Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzaga, Matheus
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236241
Resumo: No ano de 2016, via medida provisória (MP), o então presidente da república Michel Temer aprovou a Reforma do Ensino Médio, e posteriormente em 2017, essa decisão foi sancionada, via cerimônia no palácio do planalto, como Lei federal 13.415/17. Uma reforma no Ensino Médio vinha sendo discutida há anos, tanto por estudiosos da área da educação quanto por parlamentares que compunham o governo, porém a MP acabou por encerrar abruptamente este ciclo de discussões e aperfeiçoamentos. Assim, o novo Ensino Médio passa a ser subdividido em duas partes: a primeira delas, comum, referente ao desenvolvimento dos conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, destinada aos itinerários formativos. Essa configuração objetiva, de acordo com a lei, proporcionar aos alunos poder de escolha com relação às áreas de conhecimento preferidas, incluindo a possibilidade de formação profissional. A partir desse cenário, a presente pesquisa tem como foco principal investigar os impactos gerados pelo processo de implementação da Reforma do Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Física. Pretende-se analisar o cenário de implementação por meio de dois pontos de vista: do documento da BNCC e de uma amostra de professores de Física. Desta forma, realizamos uma análise documental da BNCC do Ensino Médio e entrevistas semiestruturadas que, segundo Ludke e André (2012), é uma das melhores formas para se coletar dados em estudos na área de Ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os resultados foram analisados com base em referenciais metodológicos ligados à teoria da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1996). Tais resultados serão divulgados por meio de publicações em revistas científicas e eventos, visando contribuir com a reflexão sobre a temática. Por se tratar de uma legislação recente, por diversas vezes foram fomentadas discussões a respeito do cenário da Reforma do Ensino Médio durante as disciplinas da Educação, o que despertou o interesse de minha parte pelo estudo de políticas públicas, tais como a atual legislação, reafirmando não só a necessidade de investigar a temática, mas também o desejo de compreender melhor o cenário no qual os professores estão inseridos.
id UNSP_f29eddc803d2dbd74b03e80fc2186f8a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236241
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.High school reform and BNCC: implications for Physics teaching.BNCCReforma do Ensino MédioEnsino de FísicaItinerários formativosPolíticas educacionaisHigh School ReformPhysics TeachingFormative itinerariesEducational policiesNo ano de 2016, via medida provisória (MP), o então presidente da república Michel Temer aprovou a Reforma do Ensino Médio, e posteriormente em 2017, essa decisão foi sancionada, via cerimônia no palácio do planalto, como Lei federal 13.415/17. Uma reforma no Ensino Médio vinha sendo discutida há anos, tanto por estudiosos da área da educação quanto por parlamentares que compunham o governo, porém a MP acabou por encerrar abruptamente este ciclo de discussões e aperfeiçoamentos. Assim, o novo Ensino Médio passa a ser subdividido em duas partes: a primeira delas, comum, referente ao desenvolvimento dos conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, destinada aos itinerários formativos. Essa configuração objetiva, de acordo com a lei, proporcionar aos alunos poder de escolha com relação às áreas de conhecimento preferidas, incluindo a possibilidade de formação profissional. A partir desse cenário, a presente pesquisa tem como foco principal investigar os impactos gerados pelo processo de implementação da Reforma do Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Física. Pretende-se analisar o cenário de implementação por meio de dois pontos de vista: do documento da BNCC e de uma amostra de professores de Física. Desta forma, realizamos uma análise documental da BNCC do Ensino Médio e entrevistas semiestruturadas que, segundo Ludke e André (2012), é uma das melhores formas para se coletar dados em estudos na área de Ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os resultados foram analisados com base em referenciais metodológicos ligados à teoria da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1996). Tais resultados serão divulgados por meio de publicações em revistas científicas e eventos, visando contribuir com a reflexão sobre a temática. Por se tratar de uma legislação recente, por diversas vezes foram fomentadas discussões a respeito do cenário da Reforma do Ensino Médio durante as disciplinas da Educação, o que despertou o interesse de minha parte pelo estudo de políticas públicas, tais como a atual legislação, reafirmando não só a necessidade de investigar a temática, mas também o desejo de compreender melhor o cenário no qual os professores estão inseridos.In 2016, by means of a provisional measure (MP), the then president of the republic Michel Temer approved the Reform of High School, and later in 2017, this decision was sanctioned, via a ceremony at the presidential palace, as federal law 13.415/17. A reform in High School had been discussed for years, both by scholars in the field of education and by parliamentarians who were part of the government, but the MP abruptly ended this cycle of discussions and improvements. Thus, the new high school will be divided into two parts: the first, common, referring to the development of the content present in the Common National Curricular Base (BNCC) and the second, destined to formative