Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Russo, Ralph Franco Mattos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9943
Resumo: Several are the ways in which we understand an image. By analyzing them in a school history collection for the second stage of elementary education, we seek to analyze the impact created by the Law 10639/03 on such material and its purposes as regards the resignification of black people within Brazilian history in an impartial, coherent manner. Thus, we open a dialogue with theorists who helped us understand the amplitude of the concept of image, and we also aim at a debate on the importance of the latter for history teaching. In order to do that, we seek to survey the legislative activities related to the aforementioned law and the governmental programs that promote the school publishing production in Brazil. We faced tortuous, contradictory ways, but they led us to deliberate on the need of new studies that are broader as regards the research field and more thorough in relation to the concept of image itself and the issue of resignification of black people. However, we may say that this research is a material that, as the title itself conveys, contributed to the study of the image of black people, and we see the advance and the persistence found in history schoolbooks after the year of 2003.
id UERJ_d46765ffbf859001d4a271ed2e497245
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9943
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Franco, Monique Mendeshttp://lattes.cnpq.br/0254845458706192Santos, Renato Emerson Nascimento doshttp://lattes.cnpq.br/7260305303021981Pereira, José Valterhttp://lattes.cnpq.br/7309500118972901Ferreira, Mônica Dias Peregrinohttp://lattes.cnpq.br/0220219029048296http://lattes.cnpq.br/9807258592464634Russo, Ralph Franco Mattos2021-01-05T21:31:16Z2015-10-222012-09-27RUSSO, Ralph Franco Mattos. Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9943Several are the ways in which we understand an image. By analyzing them in a school history collection for the second stage of elementary education, we seek to analyze the impact created by the Law 10639/03 on such material and its purposes as regards the resignification of black people within Brazilian history in an impartial, coherent manner. Thus, we open a dialogue with theorists who helped us understand the amplitude of the concept of image, and we also aim at a debate on the importance of the latter for history teaching. In order to do that, we seek to survey the legislative activities related to the aforementioned law and the governmental programs that promote the school publishing production in Brazil. We faced tortuous, contradictory ways, but they led us to deliberate on the need of new studies that are broader as regards the research field and more thorough in relation to the concept of image itself and the issue of resignification of black people. However, we may say that this research is a material that, as the title itself conveys, contributed to the study of the image of black people, and we see the advance and the persistence found in history schoolbooks after the year of 2003.Inúmeras são as formas de entendermos uma imagem, analisando as mesmas dentro de uma coleção didática de historia de segundo segmento, procuramos analisar de maneira imparcial e coerente o impacto gerado pela lei 10639/03 sobre tal material e seus objetivos quanto à resignificação do negro dentro da história do Brasil. Para isso abrimos dialogo com teóricos que nos auxiliaram a entender a amplitude do conceito de imagem, tal como buscamos o debate a cerca da importância da mesma para o ensino de história, para tal buscamos mapear as atividades legislativas relacionadas à referida lei, e os programas governamentais que fomentam a produção editorial didática no Brasil. Diante desse caminho enfrentamos caminhos tortuosos e contraditórios, mas que nos levaram a deliberar a necessidade de novos estudos, esses mais amplos no que concerne o campo de pesquisa e mais aprofundado no que se refere ao próprio conceito de imagem, e a questão de resignificação do negro. Contudo podemos dizer que a presente pesquisa se mostra um material que como o próprio título refere-se contribuído para o estudo da imagem do negro e percebemos os avanços e permanências encontrados nos livros didáticos de historia após o ano de 2003.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:31:16Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Ralph Russo.pdf: 3781213 bytes, checksum: 484a92d9dd8ef7e2a4e7af6cc3af3995 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:31:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Ralph Russo.pdf: 3781213 bytes, checksum: 484a92d9dd8ef7e2a4e7af6cc3af3995 (MD5) Previous issue date: 2012-09-27application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresImageDidactic bookBlack peopleLaw 10639/03ImagemLivro didáticoNegrosLei 10639/03CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOContribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03Contributions to the study of image of negros: Advances and permanence of the images used in textbooks of history, post- implementation of the law 10639/03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Ralph Russo.pdfapplication/pdf3781213http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9943/1/Dissertacao+Ralph+Russo.pdf484a92d9dd8ef7e2a4e7af6cc3af3995MD511/99432024-02-27 15:11:26.008oai:www.bdtd.uerj.br:1/9943Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Contributions to the study of image of negros: Advances and permanence of the images used in textbooks of history, post- implementation of the law 10639/03
title Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
spellingShingle Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
Russo, Ralph Franco Mattos
Image
Didactic book
Black people
Law 10639/03
Imagem
Livro didático
Negros
Lei 10639/03
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
title_full Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
title_fullStr Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
title_full_unstemmed Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
title_sort Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03
author Russo, Ralph Franco Mattos
author_facet Russo, Ralph Franco Mattos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Franco, Monique Mendes
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0254845458706192
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Santos, Renato Emerson Nascimento dos
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7260305303021981
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Pereira, José Valter
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7309500118972901
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Ferreira, Mônica Dias Peregrino
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0220219029048296
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9807258592464634
dc.contributor.author.fl_str_mv Russo, Ralph Franco Mattos
contributor_str_mv Franco, Monique Mendes
Santos, Renato Emerson Nascimento dos
Pereira, José Valter
Ferreira, Mônica Dias Peregrino
dc.subject.eng.fl_str_mv Image
Didactic book
Black people
Law 10639/03
topic Image
Didactic book
Black people
Law 10639/03
Imagem
Livro didático
Negros
Lei 10639/03
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem
Livro didático
Negros
Lei 10639/03
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Several are the ways in which we understand an image. By analyzing them in a school history collection for the second stage of elementary education, we seek to analyze the impact created by the Law 10639/03 on such material and its purposes as regards the resignification of black people within Brazilian history in an impartial, coherent manner. Thus, we open a dialogue with theorists who helped us understand the amplitude of the concept of image, and we also aim at a debate on the importance of the latter for history teaching. In order to do that, we seek to survey the legislative activities related to the aforementioned law and the governmental programs that promote the school publishing production in Brazil. We faced tortuous, contradictory ways, but they led us to deliberate on the need of new studies that are broader as regards the research field and more thorough in relation to the concept of image itself and the issue of resignification of black people. However, we may say that this research is a material that, as the title itself conveys, contributed to the study of the image of black people, and we see the advance and the persistence found in history schoolbooks after the year of 2003.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-27
dc.date.available.fl_str_mv 2015-10-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:31:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv RUSSO, Ralph Franco Mattos. Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9943
identifier_str_mv RUSSO, Ralph Franco Mattos. Contribuições para o estudo da imagem dos negros: avanços e permanências das imagens utilizadas nos livros didáticos de história, pós-implementação da lei 10.639/03. 2012. 128 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/9943/1/Dissertacao+Ralph+Russo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 484a92d9dd8ef7e2a4e7af6cc3af3995
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728646949306368