Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Silvia Terezinha Rezende
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6416
Resumo: The corpus of this essay is mainly to study accurately the following literary compositions: A Maior Flor do Mundo by José Saramago, O Gato e o Escuro by Mia Couto and O Mistério do Coelho Pensante by Clarice Lispector for childish readers. The undertaken analyses has as a theoretical reference Estética da Recepção by Hans Robert Jauss and Teoria do Efeito Estético by Wolfgang Iser, tendencies wich take the reader as an active active element in the act of reading, letting him/her go deeply into the text and fill in the blanks left by the authors who make the reader formulate what was not said through his/her imagination. The language of the mentioned books works as the reader s instrument of perception and childhood symbol, so that they will be so amazing, fantastic and wonderful without having the function of controlling and moralizing , which made children not to express themselves with freedom in the past. When concepts as reception, effect horizon of expectations and implicit reader are worked, we try to explain how the reading involves children and its introduction in the cultural context of sense production. The analysed literary compositions contribute to make analytical and thoughtful readers object life experiences. The book illustrations do not appear as only verbal text complement, but also getting expression and esthetic meanings
id UERJ_bd2eb553dfbda28256387fd9c2c8e6cf
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/6416
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Fontes, Maria Helena Sansãohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782875E2Pires, Mirian da Silvahttp://lattes.cnpq.br/6005717036959673Batalha, Maria Cristinahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798984T2http://lattes.cnpq.br/0186584726184361Macedo, Silvia Terezinha Rezende2021-01-05T15:06:00Z2012-01-042011-03-31MACEDO, Silvia Terezinha Rezende. Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6416The corpus of this essay is mainly to study accurately the following literary compositions: A Maior Flor do Mundo by José Saramago, O Gato e o Escuro by Mia Couto and O Mistério do Coelho Pensante by Clarice Lispector for childish readers. The undertaken analyses has as a theoretical reference Estética da Recepção by Hans Robert Jauss and Teoria do Efeito Estético by Wolfgang Iser, tendencies wich take the reader as an active active element in the act of reading, letting him/her go deeply into the text and fill in the blanks left by the authors who make the reader formulate what was not said through his/her imagination. The language of the mentioned books works as the reader s instrument of perception and childhood symbol, so that they will be so amazing, fantastic and wonderful without having the function of controlling and moralizing , which made children not to express themselves with freedom in the past. When concepts as reception, effect horizon of expectations and implicit reader are worked, we try to explain how the reading involves children and its introduction in the cultural context of sense production. The analysed literary compositions contribute to make analytical and thoughtful readers object life experiences. The book illustrations do not appear as only verbal text complement, but also getting expression and esthetic meaningsO corpus desta dissertação tem por objetivo a análise das obras A Maior flor do Mundo de José Saramago, O Gato e o Escuro de Mia Couto e O Mistério do Coelho Pensante de Clarice Lispector para o público infantil. A análise empreendida tem como referencial teórico a Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e a Teoria do Efeito Estético de Wolfgang Iser, correntes que figuram o leitor como elemento atuante no ato da leitura, convidando-o a mergulhar nas entrelinhas dos textos e preencher lacunas ou hiatos, deixados pelos autores que mobilizam o leitor a formular o que não foi dito através da imaginação. A linguagem das obras mencionadas age como instrumento de percepção do leitor e símbolo da infância, pois, tornar-se-ão prazerosa, fantástica e maravilhosa sem a função disciplinadora e moralista que, anteriormente, inibia a criança de se expressar com liberdade. Ao trabalhar com conceitos como recepção, efeito, horizonte de expectativas e leitor implícito, busca-se explicar como se dá a leitura e a sua inserção no contexto das práticas culturais de produção de sentido. As obras estudadas contribuem para a formação de leitores críticos e reflexivos ao questionarem a linguagem literária diante das experiências da vida. As ilustrações das obras não se apresentam somente como simples complementação dos textos verbais, mas também, adquirem significados e expressões estéticasSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T15:06:00Z No. of bitstreams: 1 Silvia Teresinha _dissertacao.pdf: 733060 bytes, checksum: 25cc2a46439142db7eb2720573c9a8af (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T15:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Teresinha _dissertacao.pdf: 733060 bytes, checksum: 25cc2a46439142db7eb2720573c9a8af (MD5) Previous issue date: 2011-03-31application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasChildish LiteratureReceptionEffectHorizon of ExpectationsImplicit ReaderLiteratura InfantilRecepçãoEfeitoHorizonte de ExpectativasLeitor ImplícitoLiteratura infanto-juvenil História e críticaLiteratura comparadaLeitores Reação críticaLeituraImaginação nas criançasSaramago, José, 1922-2010. A maior flor do mundoSaramago, José, 1922-2010 Crítica e interpretaçãoCouto, Mia, 1955-. O gato e o escuroCouto, Mia, 1955- Crítica e interpretaçãoLispector, Clarice, 1920-1977. O mistério do coelho pensanteLispector, Clarice, 1920-1977 Crítica e interpretaçãoCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULASLiteratura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepçãoLiterature Luso-African-Brazilian: the reader-child from object to subject of the reception.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALSilvia Teresinha _dissertacao.pdfapplication/pdf733060http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6416/1/Silvia+Teresinha+_dissertacao.pdf25cc2a46439142db7eb2720573c9a8afMD511/64162024-02-27 16:17:05.822oai:www.bdtd.uerj.br:1/6416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:17:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Literature Luso-African-Brazilian: the reader-child from object to subject of the reception.
title Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
spellingShingle Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
Macedo, Silvia Terezinha Rezende
Childish Literature
Reception
Effect
Horizon of Expectations
Implicit Reader
Literatura Infantil
Recepção
Efeito
Horizonte de Expectativas
Leitor Implícito
Literatura infanto-juvenil História e crítica
Literatura comparada
Leitores Reação crítica
Leitura
Imaginação nas crianças
Saramago, José, 1922-2010. A maior flor do mundo
Saramago, José, 1922-2010 Crítica e interpretação
Couto, Mia, 1955-. O gato e o escuro
Couto, Mia, 1955- Crítica e interpretação
Lispector, Clarice, 1920-1977. O mistério do coelho pensante
Lispector, Clarice, 1920-1977 Crítica e interpretação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
title_short Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
title_full Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
title_fullStr Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
title_full_unstemmed Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
title_sort Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção
author Macedo, Silvia Terezinha Rezende
author_facet Macedo, Silvia Terezinha Rezende
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fontes, Maria Helena Sansão
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782875E2
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pires, Mirian da Silva
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6005717036959673
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Batalha, Maria Cristina
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798984T2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0186584726184361
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Silvia Terezinha Rezende
contributor_str_mv Fontes, Maria Helena Sansão
Pires, Mirian da Silva
Batalha, Maria Cristina
dc.subject.eng.fl_str_mv Childish Literature
Reception
Effect
Horizon of Expectations
Implicit Reader
topic Childish Literature
Reception
Effect
Horizon of Expectations
Implicit Reader
Literatura Infantil
Recepção
Efeito
Horizonte de Expectativas
Leitor Implícito
Literatura infanto-juvenil História e crítica
Literatura comparada
Leitores Reação crítica
Leitura
Imaginação nas crianças
Saramago, José, 1922-2010. A maior flor do mundo
Saramago, José, 1922-2010 Crítica e interpretação
Couto, Mia, 1955-. O gato e o escuro
Couto, Mia, 1955- Crítica e interpretação
Lispector, Clarice, 1920-1977. O mistério do coelho pensante
Lispector, Clarice, 1920-1977 Crítica e interpretação
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
dc.subject.por.fl_str_mv Literatura Infantil
Recepção
Efeito
Horizonte de Expectativas
Leitor Implícito
Literatura infanto-juvenil História e crítica
Literatura comparada
Leitores Reação crítica
Leitura
Imaginação nas crianças
Saramago, José, 1922-2010. A maior flor do mundo
Saramago, José, 1922-2010 Crítica e interpretação
Couto, Mia, 1955-. O gato e o escuro
Couto, Mia, 1955- Crítica e interpretação
Lispector, Clarice, 1920-1977. O mistério do coelho pensante
Lispector, Clarice, 1920-1977 Crítica e interpretação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::OUTRAS LITERATURAS VERNACULAS
description The corpus of this essay is mainly to study accurately the following literary compositions: A Maior Flor do Mundo by José Saramago, O Gato e o Escuro by Mia Couto and O Mistério do Coelho Pensante by Clarice Lispector for childish readers. The undertaken analyses has as a theoretical reference Estética da Recepção by Hans Robert Jauss and Teoria do Efeito Estético by Wolfgang Iser, tendencies wich take the reader as an active active element in the act of reading, letting him/her go deeply into the text and fill in the blanks left by the authors who make the reader formulate what was not said through his/her imagination. The language of the mentioned books works as the reader s instrument of perception and childhood symbol, so that they will be so amazing, fantastic and wonderful without having the function of controlling and moralizing , which made children not to express themselves with freedom in the past. When concepts as reception, effect horizon of expectations and implicit reader are worked, we try to explain how the reading involves children and its introduction in the cultural context of sense production. The analysed literary compositions contribute to make analytical and thoughtful readers object life experiences. The book illustrations do not appear as only verbal text complement, but also getting expression and esthetic meanings
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-03-31
dc.date.available.fl_str_mv 2012-01-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T15:06:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACEDO, Silvia Terezinha Rezende. Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6416
identifier_str_mv MACEDO, Silvia Terezinha Rezende. Literatura luso-afro-brasileira: o leitor-criança de objeto a sujeito na recepção. 2011. 77 f. Dissertação (Mestrado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6416/1/Silvia+Teresinha+_dissertacao.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 25cc2a46439142db7eb2720573c9a8af
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1792352269671333888