Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14515 |
Resumo: | This work is based on the Marcuschi´s (2001) and Botelho´s (2012) theories of orality and writing and their cycle of mutual influences. Its general objective is to describe the variation of modality on the text production of the students from the 6th grade of the Elementary School, with a priority focus, the discourse markers, that are used as cohesive resources on the writing, because of unfamiliarity with the sutiable language resoruces of that modality. As specific objectives, reveals the oral modality interference on written modality, by the use of discourse markers and propose an intervention since is a school impairment the wrong linguistic use out of the use context. As an intervention proposal, presents a didactic sequence, wich is composed by seven steps, to be used for portuguese language teachers, to improve the written hability of the students. Then, shows up the results and a reflection on them, suggesting a new pedagogical way of deal with text productions. |
id |
UERJ_f8b0d4cf876c41c065d90023a70f87ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/14515 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Botelho, José Mariohttp://lattes.cnpq.br/4116343198321303Wiedemer, Marcos Luizhttp://lattes.cnpq.br/4237755696513203Rosário, Ivo da Costa dohttp://lattes.cnpq.br/3573087642345531http://lattes.cnpq.br/5250112444715216Sales, Rachel Jogaib Salciarini2021-01-07T15:21:22Z2018-09-212016-12-08SALES, Rachel Jogaib Salciarini. Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14515This work is based on the Marcuschi´s (2001) and Botelho´s (2012) theories of orality and writing and their cycle of mutual influences. Its general objective is to describe the variation of modality on the text production of the students from the 6th grade of the Elementary School, with a priority focus, the discourse markers, that are used as cohesive resources on the writing, because of unfamiliarity with the sutiable language resoruces of that modality. As specific objectives, reveals the oral modality interference on written modality, by the use of discourse markers and propose an intervention since is a school impairment the wrong linguistic use out of the use context. As an intervention proposal, presents a didactic sequence, wich is composed by seven steps, to be used for portuguese language teachers, to improve the written hability of the students. Then, shows up the results and a reflection on them, suggesting a new pedagogical way of deal with text productions.Este trabalho se pauta nas teorias de Marcuschi (2001) e Botelho (2012) sobre oralidade e escrita e seus ciclos de influências mútuas. Seu objetivo geral é descrever a variação de modalidade na produção escrita dos alunos da série inicial do Ensino Fundamental II, priorizando os marcadores discursivos, os quais são utilizados como recursos coesivos na escrita, devido ao desconhecimento dos recursos linguísticos próprios de tal modalidade. Como objetivos específicos, aponta a interferência da modalidade oral na modalidade escrita, através do uso dos marcadores discursivos e propõe uma intervenção, já que há um prejuízo escolar quando há inadequação linguística ao contexto de uso. Como proposta de intervenção, apresenta uma sequência didática, composta por sete etapas, a ser utilizada pelos professores de língua portuguesa, com o objetivo de colaborar para o aprimoramento da habilidade de escrita dos alunos. Em seguida, apresenta os resultados obtidos e uma reflexão sobre eles, propondo uma reorientação na prática docente com produção de textos.Submitted by Boris Flegr (boris@uerj.br) on 2021-01-07T15:21:22Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rachel Jogaib.pdf: 12472866 bytes, checksum: 202989ff73d06f7bad2debd35b73c952 (MD5)Made available in DSpace on 2021-01-07T15:21:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Rachel Jogaib.pdf: 12472866 bytes, checksum: 202989ff73d06f7bad2debd35b73c952 (MD5) Previous issue date: 2016-12-08Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade do Estado do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS)UERJBRCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresOralityWritingDiscourse markersText productionSchool writingRewritingOralidadeEscritaMarcadores discursivosProdução textualRedação escolarReescritaCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASOs marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervençãoThe oral discourse markers on the text production of students from the 6th grade of the Elementary School: an intervention proposalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJORIGINALDissertacao Rachel Jogaib.pdfapplication/pdf12472866http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14515/1/Dissertacao+Rachel+Jogaib.pdf202989ff73d06f7bad2debd35b73c952MD511/145152024-02-27 16:01:02.053oai:www.bdtd.uerj.br:1/14515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T19:01:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
The oral discourse markers on the text production of students from the 6th grade of the Elementary School: an intervention proposal |
title |
Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
spellingShingle |
Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção Sales, Rachel Jogaib Salciarini Orality Writing Discourse markers Text production School writing Rewriting Oralidade Escrita Marcadores discursivos Produção textual Redação escolar Reescrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
title_full |
Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
title_fullStr |
Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
title_full_unstemmed |
Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
title_sort |
Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
author |
Sales, Rachel Jogaib Salciarini |
author_facet |
Sales, Rachel Jogaib Salciarini |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Botelho, José Mario |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4116343198321303 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Wiedemer, Marcos Luiz |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4237755696513203 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Rosário, Ivo da Costa do |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3573087642345531 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5250112444715216 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sales, Rachel Jogaib Salciarini |
contributor_str_mv |
Botelho, José Mario Wiedemer, Marcos Luiz Rosário, Ivo da Costa do |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Orality Writing Discourse markers Text production School writing Rewriting |
topic |
Orality Writing Discourse markers Text production School writing Rewriting Oralidade Escrita Marcadores discursivos Produção textual Redação escolar Reescrita CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Oralidade Escrita Marcadores discursivos Produção textual Redação escolar Reescrita |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
This work is based on the Marcuschi´s (2001) and Botelho´s (2012) theories of orality and writing and their cycle of mutual influences. Its general objective is to describe the variation of modality on the text production of the students from the 6th grade of the Elementary School, with a priority focus, the discourse markers, that are used as cohesive resources on the writing, because of unfamiliarity with the sutiable language resoruces of that modality. As specific objectives, reveals the oral modality interference on written modality, by the use of discourse markers and propose an intervention since is a school impairment the wrong linguistic use out of the use context. As an intervention proposal, presents a didactic sequence, wich is composed by seven steps, to be used for portuguese language teachers, to improve the written hability of the students. Then, shows up the results and a reflection on them, suggesting a new pedagogical way of deal with text productions. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-12-08 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-01-07T15:21:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SALES, Rachel Jogaib Salciarini. Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14515 |
identifier_str_mv |
SALES, Rachel Jogaib Salciarini. Os marcadores discursivos orais na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2016. 99 f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Letramentos) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/14515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras, Mestrado Profissional (PROFLETRAS) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UERJ |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.bdtd.uerj.br/bitstream/1/14515/1/Dissertacao+Rachel+Jogaib.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
202989ff73d06f7bad2debd35b73c952 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1811728681260810240 |