Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
Texto Completo: | http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954 |
Resumo: | A partir de minha experiência como professor de Ensino Médio no Curso Normal, senti a necessidade de pesquisar como se trata a questão da sexualidade de crianças na Educação Infantil. Este questionamento também ocorreu mediante as dúvidas dos meus alunos de como abordar este tema no ambiente escolar e, por conseguinte, entender as falas das próprias professoras deste segmento. Para tal, a pesquisa foi realizada numa Unidade Municipal de Educação Infantil UMEI Vinicius de Moraes, em Niterói RJ e sobre observação atenta aos cotidianos deste espaço tempo escolar, em muitos casos vistos com um lugar de regulações, silenciamentos, exclusões e punições à sexualidade, compreendemos através das falas das professoras que existem saberes, para além dos saberes acadêmicos, constituídos a partir de todo o seu percurso histórico, produzem conhecimentos culturais que vão legitimar suas posições e práticas. Além de entrevistas e conversas de corredores, busco a perspectiva metodológica nos/dos/com os cotidianos apresentada por Alves (2008) como instrumento facilitador de compreensões sobre o problema apresentado, visto que há um mergulho necessário do pesquisador nos espaços/tempos da escola, dedicando-se aos sujeitos, onde as ações dos cotidianos produzido/praticados são observadas de forma atenta, respeitando as subjetividades dos sujeitos e do pesquisador. |
id |
UERJ_fcec67a502824278d98a166ea7795036 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.bdtd.uerj.br:1/9954 |
network_acronym_str |
UERJ |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository_id_str |
2903 |
spelling |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantilThe teaching knowledge about gender and sexuality presente in the practices of primary teachers in childhood education at a schoolDaily LifeGender and SexualitySexualidade InfantilCotidianoGênero e SexualidadeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA partir de minha experiência como professor de Ensino Médio no Curso Normal, senti a necessidade de pesquisar como se trata a questão da sexualidade de crianças na Educação Infantil. Este questionamento também ocorreu mediante as dúvidas dos meus alunos de como abordar este tema no ambiente escolar e, por conseguinte, entender as falas das próprias professoras deste segmento. Para tal, a pesquisa foi realizada numa Unidade Municipal de Educação Infantil UMEI Vinicius de Moraes, em Niterói RJ e sobre observação atenta aos cotidianos deste espaço tempo escolar, em muitos casos vistos com um lugar de regulações, silenciamentos, exclusões e punições à sexualidade, compreendemos através das falas das professoras que existem saberes, para além dos saberes acadêmicos, constituídos a partir de todo o seu percurso histórico, produzem conhecimentos culturais que vão legitimar suas posições e práticas. Além de entrevistas e conversas de corredores, busco a perspectiva metodológica nos/dos/com os cotidianos apresentada por Alves (2008) como instrumento facilitador de compreensões sobre o problema apresentado, visto que há um mergulho necessário do pesquisador nos espaços/tempos da escola, dedicando-se aos sujeitos, onde as ações dos cotidianos produzido/praticados são observadas de forma atenta, respeitando as subjetividades dos sujeitos e do pesquisador.From my experience as a teacher of High School from a Teacher Training Course, I have felt the need to search the way children s sexuality is treated in Kindergarten. This idea of researching has also occurred by the questions brought by my students who wish how to deal with this subject in the school environment and, therefore, to understand the words from the teachers who are still working with this segment. So to find answers to my questions, this present research has been conducted in a Municipal School named Unidade Municipal de EducaçãoInfantil - UMEI Vinicius de Moraes, in Niterói - RJ and on close observation at this school spacetime, in many cases seen as a place which is full of rules, silences, exclusion and punishment related to sexuality, we assume through the speeches of the teachers that exist a preknowledge beyond the academic knowledge, made up from all its historic background; thus, to produce cultural knowledge that will legitimate their positions and practices. Besides interviews and conversations outside the classrooms, I seek for the methodological perspective to / from / with daily routines presented by Alves (2008) as a facilitator to explain the facts presented as there is the need to undergo this researcher in the spaces / school days, dedicating themselves to the subjects, where the actions of everyday produced / performed are observed attentively, respecting the subjectivity of the subject and the researcher.Universidade do Estado do Rio de JaneiroCentro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de ProfessoresBRUERJPrograma de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades SociaisLima, Alexandra Garcia Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/3937685552665813Santos, Núbia de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/0619214710322051Lopes, Eduardo Simoninihttp://lattes.cnpq.br/2695608943114097Oliveira, Inês Barbosa dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=nullSepulveda, Denize de Aguiar Xavierhttp://lattes.cnpq.br/9823519245400422Luz, Luiz Otavio Ferreira da2021-01-05T21:31:30Z2017-03-092016-07-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLUZ, Luiz Otavio Ferreira da. Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016.http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJinstname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJ2024-02-27T18:11:24Zoai:www.bdtd.uerj.br:1/9954Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bdtd.uerj.br/PUBhttps://www.bdtd.uerj.br:8443/oai/requestbdtd.suporte@uerj.bropendoar:29032024-02-27T18:11:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil The teaching knowledge about gender and sexuality presente in the practices of primary teachers in childhood education at a school |
title |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil |
spellingShingle |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil Luz, Luiz Otavio Ferreira da Daily Life Gender and Sexuality Sexualidade Infantil Cotidiano Gênero e Sexualidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil |
title_full |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil |
title_fullStr |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil |
title_full_unstemmed |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil |
title_sort |
Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil |
author |
Luz, Luiz Otavio Ferreira da |
author_facet |
Luz, Luiz Otavio Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lima, Alexandra Garcia Ferreira http://lattes.cnpq.br/3937685552665813 Santos, Núbia de Oliveira http://lattes.cnpq.br/0619214710322051 Lopes, Eduardo Simonini http://lattes.cnpq.br/2695608943114097 Oliveira, Inês Barbosa de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783482J7&dataRevisao=null Sepulveda, Denize de Aguiar Xavier http://lattes.cnpq.br/9823519245400422 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luz, Luiz Otavio Ferreira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Daily Life Gender and Sexuality Sexualidade Infantil Cotidiano Gênero e Sexualidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Daily Life Gender and Sexuality Sexualidade Infantil Cotidiano Gênero e Sexualidade CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A partir de minha experiência como professor de Ensino Médio no Curso Normal, senti a necessidade de pesquisar como se trata a questão da sexualidade de crianças na Educação Infantil. Este questionamento também ocorreu mediante as dúvidas dos meus alunos de como abordar este tema no ambiente escolar e, por conseguinte, entender as falas das próprias professoras deste segmento. Para tal, a pesquisa foi realizada numa Unidade Municipal de Educação Infantil UMEI Vinicius de Moraes, em Niterói RJ e sobre observação atenta aos cotidianos deste espaço tempo escolar, em muitos casos vistos com um lugar de regulações, silenciamentos, exclusões e punições à sexualidade, compreendemos através das falas das professoras que existem saberes, para além dos saberes acadêmicos, constituídos a partir de todo o seu percurso histórico, produzem conhecimentos culturais que vão legitimar suas posições e práticas. Além de entrevistas e conversas de corredores, busco a perspectiva metodológica nos/dos/com os cotidianos apresentada por Alves (2008) como instrumento facilitador de compreensões sobre o problema apresentado, visto que há um mergulho necessário do pesquisador nos espaços/tempos da escola, dedicando-se aos sujeitos, onde as ações dos cotidianos produzido/praticados são observadas de forma atenta, respeitando as subjetividades dos sujeitos e do pesquisador. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-25 2017-03-09 2021-01-05T21:31:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LUZ, Luiz Otavio Ferreira da. Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954 |
identifier_str_mv |
LUZ, Luiz Otavio Ferreira da. Os saberes docentes sobre gêneros e sexualidades presentes nas práticas das professoras de uma escola de educação infantil. 2016. 154 f. Dissertação (Mestrado em Processos Formativos e Desigualdades Sociais) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2016. |
url |
http://www.bdtd.uerj.br/handle/1/9954 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação e Humanidades::Faculdade de Formação de Professores BR UERJ Programa de Pós-Graduação em Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) instacron:UERJ |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
instacron_str |
UERJ |
institution |
UERJ |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd.suporte@uerj.br |
_version_ |
1818990614996320256 |