar quais questões eram privilegiadas e silenciadas no município e refletir sobre os desafios e possibilidades de uma educação contra-hegemônica em direitos humanos na cidade. Para tanto, são considerados como fonte de pesquisa o texto final da V Conferência Municipal de Educação de São Gonçalo (V COMESG), as emendas feitas pelxs vereadorxs da cidade a esse texto e o vídeo da audiência pública de aprovação do PMESG. Nesse processo, foi percebido um jogo de saber-poder entre defensorxs de uma proposta de educação pública de valorização das diferenças e combate a formas associadas de exclusão, discriminação, preconceito e violência, e representantxs do legislativo próximxs de uma política neoliberal privatista de educação alinhada à moral judaico-cristã. Apesar das tentativas de interdição das questões de gêneros e sexualidades na lei, esta pesquisa propõe a defesa de debates contra-hegemônicos sobre gêneros e sexualidades nas escolas de São Gonçalo a partir de algumas pistas presentes no próprio texto do PMESG 2015-2024.This research analyses the disputes, political conflicts and power relations concerning genders and sexualities in the discourses of preparation and approval of the São Gonçalo Municipal Plan of Education 2015-2014. The work searches to indicate which issues were privileged and silenced in the municipality and think about the challenges and possibilities for a counter-hegemonic education in human right in the city. For this, the final text of the V Municipal Conference about Education in São Gonçalo, the amendments done by the councilors to this text and the video of the Educational Plan public hearing were considered as source of research. In this process, it was noticed a knowledge-power game between the defenders of a public education related to the appreciation of differences and combat of associated ways of exclusion, discrimination, prejudice and violence, and representatives of the legislative close to private neoliberal educational politics aligned with a Judeo-Christian morality. Despite the interdiction attempts to the issues of genders and sexualities in the law, this research suggests the defense of the counter-hegemonic debates about genders and sexualities in the São Gonçalo’s schools based on some leads present in the very text of the São Gonçalo Municipal Plan of Education 2015-2024.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisSepulveda, Denize de Aguiar Xavierhttp://lattes.cnpq.br/9823519245400422Sepulveda, José Antonio Mirandahttp://lattes.cnpq.br/6594616768887294Dias, Rosimeri de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/4701136188544538Silva, José Cláudio Soomahttp://lattes.cnpq.br/9289502247184812Silva, Maíra Marins da2023-03-10T13:08:14Z2020-04-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maíra Marins da. Gêneros e sexualidades no Plano Municipal de Educação de São Gonçalo (2015-2024): disputas, orientações, silenciamentos e desafios. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19139porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T19:01:03Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/19139Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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