Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
dARK ID: ark:/48912/0013000014xdf
Texto Completo: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000558
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52609
Resumo: The Present Research Discus The Role Of Geographical Literacy In The Development Of Geographic Reasoning. By Means Of The Comprehension Of The Geographic Literacy Levels Of The Students Of The Second Grade Of A Municipal High School In Santana De Parnaiba, State Of São Paulo. To Guide Our Observation, We Constructed Geographic Literacy Indicators (Gli), Which Are Composed By The Categories Of Geographic Reasoning And The Levels Of Geographic Knowledge. The Formulated Of The Indicators Was Based On Brazilian Studies On Geography Teaching: Castellar (2005, 2010a, 2010b And 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 And 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a And 2012b), Moraes (2010, 2012 And 2013) And Souza (2016), And Also On International Studies That Developed Methodologies To Verify The Levels Of Geographic Literacy: National Geographic (2002); Bascom (2011) And Dikmenli (2014 And 2015). The Students' Geographical Literacy Levels Were Observed Through Their Written Arguments In A Learning Sit
id UFSP_c2595e3f9cc37df4a3206c3aeb6093ab
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/52609
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino MédioGeographical LiteracyGeographic ReasoningIndicatorsGeography TeachingLevels Of KnowledgeAlfabetização GeográficaRaciocínio GeográficoIndicadoresEnsino De GeografiaNíveis De ConhecimentoThe Present Research Discus The Role Of Geographical Literacy In The Development Of Geographic Reasoning. By Means Of The Comprehension Of The Geographic Literacy Levels Of The Students Of The Second Grade Of A Municipal High School In Santana De Parnaiba, State Of São Paulo. To Guide Our Observation, We Constructed Geographic Literacy Indicators (Gli), Which Are Composed By The Categories Of Geographic Reasoning And The Levels Of Geographic Knowledge. The Formulated Of The Indicators Was Based On Brazilian Studies On Geography Teaching: Castellar (2005, 2010a, 2010b And 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 And 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a And 2012b), Moraes (2010, 2012 And 2013) And Souza (2016), And Also On International Studies That Developed Methodologies To Verify The Levels Of Geographic Literacy: National Geographic (2002); Bascom (2011) And Dikmenli (2014 And 2015). The Students' Geographical Literacy Levels Were Observed Through Their Written Arguments In A Learning SitA Presente Pesquisa Discute O Papel Da Alfabetização Geográfica No Desenvolvimento Do Raciocínio Geográfico, Por Meio Da Compreensão Dos Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Do Segundo Ano Do Ensino Médio Em Uma Escola Municipal De Santana De Parnaíba (Sp). Para Orientar A Observação, Foram Construídos, Os Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag), Compostos Pelas Categorias Do Raciocínio Geográfico E Pelos Níveis De Conhecimento Geográfico. Esses Indicadores Foram Formulados Com Base Em Estudos Brasileiros Sobre Ensino De Geografia: Castellar (2005, 2010a, 2010b E 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 E 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a E 2012b); Moraes (2010, 2012 E 2013) E Souza (2016), E Também Em Estudos Internacionais Que Desenvolveram Metodologias Para Verificação Dos Níveis De Alfabetização Geográfica: National Geographic (2002); Bascom (2011) E Dikmenli (2014 E 2015). Os Níveis De Alfabetização Geográfica Dos Estudantes Foram Observados Por Meio Dos Seus ArguDados abertos - Sucupira - Teses e dissertações (2018)Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP]Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP]2020-03-25T12:10:15Z2020-03-25T12:10:15Z2018-08-20info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion210 p.application/pdfhttps://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=70005582018-0550.pdfhttps://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52609ark:/48912/0013000014xdfporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-10T13:12:44Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/52609Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-12-11T20:56:31.098163Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
title Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
spellingShingle Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP]
Geographical Literacy
Geographic Reasoning
Indicators
Geography Teaching
Levels Of Knowledge
Alfabetização Geográfica
Raciocínio Geográfico
Indicadores
Ensino De Geografia
Níveis De Conhecimento
title_short Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
title_full Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
title_fullStr Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
title_full_unstemmed Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
title_sort Categorias Do Raciocínio Geográfico E Níveis De Conhecimento: O Uso De Indicadores De Alfabetização Geográfica (Iag) No Ensino Médio
author Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP]
author_facet Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moraes, Jerusa Vilhena De [UNIFESP]
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Pamella Bianca [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Geographical Literacy
Geographic Reasoning
Indicators
Geography Teaching
Levels Of Knowledge
Alfabetização Geográfica
Raciocínio Geográfico
Indicadores
Ensino De Geografia
Níveis De Conhecimento
topic Geographical Literacy
Geographic Reasoning
Indicators
Geography Teaching
Levels Of Knowledge
Alfabetização Geográfica
Raciocínio Geográfico
Indicadores
Ensino De Geografia
Níveis De Conhecimento
description The Present Research Discus The Role Of Geographical Literacy In The Development Of Geographic Reasoning. By Means Of The Comprehension Of The Geographic Literacy Levels Of The Students Of The Second Grade Of A Municipal High School In Santana De Parnaiba, State Of São Paulo. To Guide Our Observation, We Constructed Geographic Literacy Indicators (Gli), Which Are Composed By The Categories Of Geographic Reasoning And The Levels Of Geographic Knowledge. The Formulated Of The Indicators Was Based On Brazilian Studies On Geography Teaching: Castellar (2005, 2010a, 2010b And 2011); Callai (1999, 2005a, 2005b, 2010, 2011 And 2015); Cavalcanti (2005, 2010a, 2010b, 2011, 2012a And 2012b), Moraes (2010, 2012 And 2013) And Souza (2016), And Also On International Studies That Developed Methodologies To Verify The Levels Of Geographic Literacy: National Geographic (2002); Bascom (2011) And Dikmenli (2014 And 2015). The Students' Geographical Literacy Levels Were Observed Through Their Written Arguments In A Learning Sit
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-20
2020-03-25T12:10:15Z
2020-03-25T12:10:15Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000558
2018-0550.pdf
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52609
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/48912/0013000014xdf
url https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7000558
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/52609
identifier_str_mv 2018-0550.pdf
ark:/48912/0013000014xdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 210 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1818602572341051392