A hermenêutica de Paul RicÅ“ur no ensino de filosofia no ensino médio
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/29 |
Resumo: | Resumo: O ensino da disciplina de Filosofia constitui no exercício/atividade filosófica na sala de aula, pois através desta atividade buscar-se-á criar, inventar, reinventar e produzir novos saberes e ações que se configurem como uma experiência filosófica. A experiência do filosofar proporciona uma maior flexibilidade entre o pensar e o agir, tendo como finalidade a constituição do si do alunado. Como praticamente a aula de Filosofia no Ensino Médio consiste numa aula expositiva, a relação entre professor e o aluno, entre aquele que "explica" e aquele que "compreende" sugere a busca de algo em comum: interpretar o texto. Por certo, o primeiro e mais elementar trabalho de interpretação é captar aquilo que o autor se propôs ao escrever determinado texto. Por esta razão buscamos investigar quais são as contribuições de uma hermenêutica no Ensino Médio, tendo como finalidade a busca de uma "ferramenta" (hermenêutica) que o professor possa oferecer para seu alunado, proporcionando-lhes um meio de compreender a eles mesmos e o mundo em que estão inseridos, o papel da hermenêutica e sua contribuição para a vida dos alunos é a de auxiliá-los na compreensão da realidade que eles vivenciam, para que possam desenvolver uma melhor vivência em sociedade. Palavras-chave: Apropriação. Filosofar. Hermenêutica. Mundo do Texto. Abstract: The teaching of the discipline of Philosophy constitutes in the exercise/philosophical activity in the classroom, because through this activity will seek to create, invent, reinvent and produce new knowledge and actions that are configured as a philosophical experience. The experience of philosophizing provides a greater flexibility between thinking and acting, having as purpose the constitution of the student's self. As practically the Philosophy class in High School is an expositive class, the relationship between teacher and student, between the one who "explains" and the one who "understands" suggests the search for something in common: to interpret the text. Of course, the first and most elementary work of interpretation is to capture what the author proposed in writing a particular text. For this reason we seek to investigate the contributions of a hermeneutics in High School, aiming at the search for a "tool" (hermeneutics) that the teacher can offer to his / her student, providing them with a way to understand themselves and the the role of hermeneutics and their contribution to students' lives is to help them understand the reality they experience, so that they can develop a better experience in society. Keywords: Appropriation. To philosophize. Hermeneutics. World of Text. REFERÊNCIAS GENTIL, Hélio Salles. Historicidade e compreensão das narrativas de ficção a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur. In. PAULA, Adna Candido de; SPERBER, Frankl(Organizadoras). Teoria literária e hermenêutica Ricoeuriana: um diálogo possível. Dourados, MS: UFGD, 2011, p. 177-193. GRODIN, Jean. Qué es la hermenéutica? Tradução de Antoni Martinez Riu. Barcelona: Editora Herder, 2008. KAMESAR, Adam. Biblical Interpretation in Philo. In. KAMESAR, Adam. (org.). The Cambridge Companion to Philo. Cambridge: Editora University Press, 2009, p. 65-91. ORÍGENES. Tratado sobre os princípios. São Paulo: Paulus, 2012. RICÅ’UR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: Editora WMF Marins Fontes, 2014. RICÅ’UR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978. RICÅ’UR, Paul. El discurso de la acción. 2ª ed. Madrid: Cátedra, 1988. RICÅ’UR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70, 2000. RICÅ’UR, Paul. Del texto a la acción: ensayos de hermenêutica II. Editora: Fondo de Cultura Económica. México, 2002. RICÅ’UR, Paul. Hermeneutica e acción: de la hermenêutica del texto la hermenêutica de la acción. Buenos Aires: Editora Prometeo, 2008. RICÅ’UR, Paul. Historia y narratividad. Barcelona: Editora Paidós, 1999. RICOEUR, Paul. The Text as Dynamic Identity. In: VALDÉS, Mario J.; MILLER, Owen J. (eds.). Identity of the Literary Text. Toronto: University of Toronto Press, 1985. 175-186. RICÅ’UR, Paul. A hermenêutica bíblica. São Paulo: Editora Loyola, 2006. RICÅ’UR, Paul. Retórica, poética y hermenêutica. Madrid: Universidade autònoma de Madrid, 1997. SCHLEIERMACHER, Friedrich D.E. Hermenêutica: arte e técnica da interpretação. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. UNESCO. Aprender a viver juntos: nós falhamos? Brasília: UNESCO, IBE, 2003. Disponivel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001313/131359por.pdf Acesso: 22/04/2018 THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 1986. |
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A hermenêutica de Paul RicÅ“ur no ensino de filosofia no ensino médioApropriaçãoFilosofarHermenêuticaMundo do TextoResumo: O ensino da disciplina de Filosofia constitui no exercício/atividade filosófica na sala de aula, pois através desta atividade buscar-se-á criar, inventar, reinventar e produzir novos saberes e ações que se configurem como uma experiência filosófica. A experiência do filosofar proporciona uma maior flexibilidade entre o pensar e o agir, tendo como finalidade a constituição do si do alunado. Como praticamente a aula de Filosofia no Ensino Médio consiste numa aula expositiva, a relação entre professor e o aluno, entre aquele que "explica" e aquele que "compreende" sugere a busca de algo em comum: interpretar o texto. Por certo, o primeiro e mais elementar trabalho de interpretação é captar aquilo que o autor se propôs ao escrever determinado texto. Por esta razão buscamos investigar quais são