O NEOHUMANO: corpos e virtualidades no cinema de David Cronenberg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Alex Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/17103
Resumo: Objetiva-se investigar como tem se dado no cinema da contemporaneidade o diálogo entre real e virtual e a condição do corpo como mediador e lócus de manifestação e representação desta relação, mais especificamente, em David Cronenberg. O período no qual se delimita a pesquisa está focado a partir de meados da década de 1970 (aprox. 1975) até os dias atuais, por se entender que esse período compreende um momento de unidade estético-criativa vivenciada pelo referido diretor, bem como diversos fenômenos que contextualizam, muitas vezes de forma basilar, os temas, formas e opções estéticas observadas da obra do autor em questão. Pretende-se realizar uma análise específica do tema dentro do cinema de David Cronenberg, mais especificamente em “eXistenZ” (1999), contextualizando com a produção científica/artística/cultural, especificamente aquela voltada para real/virtual e representação do corpo, e analisar se esta colabora para a introdução de novos elementos pelos quais se possam pensar a obra “cronenbergiana” ou vice-versa. Verificou-se previamente que a produção acadêmica existente aponta para uma aguda percepção da realidade por parte do diretor David Cronenberg (que está antenado às inovações tecnológicas e suas implicações na percepção do real) e sua profunda reflexão, de caráter ensaístico em alguns filmes, acerca de tecnologias orgânicas e do lugar do cinema enquanto expressão. Atreladas a esta investigação estão as discussões teóricas sobre corpo, reflexividade, representação e linguagem cinematográfica. O organismo estético utilizado pelo diretor não será desprezado, uma vez que se entende que este faz parte da construção do discurso a respeito do corpo e sua relação com a representação pensada por Cronenberg
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Pretende-se realizar uma análise específica do tema dentro do cinema de David Cronenberg, mais especificamente em “eXistenZ” (1999), contextualizando com a produção científica/artística/cultural, especificamente aquela voltada para real/virtual e representação do corpo, e analisar se esta colabora para a introdução de novos elementos pelos quais se possam pensar a obra “cronenbergiana” ou vice-versa. Verificou-se previamente que a produção acadêmica existente aponta para uma aguda percepção da realidade por parte do diretor David Cronenberg (que está antenado às inovações tecnológicas e suas implicações na percepção do real) e sua profunda reflexão, de caráter ensaístico em alguns filmes, acerca de tecnologias orgânicas e do lugar do cinema enquanto expressão. Atreladas a esta investigação estão as discussões teóricas sobre corpo, reflexividade, representação e linguagem cinematográfica. O organismo estético utilizado pelo diretor não será desprezado, uma vez que se entende que este faz parte da construção do discurso a respeito do corpo e sua relação com a representação pensada por CronenbergIt aims to investigate how the dialog between real and virtual and the condition of the body as a mediator and locus of manifestation and representation of this relation, more specifically, in David Cronenberg, has been given in contemporary cinema. The period in which the research is delimited is focused from the mid-1970s (approx. 1975) to the present day, because it is understood that this period comprises a moment of aesthetic-creative unity experienced by the aforementioned director, as well as several Phenomena that contextualize, often in a basic way, the themes, forms and aesthetic options observed of the work of the author in question. It is intended to carry out a specific analysis of the theme within the cinema of David Cronenberg, more specifically in "eXistenZ" (1999), contextualizing with the scientific / artistic / cultural production, specifically that focused on real / virtual and representation of the body, and analyze If it collaborates for the introduction of new elements by which the "chronenbergian" work can be thought or vice versa. It has been previously verified that the existing academic production points to a keen perception of reality by the director David Cronenberg (who is attuned to the technological innovations and their implications in the perception of the real) and his deep reflection, of an essayistic character in some films, about Of organic technologies and of the place of cinema as an expression. Linked to this investigation are the theoretical discussions about body, reflexivity, representation and cinematic language. The aesthetic organism used by the director will not be despised, since it is understood that this is part of the construction of the discourse about the body and its relation to the idea thought by CronenbergCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Instituto de ArtesBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em ArtesGueron, Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/7403941651097693Victorio Filho, Aldohttp://lattes.cnpq.br/4856601990720597Barata, Danillo Silvahttp://lattes.cnpq.br/3669937313676722Barbosa, Alex Santos2022-01-27T17:37:59Z2014-05-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARBOSA, Alex Santos. O NEOHUMANO: corpos e virtualidades no cinema de David Cronenberg. 2014. 74 f. 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