O financiamento do ensino superior público no Brasil: uma análise da justiça e da adequação da recomendação do Banco Mundial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20836 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar a justiça e a adequação da eventual introdução de tarifas escolares para o financiamento do ensino superior público federal no Brasil, tomando-se por base, para tanto, o relatório publicado pelo Banco Mundial. Para alcançar esses objetivos, foi adotada a teoria da justiça de John Rawls, em razão da sua pertinência e capacidade transformadora. Também foram traçados os conceitos de tarifas, preços públicos e taxas na experiência jurídica brasileira, buscando-se diferenciar, em especial, esses dois últimos institutos jurídicos, na qualidade de instrumentos autônomos e distintos. Ademais, buscou-se refletir sobre esses temas a partir de dados e estatísticas sobre indicadores socioeconômicos e o ensino superior no país. Por fim, foram estabelecidos parâmetros para o ajustamento da recomendação do Banco Mundial às exigências impostas pela justiça social, de modo que esta deverá ser, ao menos, substancialmente revisada, sugerindo-se, ainda, a interação entre os dois diferentes prismas – justiça e adequação – para a definição do instrumento jurídico que melhor se conformaria àquelas obrigações pecuniárias, a saber, a taxa. |
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O financiamento do ensino superior público no Brasil: uma análise da justiça e da adequação da recomendação do Banco MundialHigher public education financing in Brazil: an analyzis of the justice and adequacy of World Bank’s reccomendationWorld BankHigher EducationPublic FinancingSocial JusticePublic PricesFeesTaxesBanco MundialEnsino superiorFinanciamento públicoJustiça socialPreços públicosTarifasTaxasCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO TRIBUTARIOA presente dissertação tem como objetivo analisar a justiça e a adequação da eventual introdução de tarifas escolares para o financiamento do ensino superior público federal no Brasil, tomando-se por base, para tanto, o relatório publicado pelo Banco Mundial. Para alcançar esses objetivos, foi adotada a teoria da justiça de John Rawls, em razão da sua pertinência e capacidade transformadora. Também foram traçados os conceitos de tarifas, preços públicos e taxas na experiência jurídica brasileira, buscando-se diferenciar, em especial, esses dois últimos institutos jurídicos, na qualidade de instrumentos autônomos e distintos. Ademais, buscou-se refletir sobre esses temas a partir de dados e estatísticas sobre indicadores socioeconômicos e o ensino superior no país. Por fim, foram estabelecidos parâmetros para o ajustamento da recomendação do Banco Mundial às exigências impostas pela justiça social, de modo que esta deverá ser, ao menos, substancialmente revisada, sugerindo-se, ainda, a interação entre os dois diferentes prismas – justiça e adequação – para a definição do instrumento jurídico que melhor se conformaria àquelas obrigações pecuniárias, a saber, a taxa.The present dissertation is intended to analyze the justice and adequacy of a potential establishment of tuition fees for financing federal public higher education in Brazil, considering as a basis, for this purpose, the report published by the World Bank. In order to achieve these objectives, John Rawls’ Theory of Justice has been adopted, on account of its suitability and transformative capacity. Also, the concepts of fees, public prices and taxes were outlined according to Brazilian legal experience, aiming to differentiate, especially, these last two legal concepts, as autonomous and distinguishable tools. Moreover, it was sought to think over those themes taking into account data and statistics regarding socioeconomic indicators and higher education in the country. Finally, parameters were settled for the adjustment of the World Bank’s recommendation to the requirements imposed by social justice, so that it should be, at least, substantially revised, suggesting, in addition, an interaction between the two different standpoints – justice and adequacy – for defining which legal instrument would better fit as those monetary obligations, which is the tax.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Ciências Sociais::Faculdade de DireitoBrasilUERJPrograma de Pós-Graduação em DireitoIbrahim, Fábio Zambittehttp://lattes.cnpq.br/7332195532103161Oliveira, Gustavo da Gama Vital dehttp://lattes.cnpq.br/0992636492857734Gomes, Bianca Xavierhttp://lattes.cnpq.br/6718982459511808Brazil, Rodolfo Elias2023-12-19T18:58:36Z2019-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBRAZIL, Rodolfo Elias. O financiamento do ensino superior público no Brasil: uma análise da justiça e da adequação da recomendação do Banco Mundial. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/20836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T16:52:39Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/20836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:52:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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