Por uma política nacional para a educação infantil: os cadernos da COEDI (1994-1998)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peres, Simone Pimentel Valiate
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9987
Resumo: This research aims to analyze the political proposal for the Education of Children materialized with the elaboration of COEDI books during the years 1994 to 1998. The General Coordination of Children s Education (COEDI), in this period, produced Five documents also Known as notebooks. The first entituled: Política Nacional de Educação Infantil 1994; the second, Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil also 1994; Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças 1995; Proposta Pedagógica e Currículo em Educação Infantil 1996; and Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil 1998. In this perspective, the research aims to identify which conceptions of child, childhood and Children s Education are presents in the documents. To this end, we seek to reflect om the historicity of care for children, with particular attention to the education of young children. With this purpose, we aim to construct a way of discussing aspects of the end of the XIX century and occurred im the 1990s in the elaboration of policy in relation to the education of young children. As documentary sources we Will be analyzing the COEDI books, cited above, The 1988 Federal Constitution, The Statute of Child and Adolescents of 1990, The Law of Guidelins and Bases of National education (LDBEN 9.394/96). Based on the documentary and bibliographical analysis, the research seeks to highlight the historical and political importance of the COEDI books as a proposal for a national policy for early Childhood Education in the 1990s. As to the secondary sources, works for understanding of the history of Childhood and Education; as well as those related to the monitoring of public policies in early Childhood Education. Thus, we Will be in dialogue with Ariès (1978); Hobsbawn (1998); Kuhlmann Jr. (2002; 2015); Camara (2010); Faria Filho (2004; 2007); Sarmento (2002; 2005; 2009); Campos e Rosemberg (1993, 1995); Rosemberg (1992, 2003); Kramer (1982, 1984, 1989, 1999, 2003); Corsino (2012); and others.
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The first entituled: Política Nacional de Educação Infantil 1994; the second, Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil also 1994; Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças 1995; Proposta Pedagógica e Currículo em Educação Infantil 1996; and Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil 1998. In this perspective, the research aims to identify which conceptions of child, childhood and Children s Education are presents in the documents. To this end, we seek to reflect om the historicity of care for children, with particular attention to the education of young children. With this purpose, we aim to construct a way of discussing aspects of the end of the XIX century and occurred im the 1990s in the elaboration of policy in relation to the education of young children. As documentary sources we Will be analyzing the COEDI books, cited above, The 1988 Federal Constitution, The Statute of Child and Adolescents of 1990, The Law of Guidelins and Bases of National education (LDBEN 9.394/96). Based on the documentary and bibliographical analysis, the research seeks to highlight the historical and political importance of the COEDI books as a proposal for a national policy for early Childhood Education in the 1990s. As to the secondary sources, works for understanding of the history of Childhood and Education; as well as those related to the monitoring of public policies in early Childhood Education. Thus, we Will be in dialogue with Ariès (1978); Hobsbawn (1998); Kuhlmann Jr. (2002; 2015); Camara (2010); Faria Filho (2004; 2007); Sarmento (2002; 2005; 2009); Campos e Rosemberg (1993, 1995); Rosemberg (1992, 2003); Kramer (1982, 1984, 1989, 1999, 2003); Corsino (2012); and others.Esta pesquisa tem como finalidade analisar a proposta política para a Educação Infantil materializada com a elaboração dos Cadernos da COEDI durante os anos de 1994 a 1998. A Coordenação Geral de Educação Infantil (COEDI), neste período, produziu cinco documentos também conhecidos como Cadernos. O primeiro intitulado: Política Nacional de Educação Infantil de 1994; o segundo, Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil também de 1994; Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças de 1995; Proposta Pedagógica e Currículo em Educação Infantil de 1996; e Subsídios para Credenciamento e Funcionamento de Instituições de Educação Infantil de 1998. Nesta perspectiva, a pesquisa visa identificar quais as concepções de criança, infância e Educação Infantil estão presentes nos documentos. Para isto, buscamos refletir sobre a historicidade do atendimento destinado à infância, com particular atenção para a educação das crianças pequenas. Com este intuito, objetivamos construir um caminho de discussão retomando aspectos de fins do século XIX e ocorridos na década de 1990 na elaboração da política em relação à educação das crianças pequenas. Como fontes documentais, estaremos analisando os Cadernos da COEDI, citados anteriormente, a Constituição Federal de 1988, o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96). Pautada na análise documental e bibliográfica a pesquisa busca evidenciar a importância histórica e política da elaboração dos Cadernos da COEDI como uma proposta de política nacional para a Educação Infantil nos anos de 1990. Quanto às fontes secundárias, colaboraram para este estudo as obras para a compreensão da história da infância e da Educação; como também as relacionadas ao acompanhamento das políticas públicas em Educação Infantil. Assim, estaremos em diálogo com Ariès (1978); Hobsbawn (1998); Khulmann Jr. (2002, 2015); Camara (2010); Faria Filho (2004, 2007); Sarmento (2002, 2005, 2009); Campos e Rosemberg (1993, 1995); Rosemberg (1992, 2003); Kramer (1982, 1984, 1989, 1999, 2003); Corsino (2012); e outros.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:32:11Z No. of bitstreams: 1 Simone Pimentel.pdf: 1069162 bytes, checksum: b88dc3dc6cc729e662daf676769e19ec (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:32:11Z (GMT). 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