"Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Horn, Geraldo Balduino
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Araújo, Fabiana Muranaka do B. e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trilhas Filosóficas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1566
Resumo: This article exposes the actual problematic of the inclusion of Philosophy in the Fundamental Education"™s curriculum. It debates possible conceptions about Philosophy and, consequently, its teaching. The article intends to show the concept of Philosophy adopted in the curriculum proposed by the Municipal Education Secretariat of Curitiba, seeking its curricular directive"™s importance, i.e., a principle that shows the direction to the development of a critic and autonomous student. By this means, discusses the relation between a proposition of an "˜Education through Philosophy"™ and its possible conceptions that evolves the meaning of teaching "˜Philosophy"™. Those comprehensions do not exclude each other, but securely a discussion on the curricular inclusion of philosophy cannot be established without recognizing it as a teaching. In conclusion, on a propositional perspective, this article points out the most common possibilities on the exercise of philosophy on school: special activities, philosophy workshops, teaching through philosophy"™s topics and problems and interdisciplinary projects.
id UERN-3_278e433ae23d583717de3ccd8b7c6c4b
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1566
network_acronym_str UERN-3
network_name_str Trilhas Filosóficas (Online)
repository_id_str
spelling "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantesFilosofiaCurrí­culoEnsinoInfânciaPhilosophycurriculumteachinginfancyThis article exposes the actual problematic of the inclusion of Philosophy in the Fundamental Education"™s curriculum. It debates possible conceptions about Philosophy and, consequently, its teaching. The article intends to show the concept of Philosophy adopted in the curriculum proposed by the Municipal Education Secretariat of Curitiba, seeking its curricular directive"™s importance, i.e., a principle that shows the direction to the development of a critic and autonomous student. By this means, discusses the relation between a proposition of an "˜Education through Philosophy"™ and its possible conceptions that evolves the meaning of teaching "˜Philosophy"™. Those comprehensions do not exclude each other, but securely a discussion on the curricular inclusion of philosophy cannot be established without recognizing it as a teaching. In conclusion, on a propositional perspective, this article points out the most common possibilities on the exercise of philosophy on school: special activities, philosophy workshops, teaching through philosophy"™s topics and problems and interdisciplinary projects. O presente artigo trata da problemática atual da inclusão da filosofia no currí­culo do Ensino Fundamental. Discute possí­veis concepções acerca da filosofia e, conseqüentemente, de seu ensino. Pretende apresentar o sentido da filosofia presente no currí­culo da SME (Secretaria Municipal de Educação de Curitiba), visando mostrar sua importância como eixo orientador do currí­culo, isto é, como um princí­pio orientador da educação voltada para a autonomia crí­tica do educando. Neste sentido, debate a relação entre uma proposição de "Educação pela Filosofia" e possí­veis concepções que envolvem o sentido e o significado do ensinar "Filosofia". Mostra também que para se assegurar a presença da filosofia no currí­culo, é necessário reconhecê-la como ensino. Finalmente, numa perspectiva propositiva, o texto aponta para algumas das possibilidades mais comuns do exercí­cio do filosofar na escola: atividades especiais, oficinas de filosofia, ensino, a partir de temas e problemas filosóficos, bem como de projetos interdisciplinares. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1566Trilhas Filosóficas; v. 2 n. 1 (2009): Trilhas Filosóficas; 26-381984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1566/1501Copyright (c) 2009 Geraldo Balduino Horn, Fabiana Muranaka do B. e Araújoinfo:eu-repo/semantics/openAccessHorn, Geraldo Balduino Araújo, Fabiana Muranaka do B. e 2020-05-22T22:26:10Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1566Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-05-22T22:26:10Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes
title "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes
spellingShingle "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes
Horn, Geraldo Balduino
Filosofia
Currí­culo
Ensino
Infância
Philosophy
curriculum
teaching
infancy
title_short "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes
title_full "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes
title_fullStr "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes
title_full_unstemmed "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes
title_sort "Educação pela Filosofia" e a construção do currí­culo no ensino fundamental: : perspectivas conflitantes
author Horn, Geraldo Balduino
author_facet Horn, Geraldo Balduino
Araújo, Fabiana Muranaka do B. e
author_role author
author2 Araújo, Fabiana Muranaka do B. e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Horn, Geraldo Balduino
Araújo, Fabiana Muranaka do B. e
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Currí­culo
Ensino
Infância
Philosophy
curriculum
teaching
infancy
topic Filosofia
Currí­culo
Ensino
Infância
Philosophy
curriculum
teaching
infancy
description This article exposes the actual problematic of the inclusion of Philosophy in the Fundamental Education"™s curriculum. It debates possible conceptions about Philosophy and, consequently, its teaching. The article intends to show the concept of Philosophy adopted in the curriculum proposed by the Municipal Education Secretariat of Curitiba, seeking its curricular directive"™s importance, i.e., a principle that shows the direction to the development of a critic and autonomous student. By this means, discusses the relation between a proposition of an "˜Education through Philosophy"™ and its possible conceptions that evolves the meaning of teaching "˜Philosophy"™. Those comprehensions do not exclude each other, but securely a discussion on the curricular inclusion of philosophy cannot be established without recognizing it as a teaching. In conclusion, on a propositional perspective, this article points out the most common possibilities on the exercise of philosophy on school: special activities, philosophy workshops, teaching through philosophy"™s topics and problems and interdisciplinary projects.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1566
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1566/1501
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 Geraldo Balduino Horn, Fabiana Muranaka do B. e Araújo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 Geraldo Balduino Horn, Fabiana Muranaka do B. e Araújo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Trilhas Filosóficas; v. 2 n. 1 (2009): Trilhas Filosóficas; 26-38
1984-5561
reponame:Trilhas Filosóficas (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Trilhas Filosóficas (Online)
collection Trilhas Filosóficas (Online)
repository.name.fl_str_mv Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br
_version_ 1797240255344017408