Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16861 |
Resumo: | O presente trabalho investiga a marca anglo-canadense na obra do cineasta David Cronenberg a partir do diálogo que instaura com as tradições culturais e teóricas do país que dizem respeito, ao tecnicismo, centrado nos meios de comunicação, propagado pelos teóricos da comunicação da Escola de Toronto e, especialmente, por Marshall Mcluhan e levando em consideração a tendência dos protagonistas canadenses a serem não-heróis, apontada por Margaret Atwood. E com o objetivo de contextualizar sua produção artística, mercadológica e culturalmente, no interior do sistema cinematográfico do Canadá, apresenta uma breve historiografia do cinema do país. Em relação à notória recorrência na obra do cineasta em questionar os limites do corpo humano, este trabalho analisa sua confluência com tradições teóricas e artísticas, que centramse nessa questão. E destaca as considerações referentes à abjeção e ao disgust, sentimentos diretamente associados ao temor frente ao rompimento dos limites corporais. O objetivo central deste trabalho é então desvelar como essas heranças da tradição cultural canadense estão relacionadas às obsessões cronenberguianas, principalmente em relação ao corpo, e à forma como esses elementos se amalgamam na configuração de sua obra extrema e única. |
id |
URGS_1ea4a56a64aa5c2d9b0fc7b333e4701a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16861 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Medeiros, Rosângela Fachel deOliveira, Ubiratan Paiva de2009-08-15T04:17:07Z2008http://hdl.handle.net/10183/16861000706688O presente trabalho investiga a marca anglo-canadense na obra do cineasta David Cronenberg a partir do diálogo que instaura com as tradições culturais e teóricas do país que dizem respeito, ao tecnicismo, centrado nos meios de comunicação, propagado pelos teóricos da comunicação da Escola de Toronto e, especialmente, por Marshall Mcluhan e levando em consideração a tendência dos protagonistas canadenses a serem não-heróis, apontada por Margaret Atwood. E com o objetivo de contextualizar sua produção artística, mercadológica e culturalmente, no interior do sistema cinematográfico do Canadá, apresenta uma breve historiografia do cinema do país. Em relação à notória recorrência na obra do cineasta em questionar os limites do corpo humano, este trabalho analisa sua confluência com tradições teóricas e artísticas, que centramse nessa questão. E destaca as considerações referentes à abjeção e ao disgust, sentimentos diretamente associados ao temor frente ao rompimento dos limites corporais. O objetivo central deste trabalho é então desvelar como essas heranças da tradição cultural canadense estão relacionadas às obsessões cronenberguianas, principalmente em relação ao corpo, e à forma como esses elementos se amalgamam na configuração de sua obra extrema e única.This dissertation investigates the Anglo-Canadian trademark in the work of cinematographer David Cronenberg through his dialogue with the cultural and theoretical traditions of the country which concern technicism, centred on the means of communication, disseminated by the theoreticians of communication from the School of Toronto, and specially by Marshall McLuhan and taking into consideration the tendency on the part of the Canadian protagonists to be non-heroes, pointed out by Margaret Atwood. Also aiming to contextualize his artistic production, commercially and culturally, in the Canadian cinematographic system, it presents a brief historiography of cinema in Canada. As to the notorious recurrence of on investigation concerning the limits of the body, this dissertation analyses its confluence with theoretical and artistic traditions focused on this theme. It points out the consideration concerning abjection and disgust, feelings which are directly associated with the fear which the exceeding of the corporeal limits provokes. The central aim of this dissertation is therefore to reveal how these heirlooms of the Canadian cultural tradition are related to Cronenberg's obsessions, notably these related to the human body, and to the way that such elements amalgamate to produce his extreme and unique work.application/pdfporCronenberg, David, 1943-McLuhan, Marshall, 1911-1980Atwood, Margaret, 1939-Literatura comparadaTeoria literáriaCinema e literaturaCinema canadenseCinema contemporâneoCrítica cinematográficaCulturaHistoriografiaMeios de comunicaçãoIdentidade nacionalImaginárioCinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limitesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000706688.pdf000706688.pdfTexto completoapplication/pdf2323937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16861/1/000706688.pdf1e4d2f5d5d054f4f6e9e103ed4f79f32MD51TEXT000706688.pdf.txt000706688.pdf.txtExtracted Texttext/plain1066064http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16861/2/000706688.pdf.txt847a9b514918fef1913fb29d723b6876MD52THUMBNAIL000706688.pdf.jpg000706688.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1005http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16861/3/000706688.pdf.jpg8c81c9a87c8c6b5aa894c7a7d01450deMD5310183/168612018-10-18 07:16:30.692oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16861Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-18T10:16:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites |
title |
Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites |
spellingShingle |
Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites Medeiros, Rosângela Fachel de Cronenberg, David, 1943- McLuhan, Marshall, 1911-1980 Atwood, Margaret, 1939- Literatura comparada Teoria literária Cinema e literatura Cinema canadense Cinema contemporâneo Crítica cinematográfica Cultura Historiografia Meios de comunicação Identidade nacional Imaginário |
title_short |
Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites |
title_full |
Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites |
title_fullStr |
Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites |
title_full_unstemmed |
Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites |
title_sort |
Cinema e identidade cultural : David Cronenberg questionando limites |
author |
Medeiros, Rosângela Fachel de |
author_facet |
Medeiros, Rosângela Fachel de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Medeiros, Rosângela Fachel de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Ubiratan Paiva de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Ubiratan Paiva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cronenberg, David, 1943- McLuhan, Marshall, 1911-1980 Atwood, Margaret, 1939- Literatura comparada Teoria literária Cinema e literatura Cinema canadense Cinema contemporâneo Crítica cinematográfica Cultura Historiografia Meios de comunicação Identidade nacional Imaginário |
topic |
Cronenberg, David, 1943- McLuhan, Marshall, 1911-1980 Atwood, Margaret, 1939- Literatura comparada Teoria literária Cinema e literatura Cinema canadense Cinema contemporâneo Crítica cinematográfica Cultura Historiografia Meios de comunicação Identidade nacional Imaginário |
description |
O presente trabalho investiga a marca anglo-canadense na obra do cineasta David Cronenberg a partir do diálogo que instaura com as tradições culturais e teóricas do país que dizem respeito, ao tecnicismo, centrado nos meios de comunicação, propagado pelos teóricos da comunicação da Escola de Toronto e, especialmente, por Marshall Mcluhan e levando em consideração a tendência dos protagonistas canadenses a serem não-heróis, apontada por Margaret Atwood. E com o objetivo de contextualizar sua produção artística, mercadológica e culturalmente, no interior do sistema cinematográfico do Canadá, apresenta uma breve historiografia do cinema do país. Em relação à notória recorrência na obra do cineasta em questionar os limites do corpo humano, este trabalho analisa sua confluência com tradições teóricas e artísticas, que centramse nessa questão. E destaca as considerações referentes à abjeção e ao disgust, sentimentos diretamente associados ao temor frente ao rompimento dos limites corporais. O objetivo central deste trabalho é então desvelar como essas heranças da tradição cultural canadense estão relacionadas às obsessões cronenberguianas, principalmente em relação ao corpo, e à forma como esses elementos se amalgamam na configuração de sua obra extrema e única. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-08-15T04:17:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16861 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000706688 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16861 |
identifier_str_mv |
000706688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16861/1/000706688.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16861/2/000706688.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16861/3/000706688.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1e4d2f5d5d054f4f6e9e103ed4f79f32 847a9b514918fef1913fb29d723b6876 8c81c9a87c8c6b5aa894c7a7d01450de |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736819698466816 |