Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Silva, Marcos Érico de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trilhas Filosóficas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800
Resumo: In this article we want to do an existential analysis on the essence of the act of studying in the confrontation with the current reality of New Information and Communication Technologies (NICT"™s) in which students and educators are inserted. Fernando Pessoa, Pascal, Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche and Heidegger were poets and philosophers who helped us think about what implies the study life in hi-tech age. In this tidal wave of entertainment, this tsunami of information that devastate us and sometimes afflict us, how to navigate on the internet, in the virtual world, without getting ourselves off down, without we sinking in the effective life?
id UERN-3_218d5df72ed16c5ad424e9e633c48582
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1800
network_acronym_str UERN-3
network_name_str Trilhas Filosóficas (Online)
repository_id_str
spelling Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?EstudarEra hi-techInformaçõesCompreensãoStudyHi-tech ageInformationUnderstandingIn this article we want to do an existential analysis on the essence of the act of studying in the confrontation with the current reality of New Information and Communication Technologies (NICT"™s) in which students and educators are inserted. Fernando Pessoa, Pascal, Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche and Heidegger were poets and philosophers who helped us think about what implies the study life in hi-tech age. In this tidal wave of entertainment, this tsunami of information that devastate us and sometimes afflict us, how to navigate on the internet, in the virtual world, without getting ourselves off down, without we sinking in the effective life?Neste artigo pretendemos fazer uma análise existencial sobre a essência do ato de estudar no confronto com a realidade atual das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) nas quais os estudantes e educadores (as) estão inseridos. Fernando Pessoa, Pascal, Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche e Heidegger foram os poetas e filósofos que nos ajudaram a pensar sobre o que implica a vida de estudo na era hi-tech. Nesse maremoto de entretenimento, nesse tsunami de informações que nos assolam e, por vezes, nos desolam, como navegar na internet, no mundo virtual, sem levar a nós mesmos a pique, sem naufragarmos na vida efetiva?Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800Trilhas Filosóficas; v. 6 n. 1 (2013): Trilhas Filosóficas; 29-461984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800/1641Copyright (c) 2013 Marcos Érico de Araújo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Silva, Marcos Érico de2020-06-06T00:02:50Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1800Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-06-06T00:02:50Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
title Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
spellingShingle Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
Araújo Silva, Marcos Érico de
Estudar
Era hi-tech
Informações
Compreensão
Study
Hi-tech age
Information
Understanding
title_short Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
title_full Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
title_fullStr Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
title_full_unstemmed Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
title_sort Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
author Araújo Silva, Marcos Érico de
author_facet Araújo Silva, Marcos Érico de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Silva, Marcos Érico de
dc.subject.por.fl_str_mv Estudar
Era hi-tech
Informações
Compreensão
Study
Hi-tech age
Information
Understanding
topic Estudar
Era hi-tech
Informações
Compreensão
Study
Hi-tech age
Information
Understanding
description In this article we want to do an existential analysis on the essence of the act of studying in the confrontation with the current reality of New Information and Communication Technologies (NICT"™s) in which students and educators are inserted. Fernando Pessoa, Pascal, Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche and Heidegger were poets and philosophers who helped us think about what implies the study life in hi-tech age. In this tidal wave of entertainment, this tsunami of information that devastate us and sometimes afflict us, how to navigate on the internet, in the virtual world, without getting ourselves off down, without we sinking in the effective life?
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800/1641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 Marcos Érico de Araújo Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 Marcos Érico de Araújo Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Trilhas Filosóficas; v. 6 n. 1 (2013): Trilhas Filosóficas; 29-46
1984-5561
reponame:Trilhas Filosóficas (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Trilhas Filosóficas (Online)
collection Trilhas Filosóficas (Online)
repository.name.fl_str_mv Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br
_version_ 1797240255763447808