O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15059 |
Resumo: | This thesis deals with an educational reform implemation history during two ´petistas` governments in the municipality of Chapecó, Santa Catarina. The effects in daily teaching were anlyzed through the text from speeches collected in interviews with teachers. The work began presenting differente moments of brazilians political and educacional history, in which various educational reforms of were realized, indicates the relationships between governmental and educational policies. Then, the specific scenarie where the reform own studied, Chapecó, is presented. At this point, the work brings up the municipality´s political configuration and discurs the news that can be brought to the educational area by a considered. At the end the interviews are analyzed and, from the teacher´s comments, the reform´s efects are discussed. From a transsubject perspective, aided by Human and Social Sciences (politics, history, sociology, economics, psychology) and the philosophy of difference, it is intented compose a methodological device wich embraces the proposed theme´s complexity. The work concludes that the educational reform effects are various and they should be considered by its temporarity. |
id |
UERJ_eb8eb71fb0a2deec6121490851b93cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/15059 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Rocha, Marisa Lopes dahttp://lattes.cnpq.br/0909794461324417Rodrigues, Heliana de Barros Condehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780470Y4Aguiar, Kátia Faria dehttp://lattes.cnpq.br/0285800384890131Heckert, Ana Lucia Coelhohttp://lattes.cnpq.br/8925490592099326Kohan, Walter Omarhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769490U1http://lattes.cnpq.br/8876864702959711Bastos, Christina Pinto da Silva2021-01-07T18:33:34Z2013-05-072008-04-28BASTOS, Christina Pinto da Silva. O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc. 2008. 169 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15059This thesis deals with an educational reform implemation history during two ´petistas` governments in the municipality of Chapecó, Santa Catarina. The effects in daily teaching were anlyzed through the text from speeches collected in interviews with teachers. The work began presenting differente moments of brazilians political and educacional history, in which various educational reforms of were realized, indicates the relationships between governmental and educational policies. Then, the specific scenarie where the reform own studied, Chapecó, is presented. At this point, the work brings up the municipality´s political configuration and discurs the news that can be brought to the educational area by a considered. At the end the interviews are analyzed and, from the teacher´s comments, the reform´s efects are discussed. From a transsubject perspective, aided by Human and Social Sciences (politics, history, sociology, economics, psychology) and the philosophy of difference, it is intented compose a methodological device wich embraces the proposed theme´s complexity. The work concludes that the educational reform effects are various and they should be considered by its temporarity.Esta tese versa sobre a história da implantação de uma reforma de ensino implementada durante dois governos petistas no município de Chapecó, Santa Catarina. No desenvolvimento do texto busco, a partir das falas coletadas em entrevistas realizadas com professoras, analisar os efeitos produzidos no cotidiano docente a partir da referida reforma. Inicio o trabalho apresentando diversos momentos da história política e educacional brasileiros nos quais diferentes reformas de ensino foram realizadas, apontando as inter-relações existentes entre as políticas governamentais e as políticas de educação. Em seguida, apresento o cenário específico Chapecó no qual ocorreu a reforma estudada. Neste ponto procuro apresentar a constituição política do município e discutir a novidade que um governo, considerado progressista, pode trazer para o campo da educação. Ao final analiso as entrevistas apontando e discutindo os efeitos que a reforma do ensino provocou, a partir das considerações feitas pelas professoras. Partindo de uma perspectiva transdisciplinar busco, auxiliada por referências das ciências humanas e sociais (política, história, sociologia, economia, psicologia) e da filosofia da diferença, compor um dispositivo metodológico que abarque a complexidade da temática proposta. Concluo o trabalho considerando que os efeitos produzidos pela citada reforma de ensino foram variados e só devem ser considerados em sua provisoriedade.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T18:33:34Z No. of bitstreams: 1 Tese_Christina Bastos.pdf: 1214225 bytes, checksum: 5e65cac15ad0c6b80cefee1a930c9390 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T18:33:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese_Christina Bastos.pdf: 1214225 bytes, checksum: 5e65cac15ad0c6b80cefee1a930c9390 (MD5) Previous issue date: 2008-04-28Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Psicologia SocialUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Instituto de PsicologiaReforms of EducationGovernment PetistaEffects on Life TeacherGoverno PetistaEfeitos no Cotidiano DocenteEducação - BrasilReforma de ensinoPrática de ensinoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALO que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-ScO que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-ScWhat can a reform school: the effects on everyday teaching in the context of the Governments of the PT in Chapeco-ScWhat can a reform school: the effects on everyday teaching in the context of the Governments of the PT in Chapeco-Scinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALTese_Christina Bastos.pdfapplication/pdf1214225http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15059/1/Tese_Christina+Bastos.pdf5e65cac15ad0c6b80cefee1a930c9390MD511/150592024-02-27 15:55:41.864oai:www.bdtd.uerj.br:1/15059Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:55:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
