A produção de sentidos sobre itinerários formativos na reforma do ensino médio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19150 |
Resumo: | A presente dissertação se insere no âmbito das discussões acerca da Reforma do Ensino Médio implementada pela Lei nº 13.415/17. Estritamente, analisa a produção de sentidos sobre os itinerários formativos, que compõem 40% do currículo na nova legislação, contextualizando-os nas imposições do neoliberalismo econômico. A pesquisa partiu das principais questões: Quais sentidos estão em disputa sobre os itinerários formativos em um contexto de precarização das relações de trabalho? De que forma na flexibilização do currículo está subsumida a correlação de forças do Estado capitalista e da classe trabalhadora na formação dos/as jovens brasileiros/as? A escolha individual pelo processo formativo dos/as alunos/as no “novo” ensino médio pode ser efetivada ou será definida pela oferta? Quais determinações entram em jogo com a ideia trazida de que o/a estudante tem liberdade na escolha do itinerário formativo? Estabelecemos como objetivos da pesquisa: compreender os itinerários formativos a partir da análise da Reforma do Ensino Médio como política educacional que se vincula à formação para o trabalho simples e flexível nos marcos do neoliberalismo; discutir a relação entre os itinerários formativos e a ideologia neoliberal; levantar e analisar documentos produzidos no contexto da aprovação da Reforma do Ensino Médio que expressam as vozes dos sujeitos que disputam políticas educacionais para o ensino médio, em particular, os itinerários formativos. A fundamentação teórico-metológica da pesquisa está ancorada na perspectiva do materialismo histórico dialético de Karl Marx, em diálogo com outros autores que contribuem para o estudo da relação de forças entre Estado, sociedade, capital, educação e trabalho. Como procedimento metodológico, utilizamos fontes bibliográficas e documentais. Concluímos que os itinerários formativos, impostos pela reforma, reiteram o projeto societário do Estado capitalista para a formação do trabalho simples e desregulado de direitos para jovens oriundos da classe trabalhadora |
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A produção de sentidos sobre itinerários formativos na reforma do ensino médioThe production of meanings on formative itineraries in the reform of high schoolHigh school reformFormative itinerariesProduction of meaningsReforma do ensino médioItinerários formativosProdução de sentidosCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOA presente dissertação se insere no âmbito das discussões acerca da Reforma do Ensino Médio implementada pela Lei nº 13.415/17. Estritamente, analisa a produção de sentidos sobre os itinerários formativos, que compõem 40% do currículo na nova legislação, contextualizando-os nas imposições do neoliberalismo econômico. A pesquisa partiu das principais questões: Quais sentidos estão em disputa sobre os itinerários formativos em um contexto de precarização das relações de trabalho? De que forma na flexibilização do currículo está subsumida a correlação de forças do Estado capitalista e da classe trabalhadora na formação dos/as jovens brasileiros/as? A escolha individual pelo processo formativo dos/as alunos/as no “novo” ensino médio pode ser efetivada ou será definida pela oferta? Quais determinações entram em jogo com a ideia trazida de que o/a estudante tem liberdade na escolha do itinerário formativo? Estabelecemos como objetivos da pesquisa: compreender os itinerários formativos a partir da análise da Reforma do Ensino Médio como política educacional que se vincula à formação para o trabalho simples e flexível nos marcos do neoliberalismo; discutir a relação entre os itinerários formativos e a ideologia neoliberal; levantar e analisar documentos produzidos no contexto da aprovação da Reforma do Ensino Médio que expressam as vozes dos sujeitos que disputam políticas educacionais para o ensino médio, em particular, os itinerários formativos. A fundamentação teórico-metológica da pesquisa está ancorada na perspectiva do materialismo histórico dialético de Karl Marx, em diálogo com outros autores que contribuem para o estudo da relação de forças entre Estado, sociedade, capital, educação e trabalho. Como procedimento metodológico, utilizamos fontes bibliográficas e documentais. Concluímos que os itinerários formativos, impostos pela reforma, reiteram o projeto societário do Estado capitalista para a formação do trabalho simples e desregulado de direitos para jovens oriundos da classe trabalhadoraThis paper is part of the discussions about the High School Reform stablished by the Law nº 13.415/ 17. It strictly analyzes the production of meanings on the formative itineraries, which makes up 40% of the curriculum in the new legislation, contextualizing them in the impositions of economic neoliberalism. The research started from the main topics: What meanings are in dispute about the formative itineraries in a context of precarious work relationships? How is the correlation between the forces of the capitalist state and the working class in the formation of young Brazilian people integrated in the flexibility of the curriculum? Can the individual choice by the students’ formative process in the “new” high school be made effective or will it be defined by the offer? What facts we can take into consideration with the idea that the student is free to choose the formative itinerary? We established as goals of this research: to understand the formative itineraries from the analysis of the Reform of the High School as educational policy that is linked to the formation for the simple and flexible work in the frameworks of the neoliberalism; discuss the relationship between formative itineraries and neoliberal ideology; to collect and analyze documents produced in the context of the approval of the high school reform that express the voices of subjects that dispute educational policies for high school, in particular, the formative itineraries. The theoretical and methodological content of the research is based on the perspective of Karl Marx’s historical dialectical materialism, in dialogue with other authors who contribute to the study of the relationship of forces between State, society, money, education and work. As a methodological procedure, bibliographic and documentary sources were used. We conclude that the formative itineraries, imposed by the reform, reiterate the capitalist state’s; scorporate project for the formation of simple and unregulated labor rights for young people from the working class.Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJUniversidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisAlvarenga, Marcia Soares dehttp://lattes.cnpq.br/4672329547292143Rummert, Sonia Mariahttp://lattes.cnpq.br/9928452814893376Almeida, Adriana dehttp://lattes.cnpq.br/9413979535002786Arruda, Maria da Conceiçao Calmonhttp://lattes.cnpq.br/5156007272296080Ribeiro, Glasiele Lopes de Carvalho2023-03-14T14:46:25Z2020-03-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfRIBEIRO, Glasiele Lopes de Carvalho. A produção de sentidos sobre itinerários formativos na reforma do ensino médio. 2020. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2020.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/19150porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:18Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/19150Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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