O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, David da Costa Aguiar de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15471
Resumo: The thesis then presented to IESP/UERJ as a prerequisite for obtaining a Ph.D. in Sociology, demonstrates how the pictorial style graffiti had its social perception subverted since its aesthetic assimilation by institutions called "official" from world of the visual arts in Brazil, basically the market and places of worship to works of art (galleries and museums, respectively), at the beginning of the XXI century. From the category "art world" in Becker (1982), the work seeks to outline the "world of graffiti in Rio de Janeiro" and their points of contact with institutions and individuals own the "official world of the arts . The research hypothesis - investigated through microsociological fieldwork according to qualitative social research paradigm inherent Chicago School (Coulon, 1995) - is from this intercession or these contact points, narrowed in the past two decades, there emerged a subjective process of legitimization of graffiti as artistic activity in Brazil, promoting the displacement of its broad social perception, located primarily in an atmosphere classed as a pollutant (Douglas , 1976) and deviant (Becker, 2009), to an atmosphere of appreciation and consequent assimilation of its aesthetic by niches like fashion, advertising, home decoration and public policies to combat juvenile delinquency and idleness.
id UERJ_a9234f93b50f60e4eb33800cbbfa59cf
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/15471
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Lima, Diana Nogueira de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/5762561251950875Cardoso, Adalberto Moreirahttp://lattes.cnpq.br/2468028807671937Silva, Luiz Antonio Machado dahttp://lattes.cnpq.br/8855936483074666Amaral, Adriana Facina Gurgel dohttp://lattes.cnpq.br/1031649453998211Bôas, Glaucia Kruse VillasCPF:83626123715http://lattes.cnpq.br/7707037701632549http://lattes.cnpq.br/7832871410428148Souza, David da Costa Aguiar de2021-01-07T18:49:39Z2013-10-292013-10-16SOUZA, David da Costa Aguiar de. O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil. 2013. 211 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15471The thesis then presented to IESP/UERJ as a prerequisite for obtaining a Ph.D. in Sociology, demonstrates how the pictorial style graffiti had its social perception subverted since its aesthetic assimilation by institutions called "official" from world of the visual arts in Brazil, basically the market and places of worship to works of art (galleries and museums, respectively), at the beginning of the XXI century. From the category "art world" in Becker (1982), the work seeks to outline the "world of graffiti in Rio de Janeiro" and their points of contact with institutions and individuals own the "official world of the arts . The research hypothesis - investigated through microsociological fieldwork according to qualitative social research paradigm inherent Chicago School (Coulon, 1995) - is from this intercession or these contact points, narrowed in the past two decades, there emerged a subjective process of legitimization of graffiti as artistic activity in Brazil, promoting the displacement of its broad social perception, located primarily in an atmosphere classed as a pollutant (Douglas , 1976) and deviant (Becker, 2009), to an atmosphere of appreciation and consequent assimilation of its aesthetic by niches like fashion, advertising, home decoration and public policies to combat juvenile delinquency and idleness.A Tese a seguir, apresentada ao IESP/UERJ como pré-requisito para obtenção do grau de Doutor em Sociologia, demonstra a forma como o estilo pictórico grafite teve sua percepção social subvertida a partir da assimilação de sua estética pelas instituições ditas oficiais do mundo das artes visuais no Brasil, leia-se mercado e locais de culto às obras de arte (galerias e museus, respectivamente), no início do século XXI. A partir da categoria mundo artístico em Becker (1982)1, o trabalho busca dar contornos ao mundo do grafite carioca e a seus pontos de contato com estabelecimentos e sujeitos próprios do mundo oficial das artes plásticas . A hipótese da pesquisa - investigada através de trabalho de campo microssociológico em conformidade com o paradigma de pesquisa social qualitativo inerente à Escola de Chicago (Coulon, 1995)2 - é que desta intercessão ou desses pontos de contato, estreitados nas últimas duas décadas, emergiu um subjetivo processo de legitimação do grafite como atividade artística no Brasil, promovendo o deslocamento de sua ampla percepção social, situada primariamente numa atmosfera que o classificava como poluente (Douglas, 1976) 3 e desviante (Becker, 2009)4, para uma atmosfera de valorização e conseqüente assimilação de sua estética por nichos como a moda, a publicidade, a decoração de ambientes e as políticas públicas de combate à delinqüência e ócio juvenis.