Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800 |
Resumo: | In this article we want to do an existential analysis on the essence of the act of studying in the confrontation with the current reality of New Information and Communication Technologies (NICT"™s) in which students and educators are inserted. Fernando Pessoa, Pascal, Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche and Heidegger were poets and philosophers who helped us think about what implies the study life in hi-tech age. In this tidal wave of entertainment, this tsunami of information that devastate us and sometimes afflict us, how to navigate on the internet, in the virtual world, without getting ourselves off down, without we sinking in the effective life? |
id |
UERN-3_218d5df72ed16c5ad424e9e633c48582 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1800 |
network_acronym_str |
UERN-3 |
network_name_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet?EstudarEra hi-techInformaçõesCompreensãoStudyHi-tech ageInformationUnderstandingIn this article we want to do an existential analysis on the essence of the act of studying in the confrontation with the current reality of New Information and Communication Technologies (NICT"™s) in which students and educators are inserted. Fernando Pessoa, Pascal, Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche and Heidegger were poets and philosophers who helped us think about what implies the study life in hi-tech age. In this tidal wave of entertainment, this tsunami of information that devastate us and sometimes afflict us, how to navigate on the internet, in the virtual world, without getting ourselves off down, without we sinking in the effective life?Neste artigo pretendemos fazer uma análise existencial sobre a essência do ato de estudar no confronto com a realidade atual das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) nas quais os estudantes e educadores (as) estão inseridos. Fernando Pessoa, Pascal, Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche e Heidegger foram os poetas e filósofos que nos ajudaram a pensar sobre o que implica a vida de estudo na era hi-tech. Nesse maremoto de entretenimento, nesse tsunami de informações que nos assolam e, por vezes, nos desolam, como navegar na internet, no mundo virtual, sem levar a nós mesmos a pique, sem naufragarmos na vida efetiva?Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800Trilhas Filosóficas; v. 6 n. 1 (2013): Trilhas Filosóficas; 29-461984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800/1641Copyright (c) 2013 Marcos Érico de Araújo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo Silva, Marcos Érico de2020-06-06T00:02:50Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1800Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-06-06T00:02:50Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet? |
title |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet? |
spellingShingle |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet? Araújo Silva, Marcos Érico de Estudar Era hi-tech Informações Compreensão Study Hi-tech age Information Understanding |
title_short |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet? |
title_full |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet? |
title_fullStr |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet? |
title_full_unstemmed |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet? |
title_sort |
Notas ou Rotas sobre o ato de estudar na era hi-tech: Navegando ou naufragando na internet? |
author |
Araújo Silva, Marcos Érico de |
author_facet |
Araújo Silva, Marcos Érico de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo Silva, Marcos Érico de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudar Era hi-tech Informações Compreensão Study Hi-tech age Information Understanding |
topic |
Estudar Era hi-tech Informações Compreensão Study Hi-tech age Information Understanding |
description |
In this article we want to do an existential analysis on the essence of the act of studying in the confrontation with the current reality of New Information and Communication Technologies (NICT"™s) in which students and educators are inserted. Fernando Pessoa, Pascal, Hölderlin, Schopenhauer, Nietzsche and Heidegger were poets and philosophers who helped us think about what implies the study life in hi-tech age. In this tidal wave of entertainment, this tsunami of information that devastate us and sometimes afflict us, how to navigate on the internet, in the virtual world, without getting ourselves off down, without we sinking in the effective life? |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1800/1641 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Marcos Érico de Araújo Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Marcos Érico de Araújo Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas; v. 6 n. 1 (2013): Trilhas Filosóficas; 29-46 1984-5561 reponame:Trilhas Filosóficas (Online) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
collection |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br |
_version_ |
1797240255763447808 |