Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6085 |
Resumo: | The present study results from the analysis of one hundred compositions written by students taking the The Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ entrance examination in 2002. These students were considered to have been above average. The purpose of the present study is to establish criteria to recognize problems in argumentative progression. Notions of Cognition, Textuality, Argumentation and Coherence were analyzed. The analysis was based upon the theories proposed in Textual Linguistics and Discourse Analysis. A methodological proposal of Textual Production and didactic exercises for senior high school students have been presented |
id |
UERJ_cb7799a02b65bf7db4250fa3145208a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/6085 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Oliveira, Helênio Fonseca dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H1330Bechara, Evanildo Cavalcantehttp://lattes.cnpq.br/9760572939772146Silva, Edila Vianna dahttp://lattes.cnpq.br/7841805159776404Clare, Nícia de Andrade Verdinihttp://lattes.cnpq.br/8615421616560306Capuano, Cláudio de Sáhttp://lattes.cnpq.br/0373682489233013http://lattes.cnpq.br/2617611122673324Costa, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da2021-01-05T14:50:59Z2013-10-232006-12-15COSTA, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da. Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular. 2006. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6085The present study results from the analysis of one hundred compositions written by students taking the The Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ entrance examination in 2002. These students were considered to have been above average. The purpose of the present study is to establish criteria to recognize problems in argumentative progression. Notions of Cognition, Textuality, Argumentation and Coherence were analyzed. The analysis was based upon the theories proposed in Textual Linguistics and Discourse Analysis. A methodological proposal of Textual Production and didactic exercises for senior high school students have been presentedO presente estudo parte da análise de uma amostra de 100 redações produzidas no exame de Vestibular da UERJ/2002. Tem por objetivo estabelecer critérios para o reconhecimento dos problemas de progressão argumentativa. Com base nas teorias propostas em Lingüística Textual e Análise do Discurso discutiram-se as noções de Cognição, Textualidade, Argumentação e coerência. Apresentou-se uma proposta metodológica de Produção Textual no Ensino Médio e exercícios didáticos. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de que os recentes estudos sobre Cognição, Textualidade, Argumentação, Progressão e Métodos de Produção Textual sejam divulgados, debatidos e absorvidos pelos profissionais que exercem o ensino da disciplinaSubmitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T14:50:59Z No. of bitstreams: 1 Acaciamaria Costa_dissertacao.pdf: 10422000 bytes, checksum: 482fedb6d12c93c741219b93c4b531d6 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T14:50:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Acaciamaria Costa_dissertacao.pdf: 10422000 bytes, checksum: 482fedb6d12c93c741219b93c4b531d6 (MD5) Previous issue date: 2006-12-15application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em LetrasUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de LetrasCognitionArgumentative progressionConstruction from the felt textualCogniçãoProgressão argumentativaConstrução do sentido textualAnálise do discursoRedaçãoVestibularCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAEstratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibularStrategies and fails at the construction from the felt textual.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALAcaciamaria Costa_dissertacao.pdfapplication/pdf10422000http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6085/1/Acaciamaria+Costa_dissertacao.pdf482fedb6d12c93c741219b93c4b531d6MD511/60852024-02-27 16:16:59.574oai:www.bdtd.uerj.br:1/6085Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:16:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Strategies and fails at the construction from the felt textual. |
title |
Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular |
spellingShingle |
Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular Costa, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da Cognition Argumentative progression Construction from the felt textual Cognição Progressão argumentativa Construção do sentido textual Análise do discurso Redação Vestibular CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
title_short |
Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular |
title_full |
Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular |
title_fullStr |
Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular |
title_full_unstemmed |
Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular |
title_sort |
Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular |
author |
Costa, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da |
author_facet |
Costa, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Helênio Fonseca de |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=H1330 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bechara, Evanildo Cavalcante |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9760572939772146 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Silva, Edila Vianna da |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7841805159776404 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Clare, Nícia de Andrade Verdini |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8615421616560306 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Capuano, Cláudio de Sá |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0373682489233013 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2617611122673324 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da |
contributor_str_mv |
Oliveira, Helênio Fonseca de Bechara, Evanildo Cavalcante Silva, Edila Vianna da Clare, Nícia de Andrade Verdini Capuano, Cláudio de Sá |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Cognition Argumentative progression Construction from the felt textual |
topic |
Cognition Argumentative progression Construction from the felt textual Cognição Progressão argumentativa Construção do sentido textual Análise do discurso Redação Vestibular CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cognição Progressão argumentativa Construção do sentido textual Análise do discurso Redação Vestibular |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
description |
The present study results from the analysis of one hundred compositions written by students taking the The Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ entrance examination in 2002. These students were considered to have been above average. The purpose of the present study is to establish criteria to recognize problems in argumentative progression. Notions of Cognition, Textuality, Argumentation and Coherence were analyzed. The analysis was based upon the theories proposed in Textual Linguistics and Discourse Analysis. A methodological proposal of Textual Production and didactic exercises for senior high school students have been presented |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-12-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-10-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-05T14:50:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
COSTA, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da. Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular. 2006. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6085 |
identifier_str_mv |
COSTA, Acaciamaria de Fátima Oliveira Fernandes da. Estratégias e falhas na construção do sentido textual: análise dos problemas de progressão argumentativa no vestibular. 2006. 247 f. Tese (Doutorado em Literaturas de Língua Inglesa; Literatura Brasileira; Literatura Portuguesa; Língua Portuguesa; Ling) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/6085 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/6085/1/Acaciamaria+Costa_dissertacao.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
482fedb6d12c93c741219b93c4b531d6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728618129195008 |