Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Collier, Luciana Santos
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10108
Resumo: The Physical Education entered the Brazilian school curriculum less than a century, aiming to maintain the "order" within the schools, and strengthen the health care of young Brazilian. Nowadays is still seen by common sense, as a vehicle disciplining of individuals and obtaining the "quality of life", using primarily the sport, with its rigid rules and techniques for achieving these goals. In order to sharpen another perspective of School Physical Education, focused on a positive intervention in the process of transition from individual liability (disciplined) for the active citizen (critical), this work will investigate teaching practices aimed at the development of creativity, autonomy and participation, factors predominate in the process of building a democratic management education, insofar as I believe that this form of management is key to the transformation of education initially, but without losing the focus of the conquest of equality and democracy in our society.
id UERJ_efdb6a5829e0bac6f578e0f38398460a
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/10108
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Hora, Dinair Leal dahttp://lattes.cnpq.br/2705119184820662Castro, Waldyr Lins dehttp://lattes.cnpq.br/8755128421449235Bastos, João Baptistahttp://lattes.cnpq.br/2717682568822774http://lattes.cnpq.br/9783402896476355Collier, Luciana Santos2021-01-05T21:36:58Z2012-06-142009-04-14COLLIER, Luciana Santos. Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2009.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10108The Physical Education entered the Brazilian school curriculum less than a century, aiming to maintain the "order" within the schools, and strengthen the health care of young Brazilian. Nowadays is still seen by common sense, as a vehicle disciplining of individuals and obtaining the "quality of life", using primarily the sport, with its rigid rules and techniques for achieving these goals. In order to sharpen another perspective of School Physical Education, focused on a positive intervention in the process of transition from individual liability (disciplined) for the active citizen (critical), this work will investigate teaching practices aimed at the development of creativity, autonomy and participation, factors predominate in the process of building a democratic management education, insofar as I believe that this form of management is key to the transformation of education initially, but without losing the focus of the conquest of equality and democracy in our society.A Educação Física entrou para o currículo escolar brasileiro há menos de um século, com o objetivo de manter a ordem dentro das escolas, fortalecer e cuidar da saúde dos jovens brasileiros, sendo vista ainda hoje pelo senso comum como veículo disciplinador dos indivíduos e de obtenção da qualidade de vida , utilizando prioritariamente o esporte, com suas regras e técnicas rígidas, para alcançar estes objetivos. No sentido de apontar uma outra perspectiva de Educação Física Escolar, voltada para uma intervenção positiva no processo de transição do indivíduo passivo (disciplinado) para o cidadão ativo (crítico), o presente trabalho irá investigar práticas pedagógicas que visem o desenvolvimento da criatividade, da autonomia e da participação, fatores preponderantes no processo de construção de uma gestão educacional democrática, na medida em que acredito que esta forma de gestão seja fundamental para a transformação da educação inicialmente, mas sem perder o foco da conquista da igualdade e democracia em nossa sociedade.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-05T21:36:58Z No. of bitstreams: 1 Luciana Santos Collier final.pdf: 371416 bytes, checksum: 8b854f4740240e629fcd1b953bab79d3 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-05T21:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luciana Santos Collier final.pdf: 371416 bytes, checksum: 8b854f4740240e629fcd1b953bab79d3 (MD5) Previous issue date: 2009-04-14application/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação, Cultura e ComunicaçãoUERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada FluminenseSchool Physical EducationDemocratic Management EducationParticipationCitizenshipEducação Física EscolarGestão educacional democráticaParticipaçãoCidadaniaDemocratização da educaçãoCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOGestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física EscolarDemocratic management in the public schools: possibilities of collective practices in teaching Physical Education Schoolinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALLuciana Santos Collier final.pdfapplication/pdf371416http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10108/1/Luciana+Santos+Collier+final.pdf8b854f4740240e629fcd1b953bab79d3MD511/101082024-02-27 13:04:38.326oai:www.bdtd.uerj.br:1/10108Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T16:04:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Democratic management in the public schools: possibilities of collective practices in teaching Physical Education School
title Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
spellingShingle Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
Collier, Luciana Santos
School Physical Education
Democratic Management Education
Participation
Citizenship
Educação Física Escolar
Gestão educacional democrática
Participação
Cidadania
Democratização da educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
title_full Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
title_fullStr Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
title_full_unstemmed Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
title_sort Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar
author Collier, Luciana Santos
author_facet Collier, Luciana Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hora, Dinair Leal da
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2705119184820662
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Castro, Waldyr Lins de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8755128421449235
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Bastos, João Baptista
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2717682568822774
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9783402896476355
dc.contributor.author.fl_str_mv Collier, Luciana Santos
contributor_str_mv Hora, Dinair Leal da
Castro, Waldyr Lins de
Bastos, João Baptista
dc.subject.eng.fl_str_mv School Physical Education
Democratic Management Education
Participation
Citizenship
topic School Physical Education
Democratic Management Education
Participation
Citizenship
Educação Física Escolar
Gestão educacional democrática
Participação
Cidadania
Democratização da educação
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física Escolar
Gestão educacional democrática
Participação
Cidadania
Democratização da educação
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The Physical Education entered the Brazilian school curriculum less than a century, aiming to maintain the "order" within the schools, and strengthen the health care of young Brazilian. Nowadays is still seen by common sense, as a vehicle disciplining of individuals and obtaining the "quality of life", using primarily the sport, with its rigid rules and techniques for achieving these goals. In order to sharpen another perspective of School Physical Education, focused on a positive intervention in the process of transition from individual liability (disciplined) for the active citizen (critical), this work will investigate teaching practices aimed at the development of creativity, autonomy and participation, factors predominate in the process of building a democratic management education, insofar as I believe that this form of management is key to the transformation of education initially, but without losing the focus of the conquest of equality and democracy in our society.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-04-14
dc.date.available.fl_str_mv 2012-06-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-05T21:36:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv COLLIER, Luciana Santos. Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2009.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10108
identifier_str_mv COLLIER, Luciana Santos. Gestão democrática na escola pública: possibilidades de práticas coletivas no ensino de Educação Física Escolar. 2009. 96 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2009.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/10108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Educação da Baixada Fluminense
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/10108/1/Luciana+Santos+Collier+final.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b854f4740240e629fcd1b953bab79d3
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728648357543936