CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
Texto Completo: | http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596 |
Resumo: | Há algum tempo que o currículo escolar vem sendo discutido, o que contribui para uma multiplicidade de concepções. No interior dos currículos os seres humanos forjam suas subjetividades ao interagirem na ressiginificação dos discursos, das representações sociais e das relações de poder dentro e fora da escola. Nesse contexto, tem-se por objetivo refletir sobre o Currículo Escolar enquanto signo e enunciado que se concretiza por meio de processos de significação e tem implicações diretas nos sujeitos concretos do contexto escolar. Problematizamos o Currículo enquanto espaço de reflexão de práticas políticas e culturais rumo a uma educação que seja realmente inclusiva e que reflita a polifonia que o constitui. Defendemos que é preciso fazer emergir no currículo saberes e fazeres que se inter-relacionem com as práticas sociais, com pluralidades de ideias e contextos, que conduzam a valorização do conhecimento, da cultura, da experimentação valorizando o desenvolvimento do aprendente na construção de sua identidade, de sua emancipação. |
id |
UERN-5_8e6fd91f78c588c31dbbeb8003a93a75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/596 |
network_acronym_str |
UERN-5 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônicaCurrículodialogismopolifoniaHá algum tempo que o currículo escolar vem sendo discutido, o que contribui para uma multiplicidade de concepções. No interior dos currículos os seres humanos forjam suas subjetividades ao interagirem na ressiginificação dos discursos, das representações sociais e das relações de poder dentro e fora da escola. Nesse contexto, tem-se por objetivo refletir sobre o Currículo Escolar enquanto signo e enunciado que se concretiza por meio de processos de significação e tem implicações diretas nos sujeitos concretos do contexto escolar. Problematizamos o Currículo enquanto espaço de reflexão de práticas políticas e culturais rumo a uma educação que seja realmente inclusiva e que reflita a polifonia que o constitui. Defendemos que é preciso fazer emergir no currículo saberes e fazeres que se inter-relacionem com as práticas sociais, com pluralidades de ideias e contextos, que conduzam a valorização do conhecimento, da cultura, da experimentação valorizando o desenvolvimento do aprendente na construção de sua identidade, de sua emancipação.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2447-0783reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596/505Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccessTatiana Cristina VasconcelosMarta Lúcia de Souza CelinoNadia Farias dos SantosDébora Najda de Medeiros Viana2020-10-29T12:51:52Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/596Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/oaimaccolle@hotmail.com2447-07832447-0783opendoar:2020-10-29T12:51:52Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica |
title |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica |
spellingShingle |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica Tatiana Cristina Vasconcelos Currículo dialogismo polifonia |
title_short |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica |
title_full |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica |
title_fullStr |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica |
title_sort |
CURRÍCULO ENQUANTO SIGNO: uma perspectiva dialógica, polifônica |
author |
Tatiana Cristina Vasconcelos |
author_facet |
Tatiana Cristina Vasconcelos Marta Lúcia de Souza Celino Nadia Farias dos Santos Débora Najda de Medeiros Viana |
author_role |
author |
author2 |
Marta Lúcia de Souza Celino Nadia Farias dos Santos Débora Najda de Medeiros Viana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tatiana Cristina Vasconcelos Marta Lúcia de Souza Celino Nadia Farias dos Santos Débora Najda de Medeiros Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo dialogismo polifonia |
topic |
Currículo dialogismo polifonia |
description |
Há algum tempo que o currículo escolar vem sendo discutido, o que contribui para uma multiplicidade de concepções. No interior dos currículos os seres humanos forjam suas subjetividades ao interagirem na ressiginificação dos discursos, das representações sociais e das relações de poder dentro e fora da escola. Nesse contexto, tem-se por objetivo refletir sobre o Currículo Escolar enquanto signo e enunciado que se concretiza por meio de processos de significação e tem implicações diretas nos sujeitos concretos do contexto escolar. Problematizamos o Currículo enquanto espaço de reflexão de práticas políticas e culturais rumo a uma educação que seja realmente inclusiva e que reflita a polifonia que o constitui. Defendemos que é preciso fazer emergir no currículo saberes e fazeres que se inter-relacionem com as práticas sociais, com pluralidades de ideias e contextos, que conduzam a valorização do conhecimento, da cultura, da experimentação valorizando o desenvolvimento do aprendente na construção de sua identidade, de sua emancipação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596 |
url |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/596/505 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar ; v. 2 n. 4 (2016): Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar 2447-0783 reponame:Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
collection |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
maccolle@hotmail.com |
_version_ |
1776751124527710208 |