What can a reform school: the effects on everyday teaching in the context of the Governments of the PT in Chapeco-Sc What can a reform school: the effects on everyday teaching in the context of the Governments of the PT in Chapeco-Sc |
title |
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc |
spellingShingle |
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc Bastos, Christina Pinto da Silva Reforms of Education Government Petista Effects on Life Teacher Governo Petista Efeitos no Cotidiano Docente Educação - Brasil Reforma de ensino Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
title_short |
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc |
title_full |
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc |
title_fullStr |
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc |
title_full_unstemmed |
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc |
title_sort |
O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc |
author |
Bastos, Christina Pinto da Silva |
author_facet |
Bastos, Christina Pinto da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rocha, Marisa Lopes da |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0909794461324417 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rodrigues, Heliana de Barros Conde |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780470Y4 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Aguiar, Kátia Faria de |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0285800384890131 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Heckert, Ana Lucia Coelho |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8925490592099326 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Kohan, Walter Omar |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769490U1 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8876864702959711 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bastos, Christina Pinto da Silva |
contributor_str_mv |
Rocha, Marisa Lopes da Rodrigues, Heliana de Barros Conde Aguiar, Kátia Faria de Heckert, Ana Lucia Coelho Kohan, Walter Omar |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reforms of Education Government Petista Effects on Life Teacher |
topic |
Reforms of Education Government Petista Effects on Life Teacher Governo Petista Efeitos no Cotidiano Docente Educação - Brasil Reforma de ensino Prática de ensino CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Governo Petista Efeitos no Cotidiano Docente Educação - Brasil Reforma de ensino Prática de ensino |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL |
description |
This thesis deals with an educational reform implemation history during two ´petistas` governments in the municipality of Chapecó, Santa Catarina. The effects in daily teaching were anlyzed through the text from speeches collected in interviews with teachers. The work began presenting differente moments of brazilians political and educacional history, in which various educational reforms of were realized, indicates the relationships between governmental and educational policies. Then, the specific scenarie where the reform own studied, Chapecó, is presented. At this point, the work brings up the municipality´s political configuration and discurs the news that can be brought to the educational area by a considered. At the end the interviews are analyzed and, from the teacher´s comments, the reform´s efects are discussed. From a transsubject perspective, aided by Human and Social Sciences (politics, history, sociology, economics, psychology) and the philosophy of difference, it is intented compose a methodological device wich embraces the proposed theme´s complexity. The work concludes that the educational reform effects are various and they should be considered by its temporarity. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-04-28 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T18:33:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
BASTOS, Christina Pinto da Silva. O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc. 2008. 169 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15059 |
identifier_str_mv |
BASTOS, Christina Pinto da Silva. O que pode uma reforma de ensino: os efeitos no cotidiano docente no contexto dos Governos do PT em Chapeco-Sc. 2008. 169 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/15059 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/15059/1/Tese_Christina+Bastos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5e65cac15ad0c6b80cefee1a930c9390 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1792352334058094592 |