Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luz, Luiz Otavio Ferreira da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
Texto Completo: http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954
Resumo: A partir de minha experiência como professor de Ensino Médio no Curso Normal, senti a necessidade de pesquisar como se trata a questão da sexualidade de crianças na Educação Infantil. Este questionamento também ocorreu mediante as dúvidas dos meus alunos de como abordar este tema no ambiente escolar e, por conseguinte, entender as falas das próprias professoras deste segmento. Para tal, a pesquisa foi realizada numa Unidade Municipal de Educação Infantil UMEI Vinicius de Moraes, em Niterói RJ e sobre observação atenta aos cotidianos deste espaço tempo escolar, em muitos casos vistos com um lugar de regulações, silenciamentos, exclusões e punições à sexualidade, compreendemos através das falas das professoras que existem saberes, para além dos saberes acadêmicos, constituídos a partir de todo o seu percurso histórico, produzem conhecimentos culturais que vão legitimar suas posições e práticas. Além de entrevistas e conversas de corredores, busco a perspectiva metodológica nos/dos/com os cotidianos apresentada por Alves (2008) como instrumento facilitador de compreensões sobre o problema apresentado, visto que há um mergulho necessário do pesquisador nos espaços/tempos da escola, dedicando-se aos sujeitos, onde as ações dos cotidianos produzido/praticados são observadas de forma atenta, respeitando as subjetividades dos sujeitos e do pesquisador.
id UERJ_fcec67a502824278d98a166ea7795036
oai_identifier_str oai:www.bdtd.uerj.br:1/9954
network_acronym_str UERJ
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository_id_str 2903
spelling Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantilThe teaching knowledge about gender and sexuality presente in the practices of primary teachers in childhood education at a schoolDaily LifeGender and SexualitySexualidade InfantilCotidianoGênero e SexualidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA partir de minha experiência como professor de Ensino Médio no Curso Normal, senti a necessidade de pesquisar como se trata a questão da sexualidade de crianças na Educação Infantil. Este questionamento também ocorreu mediante as dúvidas dos meus alunos de como abordar este tema no ambiente escolar e, por conseguinte, entender as falas das próprias professoras deste segmento. Para tal, a pesquisa foi realizada numa Unidade Municipal de Educação Infantil UMEI Vinicius de Moraes, em Niterói RJ e sobre observação atenta aos cotidianos deste espaço tempo escolar, em muitos casos vistos com um lugar de regulações, silenciamentos, exclusões e punições à sexualidade, compreendemos através das falas das professoras que existem saberes, para além dos saberes acadêmicos, constituídos a partir de todo o seu percurso histórico, produzem conhecimentos culturais que vão legitimar suas posições e práticas. Além de entrevistas e conversas de corredores, busco a perspectiva metodológica nos/dos/com os cotidianos apresentada por Alves (2008) como instrumento facilitador de compreensões sobre o problema apresentado, visto que há um mergulho necessário do pesquisador nos espaços/tempos da escola, dedicando-se aos sujeitos, onde as ações dos cotidianos produzido/praticados são observadas de forma atenta, respeitando as subjetividades dos sujeitos e do pesquisador.From my experience as a teacher of High School from a Teacher Training Course, I have felt the need to search the way children s sexuality is treated in Kindergarten. This idea of researching has also occurred by the questions brought by my students who wish how to deal with this subject in the school environment and, therefore, to understand the words from the teachers who are still working with this segment. So to find answers to my questions, this present research has been conducted in a Municipal School named Unidade Municipal de EducaçãoInfantil - UMEI Vinicius de Moraes, in Niterói - RJ and on close observation at this school spacetime, in many cases seen as a place which is full of rules, silences, exclusion and punishment related to sexuality, we assume through the speeches of the teachers that exist a preknowledge beyond the academic knowledge, made up from all its historic background; thus, to produce cultural knowledge that will legitimate their positions and practices. Besides interviews and conversations outside the classrooms, I seek for the methodological perspective to / from / with daily routines presented by Alves (2008) as a facilitator to explain the facts presented as there is the need to undergo this researcher in the spaces / school days, dedicating themselves to the subjects, where the actions of everyday produced / performed are observed attentively, respecting the subjectivity of the subject and the researcher.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisLima, Alexandra Garcia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3937685552665813Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Lopes, Eduardo Simoninihttp://lattes.cnpq.br/2695608943114097Oliveira, Inês Barbosa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=nullSepulveda, Denize de Aguiar Xavierhttp://lattes.cnpq.br/9823519245400422Luz, Luiz Otavio Ferreira da2021-01-05T21:31:30Z2017-03-092016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUZ, Luiz Otavio Ferreira da. Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:24Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/9954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
The teaching knowledge about gender and sexuality presente in the practices of primary teachers in childhood education at a school
title Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
spellingShingle Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
Luz, Luiz Otavio Ferreira da
Daily Life
Gender and Sexuality
Sexualidade Infantil
Cotidiano
Gênero e Sexualidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
title_full Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
title_fullStr Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
title_full_unstemmed Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
title_sort Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
author Luz, Luiz Otavio Ferreira da
author_facet Luz, Luiz Otavio Ferreira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Alexandra Garcia Ferreira
http://lattes.cnpq.br/3937685552665813
Santos, Núbia de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/0619214710322051
Lopes, Eduardo Simonini
http://lattes.cnpq.br/2695608943114097
Oliveira, Inês Barbosa de
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=null
Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier
http://lattes.cnpq.br/9823519245400422
dc.contributor.author.fl_str_mv Luz, Luiz Otavio Ferreira da
dc.subject.por.fl_str_mv Daily Life
Gender and Sexuality
Sexualidade Infantil
Cotidiano
Gênero e Sexualidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Daily Life
Gender and Sexuality
Sexualidade Infantil
Cotidiano
Gênero e Sexualidade
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A partir de minha experiência como professor de Ensino Médio no Curso Normal, senti a necessidade de pesquisar como se trata a questão da sexualidade de crianças na Educação Infantil. Este questionamento também ocorreu mediante as dúvidas dos meus alunos de como abordar este tema no ambiente escolar e, por conseguinte, entender as falas das próprias professoras deste segmento. Para tal, a pesquisa foi realizada numa Unidade Municipal de Educação Infantil UMEI Vinicius de Moraes, em Niterói RJ e sobre observação atenta aos cotidianos deste espaço tempo escolar, em muitos casos vistos com um lugar de regulações, silenciamentos, exclusões e punições à sexualidade, compreendemos através das falas das professoras que existem saberes, para além dos saberes acadêmicos, constituídos a partir de todo o seu percurso histórico, produzem conhecimentos culturais que vão legitimar suas posições e práticas. Além de entrevistas e conversas de corredores, busco a perspectiva metodológica nos/dos/com os cotidianos apresentada por Alves (2008) como instrumento facilitador de compreensões sobre o problema apresentado, visto que há um mergulho necessário do pesquisador nos espaços/tempos da escola, dedicando-se aos sujeitos, onde as ações dos cotidianos produzido/praticados são observadas de forma atenta, respeitando as subjetividades dos sujeitos e do pesquisador.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-25
2017-03-09
2021-01-05T21:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LUZ, Luiz Otavio Ferreira da. Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954
identifier_str_mv LUZ, Luiz Otavio Ferreira da. Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.
url http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores
BR
UERJ
Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron:UERJ
instname_str Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
instacron_str UERJ
institution UERJ
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
repository.mail.fl_str_mv bdtd.suporte@uerj.br
_version_ 1818990614996320256