O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Fernanda Sansão Ramos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8359
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma os alunos que se preparam para ingressar na universidade através do vestibular, repensam e reconstroem suas próprias identidades durante este processo de elaboração de uma identidade profissional, fortemente marcada pela escolha de carreira. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico a proposta analítica de construção de projetos de vida, apresentada por Gilberto Velho (2003; 2004; 2009), bem como as contribuição de Anthony Giddens (2002) a respeito do papel da escolha na sociedade ocidental moderna. Destaca-se também o interesse em comparar as motivações e critérios de escolha de carreira entre alunos das redes pública e privada de ensino, para apontar semelhanças e distinções ao longo da escolha.
id UERJ_a3ab5979185becc0354d6cd839042c3b
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/8359
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandosWhat will I be when I grow up? Identity and career choice among young vestibulandosIdentityYouthProjectsCareer choiceVestibularIdentidadeJuventudeProjetosEscolha de carreiraVestibularOrientação profissionalJovens BrasilCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAO presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma os alunos que se preparam para ingressar na universidade através do vestibular, repensam e reconstroem suas próprias identidades durante este processo de elaboração de uma identidade profissional, fortemente marcada pela escolha de carreira. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico a proposta analítica de construção de projetos de vida, apresentada por Gilberto Velho (2003; 2004; 2009), bem como as contribuição de Anthony Giddens (2002) a respeito do papel da escolha na sociedade ocidental moderna. Destaca-se também o interesse em comparar as motivações e critérios de escolha de carreira entre alunos das redes pública e privada de ensino, para apontar semelhanças e distinções ao longo da escolha.This study aims to analyze how students preparing to enter university through the vestibular, rethink and reconstruct their own identities during the process of developing a professional identity, strongly marked by career choice. Therefore, it was used the theoretical proposal of life projects, presented by Gilberto Velho (2003, 2004, 2009) as well as the contribution of Anthony Giddens (2002) concerning the role of choice in the modern Western society. Also noteworthy is the interest of this study in comparing the motivations and criteria for career choice among students from public and private schools, to point out similarities and distinctions over the choice.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências HumanasBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Ciências SociaisRezende, Claudia Barcelloshttp://lattes.cnpq.br/2464920090343673Barros, Myriam Moraes Lins dehttp://lattes.cnpq.br/1284532795460365Machado, Carly Barbozahttp://lattes.cnpq.br/0663218453318204Coelho, Maria Claudia Pereirahttp://lattes.cnpq.br/5833738686881006Garchet, Helena Maria Bomenyhttp://lattes.cnpq.br/5712027573089549Mattos, Fernanda Sansão Ramos2021-01-05T19:24:54Z2014-06-042012-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMATTOS, Fernanda Sansão Ramos. O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos. 2012. 136 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8359porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T17:09:48Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/8359Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T17:09:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
What will I be when I grow up? Identity and career choice among young vestibulandos
title O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
spellingShingle O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
Mattos, Fernanda Sansão Ramos
Identity
Youth
Projects
Career choice
Vestibular
Identidade
Juventude
Projetos
Escolha de carreira
Vestibular
Orientação profissional
Jovens Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
title_full O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
title_fullStr O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
title_full_unstemmed O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
title_sort O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos
author Mattos, Fernanda Sansão Ramos
author_facet Mattos, Fernanda Sansão Ramos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Claudia Barcellos
http://lattes.cnpq.br/2464920090343673
Barros, Myriam Moraes Lins de
http://lattes.cnpq.br/1284532795460365
Machado, Carly Barboza
http://lattes.cnpq.br/0663218453318204
Coelho, Maria Claudia Pereira
http://lattes.cnpq.br/5833738686881006
Garchet, Helena Maria Bomeny
http://lattes.cnpq.br/5712027573089549
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Fernanda Sansão Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Identity
Youth
Projects
Career choice
Vestibular
Identidade
Juventude
Projetos
Escolha de carreira
Vestibular
Orientação profissional
Jovens Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
topic Identity
Youth
Projects
Career choice
Vestibular
Identidade
Juventude
Projetos
Escolha de carreira
Vestibular
Orientação profissional
Jovens Brasil
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description O presente trabalho tem como objetivo analisar de que forma os alunos que se preparam para ingressar na universidade através do vestibular, repensam e reconstroem suas próprias identidades durante este processo de elaboração de uma identidade profissional, fortemente marcada pela escolha de carreira. Para tanto, foi utilizado como referencial teórico a proposta analítica de construção de projetos de vida, apresentada por Gilberto Velho (2003; 2004; 2009), bem como as contribuição de Anthony Giddens (2002) a respeito do papel da escolha na sociedade ocidental moderna. Destaca-se também o interesse em comparar as motivações e critérios de escolha de carreira entre alunos das redes pública e privada de ensino, para apontar semelhanças e distinções ao longo da escolha.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-20
2014-06-04
2021-01-05T19:24:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTOS, Fernanda Sansão Ramos. O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos. 2012. 136 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8359
identifier_str_mv MATTOS, Fernanda Sansão Ramos. O que eu vou ser quando eu crescer? Identidade e escolha profissional entre jovens vestibulandos. 2012. 136 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/8359
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Ciências Sociais::Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990604686721024