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:49:39Z No. of bitstreams: 1 tese David de Souza.pdf: 3004456 bytes, checksum: 8e627254ae241c91f8ac93a11302b756 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:49:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese David de Souza.pdf: 3004456 bytes, checksum: 8e627254ae241c91f8ac93a11302b756 (MD5) Previous issue date: 2013-10-16Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUERJBRCentro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e PolíticosGraffitiArt worldSociology of ArtUrban MicrosociologyGrafiteMundo artísticoSociologia da ArteMicrossociologia UrbanaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIAO olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no BrasilThe ocidental eye and the taste: a sociological lecture of process of legitimization graffiti as an artistic expression in Brazilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALtese David de Souza.pdfapplication/pdf3004456http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15471/1/tese+David+de+Souza.pdf8e627254ae241c91f8ac93a11302b756MD511/154712024-02-27 13:37:53.723oai:www.bdtd.uerj.br:1/15471Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:37:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The ocidental eye and the taste: a sociological lecture of process of legitimization graffiti as an artistic expression in Brazil
title O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil
spellingShingle O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil
Souza, David da Costa Aguiar de
Graffiti
Art world
Sociology of Art
Urban Microsociology
Grafite
Mundo artístico
Sociologia da Arte
Microssociologia Urbana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
title_short O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil
title_full O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil
title_fullStr O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil
title_full_unstemmed O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil
title_sort O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil
author Souza, David da Costa Aguiar de
author_facet Souza, David da Costa Aguiar de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Diana Nogueira de Oliveira
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5762561251950875
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Cardoso, Adalberto Moreira
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2468028807671937
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Luiz Antonio Machado da
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8855936483074666
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Amaral, Adriana Facina Gurgel do
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1031649453998211
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Bôas, Glaucia Kruse Villas
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv CPF:83626123715
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7707037701632549
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7832871410428148
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, David da Costa Aguiar de
contributor_str_mv Lima, Diana Nogueira de Oliveira
Cardoso, Adalberto Moreira
Silva, Luiz Antonio Machado da
Amaral, Adriana Facina Gurgel do
Bôas, Glaucia Kruse Villas
dc.subject.eng.fl_str_mv Graffiti
Art world
Sociology of Art
Urban Microsociology
topic Graffiti
Art world
Sociology of Art
Urban Microsociology
Grafite
Mundo artístico
Sociologia da Arte
Microssociologia Urbana
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
dc.subject.por.fl_str_mv Grafite
Mundo artístico
Sociologia da Arte
Microssociologia Urbana
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
description The thesis then presented to IESP/UERJ as a prerequisite for obtaining a Ph.D. in Sociology, demonstrates how the pictorial style graffiti had its social perception subverted since its aesthetic assimilation by institutions called "official" from world of the visual arts in Brazil, basically the market and places of worship to works of art (galleries and museums, respectively), at the beginning of the XXI century. From the category "art world" in Becker (1982), the work seeks to outline the "world of graffiti in Rio de Janeiro" and their points of contact with institutions and individuals own the "official world of the arts . The research hypothesis - investigated through microsociological fieldwork according to qualitative social research paradigm inherent Chicago School (Coulon, 1995) - is from this intercession or these contact points, narrowed in the past two decades, there emerged a subjective process of legitimization of graffiti as artistic activity in Brazil, promoting the displacement of its broad social perception, located primarily in an atmosphere classed as a pollutant (Douglas , 1976) and deviant (Becker, 2009), to an atmosphere of appreciation and consequent assimilation of its aesthetic by niches like fashion, advertising, home decoration and public policies to combat juvenile delinquency and idleness.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-10-29
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-10-16
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T18:49:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, David da Costa Aguiar de. O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil. 2013. 211 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15471
identifier_str_mv SOUZA, David da Costa Aguiar de. O olho ocidental e o gosto: uma leitura sociológica do processo de legitimação do grafite como expressão artística no Brasil. 2013. 211 f. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Sociologia
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Sociais::Instituto de Estudos Sociais e Políticos
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15471/1/tese+David+de+Souza.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e627254ae241c91f8ac93a11302b756
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352337087430656