CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tatiana Cristina Vasconcelos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Marta Lúcia de Souza Celino, Nadia Farias dos Santos, Débora Najda de Medeiros Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
Texto Completo: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596
Resumo: Há algum tempo que o currí­culo escolar vem sendo discutido, o que contribui para uma multiplicidade de concepções. No interior dos currí­culos os seres humanos forjam suas subjetividades ao interagirem na ressiginificação dos discursos, das representações sociais e das relações de poder dentro e fora da escola. Nesse contexto, tem-se por objetivo refletir sobre o Currí­culo Escolar enquanto signo e enunciado que se concretiza por meio de processos de significação e tem implicações diretas nos sujeitos concretos do contexto escolar. Problematizamos o Currí­culo enquanto espaço de reflexão de práticas polí­ticas e culturais rumo a uma educação que seja realmente inclusiva e que reflita a polifonia que o constitui. Defendemos que é preciso fazer emergir no currí­culo saberes e fazeres que se inter-relacionem com as práticas sociais, com pluralidades de ideias e contextos, que conduzam a valorização do conhecimento, da cultura, da experimentação valorizando o desenvolvimento do aprendente na construção de sua identidade, de sua emancipação.
id UERN-5_8e6fd91f78c588c31dbbeb8003a93a75
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/596
network_acronym_str UERN-5
network_name_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônicaCurrí­culodialogismopolifoniaHá algum tempo que o currí­culo escolar vem sendo discutido, o que contribui para uma multiplicidade de concepções. No interior dos currí­culos os seres humanos forjam suas subjetividades ao interagirem na ressiginificação dos discursos, das representações sociais e das relações de poder dentro e fora da escola. Nesse contexto, tem-se por objetivo refletir sobre o Currí­culo Escolar enquanto signo e enunciado que se concretiza por meio de processos de significação e tem implicações diretas nos sujeitos concretos do contexto escolar. Problematizamos o Currí­culo enquanto espaço de reflexão de práticas polí­ticas e culturais rumo a uma educação que seja realmente inclusiva e que reflita a polifonia que o constitui. Defendemos que é preciso fazer emergir no currí­culo saberes e fazeres que se inter-relacionem com as práticas sociais, com pluralidades de ideias e contextos, que conduzam a valorização do conhecimento, da cultura, da experimentação valorizando o desenvolvimento do aprendente na construção de sua identidade, de sua emancipação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596/505Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessTatiana Cristina VasconcelosMarta Lúcia de Souza CelinoNadia Farias dos SantosDébora Najda de Medeiros Viana2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/596Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
title CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
spellingShingle CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
Tatiana Cristina Vasconcelos
Currí­culo
dialogismo
polifonia
title_short CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
title_full CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
title_fullStr CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
title_full_unstemmed CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
title_sort CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
author Tatiana Cristina Vasconcelos
author_facet Tatiana Cristina Vasconcelos
Marta Lúcia de Souza Celino
Nadia Farias dos Santos
Débora Najda de Medeiros Viana
author_role author
author2 Marta Lúcia de Souza Celino
Nadia Farias dos Santos
Débora Najda de Medeiros Viana
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tatiana Cristina Vasconcelos
Marta Lúcia de Souza Celino
Nadia Farias dos Santos
Débora Najda de Medeiros Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Currí­culo
dialogismo
polifonia
topic Currí­culo
dialogismo
polifonia
description Há algum tempo que o currí­culo escolar vem sendo discutido, o que contribui para uma multiplicidade de concepções. No interior dos currí­culos os seres humanos forjam suas subjetividades ao interagirem na ressiginificação dos discursos, das representações sociais e das relações de poder dentro e fora da escola. Nesse contexto, tem-se por objetivo refletir sobre o Currí­culo Escolar enquanto signo e enunciado que se concretiza por meio de processos de significação e tem implicações diretas nos sujeitos concretos do contexto escolar. Problematizamos o Currí­culo enquanto espaço de reflexão de práticas polí­ticas e culturais rumo a uma educação que seja realmente inclusiva e que reflita a polifonia que o constitui. Defendemos que é preciso fazer emergir no currí­culo saberes e fazeres que se inter-relacionem com as práticas sociais, com pluralidades de ideias e contextos, que conduzam a valorização do conhecimento, da cultura, da experimentação valorizando o desenvolvimento do aprendente na construção de sua identidade, de sua emancipação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596
url http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596/505
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Cientí­fica Ensino Interdisciplinar
2447-0783
reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
collection Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv maccolle@hotmail.com
_version_ 1776751124527710208