itineraries. This configuration aims, according to the law, to provide students with the power of choice regarding the preferred areas of knowledge, including the possibility of vocational training. In this context, the main focus of this research is to investigate the impacts generated by the implementation process of the High School Reform and the new Common National Curricular Base (BNCC) for Physics Teaching. We intend to analyze the reality of implementation through two points of view: the BNCC document and the Physics teachers. Thus, a documental analysis of the BNCC for High School and semi-structured interviews will be carried out, which, according to Ludke and André (2012), is one of the best ways to collect data in studies in the area of Education. This is, therefore, qualitative research, of the case study type. The results will be analyzed based on methodological references linked to the theory of Content Analysis (BARDIN, 1996). The results will be disseminated through publications in scientific journals and events, aiming to contribute to the reflection on the theme. Because it is a recent legislation, several times discussions about the High School Reform scenario were encouraged during education courses, which aroused my interest in studying public policies, such as the current legislation, reaffirming not only the need to investigate the theme, but also the desire to better understand the reality in which teachers are inserted.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gonzaga, Matheus2022-08-22T13:21:05Z2022-08-22T13:21:05Z2022-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236241porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-23T06:06:35Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236241Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-23T06:06:35Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
High school reform and BNCC: implications for Physics teaching.
title Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
spellingShingle Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
Gonzaga, Matheus
BNCC
Reforma do Ensino Médio
Ensino de Física
Itinerários formativos
Políticas educacionais
High School Reform
Physics Teaching
Formative itineraries
Educational policies
title_short Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
title_full Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
title_fullStr Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
title_full_unstemmed Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
title_sort Reforma do ensino médio e BNCC: implicações para o ensino de Física.
author Gonzaga, Matheus
author_facet Gonzaga, Matheus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzaga, Matheus
dc.subject.por.fl_str_mv BNCC
Reforma do Ensino Médio
Ensino de Física
Itinerários formativos
Políticas educacionais
High School Reform
Physics Teaching
Formative itineraries
Educational policies
topic BNCC
Reforma do Ensino Médio
Ensino de Física
Itinerários formativos
Políticas educacionais
High School Reform
Physics Teaching
Formative itineraries
Educational policies
description No ano de 2016, via medida provisória (MP), o então presidente da república Michel Temer aprovou a Reforma do Ensino Médio, e posteriormente em 2017, essa decisão foi sancionada, via cerimônia no palácio do planalto, como Lei federal 13.415/17. Uma reforma no Ensino Médio vinha sendo discutida há anos, tanto por estudiosos da área da educação quanto por parlamentares que compunham o governo, porém a MP acabou por encerrar abruptamente este ciclo de discussões e aperfeiçoamentos. Assim, o novo Ensino Médio passa a ser subdividido em duas partes: a primeira delas, comum, referente ao desenvolvimento dos conteúdos presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a segunda, destinada aos itinerários formativos. Essa configuração objetiva, de acordo com a lei, proporcionar aos alunos poder de escolha com relação às áreas de conhecimento preferidas, incluindo a possibilidade de formação profissional. A partir desse cenário, a presente pesquisa tem como foco principal investigar os impactos gerados pelo processo de implementação da Reforma do Ensino Médio e da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino de Física. Pretende-se analisar o cenário de implementação por meio de dois pontos de vista: do documento da BNCC e de uma amostra de professores de Física. Desta forma, realizamos uma análise documental da BNCC do Ensino Médio e entrevistas semiestruturadas que, segundo Ludke e André (2012), é uma das melhores formas para se coletar dados em estudos na área de Ensino. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. Os resultados foram analisados com base em referenciais metodológicos ligados à teoria da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1996). Tais resultados serão divulgados por meio de publicações em revistas científicas e eventos, visando contribuir com a reflexão sobre a temática. Por se tratar de uma legislação recente, por diversas vezes foram fomentadas discussões a respeito do cenário da Reforma do Ensino Médio durante as disciplinas da Educação, o que despertou o interesse de minha parte pelo estudo de políticas públicas, tais como a atual legislação, reafirmando não só a necessidade de investigar a temática, mas também o desejo de compreender melhor o cenário no qual os professores estão inseridos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-22T13:21:05Z
2022-08-22T13:21:05Z
2022-03-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236241
url http://hdl.handle.net/11449/236241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046116360454144