Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/236241 |
Resumo: | No ano de 2016, via medida provisória (MP), o então presidente da república Michel Temer aprovou a Reforma do Ensino Médio, e posteriormente em 2017, essa decisão foi sancionada, via cerimônia no palácio do planalto, como Lei federal 13.415/17. Uma reforma no Ensino Médio vinha sendo discutida há anos, tanto por estudiosos da área da educação quanto por parlamentares que compunham o governo, porém a MP acabou por encerrar abruptamente este ciclo de discussões e aperfeiçoamentos. Assim, o novo Ensino Médio passa a ser subdividido em duas partes: a primeira delas, comum, referente ao desenvolvimento dos conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, destinada aos itinerários formativos. Essa configuração objetiva, de acordo com a lei, proporcionar aos alunos poder de escolha com relação às áreas de conhecimento preferidas, incluindo a possibilidade de formação profissional. A partir desse cenário, a presente pesquisa tem como foco principal investigar os impactos gerados pelo processo de implementação da Reforma do Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Física. Pretende-se analisar o cenário de implementação por meio de dois pontos de vista: do documento da BNCC e de uma amostra de professores de Física. Desta forma, realizamos uma análise documental da BNCC do Ensino Médio e entrevistas semiestruturadas que, segundo Ludke e André (2012), é uma das melhores formas para se coletar dados em estudos na área de Ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os resultados foram analisados com base em referenciais metodológicos ligados à teoria da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1996). Tais resultados serão divulgados por meio de publicações em revistas científicas e eventos, visando contribuir com a reflexão sobre a temática. Por se tratar de uma legislação recente, por diversas vezes foram fomentadas discussões a respeito do cenário da Reforma do Ensino Médio durante as disciplinas da Educação, o que despertou o interesse de minha parte pelo estudo de políticas públicas, tais como a atual legislação, reafirmando não só a necessidade de investigar a temática, mas também o desejo de compreender melhor o cenário no qual os professores estão inseridos. |
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Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.High school reform and BNCC: implications for Physics teaching.BNCCReforma do Ensino MédioEnsino de FísicaItinerários formativosPolíticas educacionaisHigh School ReformPhysics TeachingFormative itinerariesEducational policiesNo ano de 2016, via medida provisória (MP), o então presidente da república Michel Temer aprovou a Reforma do Ensino Médio, e posteriormente em 2017, essa decisão foi sancionada, via cerimônia no palácio do planalto, como Lei federal 13.415/17. Uma reforma no Ensino Médio vinha sendo discutida há anos, tanto por estudiosos da área da educação quanto por parlamentares que compunham o governo, porém a MP acabou por encerrar abruptamente este ciclo de discussões e aperfeiçoamentos. Assim, o novo Ensino Médio passa a ser subdividido em duas partes: a primeira delas, comum, referente ao desenvolvimento dos conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, destinada aos itinerários formativos. Essa configuração objetiva, de acordo com a lei, proporcionar aos alunos poder de escolha com relação às áreas de conhecimento preferidas, incluindo a possibilidade de formação profissional. A partir desse cenário, a presente pesquisa tem como foco principal investigar os impactos gerados pelo processo de implementação da Reforma do Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Física. Pretende-se analisar o cenário de implementação por meio de dois pontos de vista: do documento da BNCC e de uma amostra de professores de Física. Desta forma, realizamos uma análise documental da BNCC do Ensino Médio e entrevistas semiestruturadas que, segundo Ludke e André (2012), é uma das melhores formas para se coletar dados em estudos na área de Ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os resultados foram analisados com base em referenciais metodológicos ligados à teoria da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1996). Tais resultados serão divulgados por meio de publicações em revistas científicas e eventos, visando contribuir com a reflexão sobre a temática. Por se tratar de uma legislação recente, por diversas vezes foram fomentadas discussões a respeito do cenário da Reforma do Ensino Médio durante as disciplinas da Educação, o que despertou o interesse de minha parte pelo estudo de políticas públicas, tais como a atual legislação, reafirmando não só a necessidade de investigar a temática, mas também o desejo de compreender melhor o cenário no qual os professores estão inseridos.In 2016, by means of a provisional measure (MP), the then president of the republic Michel Temer approved the Reform of High School, and later in 2017, this decision was sanctioned, via a ceremony at the presidential palace, as federal law 13.415/17. A reform in High School had been discussed for years, both by scholars in the field of education and by parliamentarians who were part of the government, but the MP abruptly ended this cycle of discussions and improvements. Thus, the new high school will be divided into two parts: the first, common, referring to the development of the content present in the Common National Curricular Base (BNCC) and the second, destined to formative itineraries. This configuration aims, according to the law, to provide students with the power of choice regarding the preferred areas of knowledge, including the possibility of vocational training. In this context, the main focus of this research is to investigate the impacts generated by the implementation process of the High School Reform and the new Common National Curricular Base (BNCC) for Physics Teaching. We intend to analyze the reality of implementation through two points of view: the BNCC document and the Physics teachers. Thus, a documental analysis of the BNCC for High School and semi-structured interviews will be carried out, which, according to Ludke and André (2012), is one of the best ways to collect data in studies in the area of Education. This is, therefore, qualitative research, of the case study type. The results will be analyzed based on methodological references linked to the theory of Content Analysis (BARDIN, 1996). The results will be disseminated through publications in scientific journals and events, aiming to contribute to the reflection on the theme. Because it is a recent legislation, several times discussions about the High School Reform scenario were encouraged during education courses, which aroused my interest in studying public policies, such as the current legislation, reaffirming not only the need to investigate the theme, but also the desire to better understand the reality in which teachers are inserted.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzaga, Matheus2022-08-22T13:21:05Z2022-08-22T13:21:05Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:06:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:41:48.287979Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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No ano de 2016, via medida provisória (MP), o então presidente da república Michel Temer aprovou a Reforma do Ensino Médio, e posteriormente em 2017, essa decisão foi sancionada, via cerimônia no palácio do planalto, como Lei federal 13.415/17. Uma reforma no Ensino Médio vinha sendo discutida há anos, tanto por estudiosos da área da educação quanto por parlamentares que compunham o governo, porém a MP acabou por encerrar abruptamente este ciclo de discussões e aperfeiçoamentos. Assim, o novo Ensino Médio passa a ser subdividido em duas partes: a primeira delas, comum, referente ao desenvolvimento dos conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, destinada aos itinerários formativos. Essa configuração objetiva, de acordo com a lei, proporcionar aos alunos poder de escolha com relação às áreas de conhecimento preferidas, incluindo a possibilidade de formação profissional. A partir desse cenário, a presente pesquisa tem como foco principal investigar os impactos gerados pelo processo de implementação da Reforma do Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Física. Pretende-se analisar o cenário de implementação por meio de dois pontos de vista: do documento da BNCC e de uma amostra de professores de Física. Desta forma, realizamos uma análise documental da BNCC do Ensino Médio e entrevistas semiestruturadas que, segundo Ludke e André (2012), é uma das melhores formas para se coletar dados em estudos na área de Ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os resultados foram analisados com base em referenciais metodológicos ligados à teoria da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1996). Tais resultados serão divulgados por meio de publicações em revistas científicas e eventos, visando contribuir com a reflexão sobre a temática. Por se tratar de uma legislação recente, por diversas vezes foram fomentadas discussões a respeito do cenário da Reforma do Ensino Médio durante as disciplinas da Educação, o que despertou o interesse de minha parte pelo estudo de políticas públicas, tais como a atual legislação, reafirmando não só a necessidade de investigar a temática, mas também o desejo de compreender melhor o cenário no qual os professores estão inseridos. |
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