Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula, Tiago Garrido de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13451
Resumo: A presente pesquisa qualitativa busca compreender os raciocínios geográficos que se mobilizam e se desenvolvem nas aulas de geografia pautadas por um procedimento didático que se situa no campo das metodologias ativas e é denominado de Aula em Rotação por Estações de Aprendizagem (REA). Esse trabalho foi desenvolvido nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China (CEMJGS). Trata-se de um colégio de tempo integral da rede pública estadual do Rio de Janeiro que dispõe de grade curricular focada no ensino de ciências exatas e do mandarim. O procedimento da aula em REA, propõe que se crie estações de aprendizagem na sala de aula. Cada estação conta com uma atividade específica a ser desenvolvida por pequenos grupos de estudantes no esquema de rodízio. Além disso, pelo menos uma estação conta com a utilização de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Na perspectiva de uma escola pública satisfatória às classes populares e que promova a democratização do conhecimento científico, também se discute no âmbito desse trabalho a interrelação entre o ensino de geografia e os procedimentos pedagógicos adotados utilizando como ponto de mediação os conceitos de zona de desenvolvimento imediato (ZDI) de Lev Vygotsky, de ensino híbrido e a teoria da curvatura da vara de Dermeval Saviani.
id UERJ_c93d661c8c637e09eae6aaa7b7a6ad0b
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/13451
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagemBetween the geography that is taught and the geography one learns: the experience of active methodologies applied to the process of teaching learningGeographical ReasoningGeography TeachingActive MethodologiesRaciocínio GeográficoEnsino de GeografiaMetodologias AtivasCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAA presente pesquisa qualitativa busca compreender os raciocínios geográficos que se mobilizam e se desenvolvem nas aulas de geografia pautadas por um procedimento didático que se situa no campo das metodologias ativas e é denominado de Aula em Rotação por Estações de Aprendizagem (REA). Esse trabalho foi desenvolvido nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China (CEMJGS). Trata-se de um colégio de tempo integral da rede pública estadual do Rio de Janeiro que dispõe de grade curricular focada no ensino de ciências exatas e do mandarim. O procedimento da aula em REA, propõe que se crie estações de aprendizagem na sala de aula. Cada estação conta com uma atividade específica a ser desenvolvida por pequenos grupos de estudantes no esquema de rodízio. Além disso, pelo menos uma estação conta com a utilização de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Na perspectiva de uma escola pública satisfatória às classes populares e que promova a democratização do conhecimento científico, também se discute no âmbito desse trabalho a interrelação entre o ensino de geografia e os procedimentos pedagógicos adotados utilizando como ponto de mediação os conceitos de zona de desenvolvimento imediato (ZDI) de Lev Vygotsky, de ensino híbrido e a teoria da curvatura da vara de Dermeval Saviani.The present qualitative research seeks to understand the geographic reasonings that are mobilized and developed in geography classes guided by a didactic procedure that is situated in the field of active methodologies and is called the Rotation Class by Learning Stations (REA). This work was developed in the classes of 2nd and 3rd year of High School in the Mathematical State College Joaquim Gomes de Sousa - Intercultural Brazil China (CEMJGS). It is a full-time college of the state public network of Rio de Janeiro that has a curriculum that focuses on the teaching of exact sciences and Mandarin. The procedure of the REA class proposes to create learning stations in the classroom. Each station has a specific activity to be developed by small groups of students in the rotation scheme. In addition, at least one station relies on the use of digital information and communication technology (TDIC). In the perspective of a public school that is satisfactory to the popular classes and that promotes the democratization of scientific knowledge, it is also discussed in the scope of this work the interrelationship between the teaching of geography and the pedagogical procedures adopted using as a point of mediation the concepts of zone of immediate development (ZDI) of Lev Vygotsky, of hybrid teaching and the theory of rod curvature of Dermeval Saviani.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)Santana Filho, Manoel Martins dehttp://lattes.cnpq.br/2124150995682774Couto, Marcos Antônio Camposhttp://lattes.cnpq.br/3350054685736740Guimarães, Geny FerreiraGUIMARÃES, G. F.Paula, Tiago Garrido de2021-01-07T00:09:15Z2019-04-112018-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPAULA, Tiago Garrido de. Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:54:50Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/13451Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:54:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
Between the geography that is taught and the geography one learns: the experience of active methodologies applied to the process of teaching learning
title Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
spellingShingle Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
Paula, Tiago Garrido de
Geographical Reasoning
Geography Teaching
Active Methodologies
Raciocínio Geográfico
Ensino de Geografia
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
title_short Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
title_full Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
title_fullStr Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
title_sort Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem
author Paula, Tiago Garrido de
author_facet Paula, Tiago Garrido de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santana Filho, Manoel Martins de
http://lattes.cnpq.br/2124150995682774
Couto, Marcos Antônio Campos
http://lattes.cnpq.br/3350054685736740
Guimarães, Geny Ferreira
GUIMARÃES, G. F.
dc.contributor.author.fl_str_mv Paula, Tiago Garrido de
dc.subject.por.fl_str_mv Geographical Reasoning
Geography Teaching
Active Methodologies
Raciocínio Geográfico
Ensino de Geografia
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
topic Geographical Reasoning
Geography Teaching
Active Methodologies
Raciocínio Geográfico
Ensino de Geografia
Metodologias Ativas
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
description A presente pesquisa qualitativa busca compreender os raciocínios geográficos que se mobilizam e se desenvolvem nas aulas de geografia pautadas por um procedimento didático que se situa no campo das metodologias ativas e é denominado de Aula em Rotação por Estações de Aprendizagem (REA). Esse trabalho foi desenvolvido nas turmas de 2º e 3º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa Intercultural Brasil China (CEMJGS). Trata-se de um colégio de tempo integral da rede pública estadual do Rio de Janeiro que dispõe de grade curricular focada no ensino de ciências exatas e do mandarim. O procedimento da aula em REA, propõe que se crie estações de aprendizagem na sala de aula. Cada estação conta com uma atividade específica a ser desenvolvida por pequenos grupos de estudantes no esquema de rodízio. Além disso, pelo menos uma estação conta com a utilização de tecnologia digital de informação e comunicação (TDIC). Na perspectiva de uma escola pública satisfatória às classes populares e que promova a democratização do conhecimento científico, também se discute no âmbito desse trabalho a interrelação entre o ensino de geografia e os procedimentos pedagógicos adotados utilizando como ponto de mediação os conceitos de zona de desenvolvimento imediato (ZDI) de Lev Vygotsky, de ensino híbrido e a teoria da curvatura da vara de Dermeval Saviani.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-20
2019-04-11
2021-01-07T00:09:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PAULA, Tiago Garrido de. Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13451
identifier_str_mv PAULA, Tiago Garrido de. Entre a geografia que se ensina e a geografia que se aprende: a experiência de metodologias ativas aplicadas ao processo de ensino aprendizagem. 2018. 97 f. Dissertação (Mestrado em Produção social do espaço: natureza, política e processos formativos em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2018.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/13451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Geografia - Faculdade de Formação de Professores (FFP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990638085963776