Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sales, Rachel Jogaib Salciarini
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14515
Resumo: This work is based on the Marcuschi´s (2001) and Botelho´s (2012) theories of orality and writing and their cycle of mutual influences. Its general objective is to describe the variation of modality on the text production of the students from the 6th grade of the Elementary School, with a priority focus, the discourse markers, that are used as cohesive resources on the writing, because of unfamiliarity with the sutiable language resoruces of that modality. As specific objectives, reveals the oral modality interference on written modality, by the use of discourse markers and propose an intervention since is a school impairment the wrong linguistic use out of the use context. As an intervention proposal, presents a didactic sequence, wich is composed by seven steps, to be used for portuguese language teachers, to improve the written hability of the students. Then, shows up the results and a reflection on them, suggesting a new pedagogical way of deal with text productions.
id UERJ_f8b0d4cf876c41c065d90023a70f87ec
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/14515
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Botelho, José Mariohttp://lattes.cnpq.br/4116343198321303Wiedemer, Marcos Luizhttp://lattes.cnpq.br/4237755696513203Rosário, Ivo da Costa dohttp://lattes.cnpq.br/3573087642345531http://lattes.cnpq.br/5250112444715216Sales, Rachel Jogaib Salciarini2021-01-07T15:21:22Z2018-09-212016-12-08SALES, Rachel Jogaib Salciarini. Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14515This work is based on the Marcuschi´s (2001) and Botelho´s (2012) theories of orality and writing and their cycle of mutual influences. Its general objective is to describe the variation of modality on the text production of the students from the 6th grade of the Elementary School, with a priority focus, the discourse markers, that are used as cohesive resources on the writing, because of unfamiliarity with the sutiable language resoruces of that modality. As specific objectives, reveals the oral modality interference on written modality, by the use of discourse markers and propose an intervention since is a school impairment the wrong linguistic use out of the use context. As an intervention proposal, presents a didactic sequence, wich is composed by seven steps, to be used for portuguese language teachers, to improve the written hability of the students. Then, shows up the results and a reflection on them, suggesting a new pedagogical way of deal with text productions.Este trabalho se pauta nas teorias de Marcuschi (2001) e Botelho (2012) sobre oralidade e escrita e seus ciclos de influências mútuas. Seu objetivo geral é descrever a variação de modalidade na produção escrita dos alunos da série inicial do Ensino Fundamental II, priorizando os marcadores discursivos, os quais são utilizados como recursos coesivos na escrita, devido ao desconhecimento dos recursos linguísticos próprios de tal modalidade. Como objetivos específicos, aponta a interferência da modalidade oral na modalidade escrita, através do uso dos marcadores discursivos e propõe uma intervenção, já que há um prejuízo escolar quando há inadequação linguística ao contexto de uso. Como proposta de intervenção, apresenta uma sequência didática, composta por sete etapas, a ser utilizada pelos professores de língua portuguesa, com o objetivo de colaborar para o aprimoramento da habilidade de escrita dos alunos. Em seguida, apresenta os resultados obtidos e uma reflexão sobre eles, propondo uma reorientação na prática docente com produção de textos.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T15:21:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rachel Jogaib.pdf: 12472866 bytes, checksum: 202989ff73d06f7bad2debd35b73c952 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T15:21:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rachel Jogaib.pdf: 12472866 bytes, checksum: 202989ff73d06f7bad2debd35b73c952 (MD5) Previous issue date: 2016-12-08Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresOralityWritingDiscourse markersText productionSchool writingRewritingOralidadeEscritaMarcadores discursivosProdução textualRedação escolarReescritaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOs marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervençãoThe oral discourse markers on the text production of students from the 6th grade of the Elementary School: an intervention proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Rachel Jogaib.pdfapplication/pdf12472866http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14515/1/Dissertacao+Rachel+Jogaib.pdf202989ff73d06f7bad2debd35b73c952MD511/145152024-02-27 16:01:02.053oai:www.bdtd.uerj.br:1/14515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.por.fl_str_mv Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv The oral discourse markers on the text production of students from the 6th grade of the Elementary School: an intervention proposal
title Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
spellingShingle Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
Sales, Rachel Jogaib Salciarini
Orality
Writing
Discourse markers
Text production
School writing
Rewriting
Oralidade
Escrita
Marcadores discursivos
Produção textual
Redação escolar
Reescrita
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
title_full Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
title_fullStr Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
title_full_unstemmed Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
title_sort Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
author Sales, Rachel Jogaib Salciarini
author_facet Sales, Rachel Jogaib Salciarini
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Botelho, José Mario
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4116343198321303
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Wiedemer, Marcos Luiz
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4237755696513203
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Rosário, Ivo da Costa do
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3573087642345531
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5250112444715216
dc.contributor.author.fl_str_mv Sales, Rachel Jogaib Salciarini
contributor_str_mv Botelho, José Mario
Wiedemer, Marcos Luiz
Rosário, Ivo da Costa do
dc.subject.eng.fl_str_mv Orality
Writing
Discourse markers
Text production
School writing
Rewriting
topic Orality
Writing
Discourse markers
Text production
School writing
Rewriting
Oralidade
Escrita
Marcadores discursivos
Produção textual
Redação escolar
Reescrita
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.por.fl_str_mv Oralidade
Escrita
Marcadores discursivos
Produção textual
Redação escolar
Reescrita
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This work is based on the Marcuschi´s (2001) and Botelho´s (2012) theories of orality and writing and their cycle of mutual influences. Its general objective is to describe the variation of modality on the text production of the students from the 6th grade of the Elementary School, with a priority focus, the discourse markers, that are used as cohesive resources on the writing, because of unfamiliarity with the sutiable language resoruces of that modality. As specific objectives, reveals the oral modality interference on written modality, by the use of discourse markers and propose an intervention since is a school impairment the wrong linguistic use out of the use context. As an intervention proposal, presents a didactic sequence, wich is composed by seven steps, to be used for portuguese language teachers, to improve the written hability of the students. Then, shows up the results and a reflection on them, suggesting a new pedagogical way of deal with text productions.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-08
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-01-07T15:21:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SALES, Rachel Jogaib Salciarini. Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14515
identifier_str_mv SALES, Rachel Jogaib Salciarini. Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UERJ
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
bitstream.url.fl_str_mv http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14515/1/Dissertacao+Rachel+Jogaib.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 202989ff73d06f7bad2debd35b73c952
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1811728681260810240