as contribuições de uma hermenêutica no Ensino Médio, tendo como finalidade a busca de uma "ferramenta" (hermenêutica) que o professor possa oferecer para seu alunado, proporcionando-lhes um meio de compreender a eles mesmos e o mundo em que estão inseridos, o papel da hermenêutica e sua contribuição para a vida dos alunos é a de auxiliá-los na compreensão da realidade que eles vivenciam, para que possam desenvolver uma melhor vivência em sociedade. Palavras-chave: Apropriação. Filosofar. Hermenêutica. Mundo do Texto. Abstract: The teaching of the discipline of Philosophy constitutes in the exercise/philosophical activity in the classroom, because through this activity will seek to create, invent, reinvent and produce new knowledge and actions that are configured as a philosophical experience. The experience of philosophizing provides a greater flexibility between thinking and acting, having as purpose the constitution of the student's self. As practically the Philosophy class in High School is an expositive class, the relationship between teacher and student, between the one who "explains" and the one who "understands" suggests the search for something in common: to interpret the text. Of course, the first and most elementary work of interpretation is to capture what the author proposed in writing a particular text. For this reason we seek to investigate the contributions of a hermeneutics in High School, aiming at the search for a "tool" (hermeneutics) that the teacher can offer to his / her student, providing them with a way to understand themselves and the the role of hermeneutics and their contribution to students' lives is to help them understand the reality they experience, so that they can develop a better experience in society. Keywords: Appropriation. To philosophize. Hermeneutics. World of Text. REFERÊNCIAS GENTIL, Hélio Salles. Historicidade e compreensão das narrativas de ficção a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur. In. PAULA, Adna Candido de; SPERBER, Frankl(Organizadoras). Teoria literária e hermenêutica Ricoeuriana: um diálogo possível. Dourados, MS: UFGD, 2011, p. 177-193. GRODIN, Jean. Qué es la hermenéutica? Tradução de Antoni Martinez Riu. Barcelona: Editora Herder, 2008. KAMESAR, Adam. Biblical Interpretation in Philo. In. KAMESAR, Adam. (org.). The Cambridge Companion to Philo. Cambridge: Editora University Press, 2009, p. 65-91. ORÍGENES. Tratado sobre os princípios. São Paulo: Paulus, 2012. RICÅ’UR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: Editora WMF Marins Fontes, 2014. RICÅ’UR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978. RICÅ’UR, Paul. El discurso de la acción. 2ª ed. Madrid: Cátedra, 1988. RICÅ’UR, Paul. 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Resumo: O ensino da disciplina de Filosofia constitui no exercício/atividade filosófica na sala de aula, pois através desta atividade buscar-se-á criar, inventar, reinventar e produzir novos saberes e ações que se configurem como uma experiência filosófica. A experiência do filosofar proporciona uma maior flexibilidade entre o pensar e o agir, tendo como finalidade a constituição do si do alunado. Como praticamente a aula de Filosofia no Ensino Médio consiste numa aula expositiva, a relação entre professor e o aluno, entre aquele que "explica" e aquele que "compreende" sugere a busca de algo em comum: interpretar o texto. Por certo, o primeiro e mais elementar trabalho de interpretação é captar aquilo que o autor se propôs ao escrever determinado texto. Por esta razão buscamos investigar quais são as contribuições de uma hermenêutica no Ensino Médio, tendo como finalidade a busca de uma "ferramenta" (hermenêutica) que o professor possa oferecer para seu alunado, proporcionando-lhes um meio de compreender a eles mesmos e o mundo em que estão inseridos, o papel da hermenêutica e sua contribuição para a vida dos alunos é a de auxiliá-los na compreensão da realidade que eles vivenciam, para que possam desenvolver uma melhor vivência em sociedade. Palavras-chave: Apropriação. Filosofar. Hermenêutica. Mundo do Texto. Abstract: The teaching of the discipline of Philosophy constitutes in the exercise/philosophical activity in the classroom, because through this activity will seek to create, invent, reinvent and produce new knowledge and actions that are configured as a philosophical experience. The experience of philosophizing provides a greater flexibility between thinking and acting, having as purpose the constitution of the student's self. As practically the Philosophy class in High School is an expositive class, the relationship between teacher and student, between the one who "explains" and the one who "understands" suggests the search for something in common: to interpret the text. Of course, the first and most elementary work of interpretation is to capture what the author proposed in writing a particular text. For this reason we seek to investigate the contributions of a hermeneutics in High School, aiming at the search for a "tool" (hermeneutics) that the teacher can offer to his / her student, providing them with a way to understand themselves and the the role of hermeneutics and their contribution to students' lives is to help them understand the reality they experience, so that they can develop a better experience in society. Keywords: Appropriation. To philosophize. Hermeneutics. World of Text. REFERÊNCIAS GENTIL, Hélio Salles. Historicidade e compreensão das narrativas de ficção a partir da hermenêutica de Paul Ricoeur. In. PAULA, Adna Candido de; SPERBER, Frankl(Organizadoras). Teoria literária e hermenêutica Ricoeuriana: um diálogo possível. Dourados, MS: UFGD, 2011, p. 177-193. GRODIN, Jean. Qué es la hermenéutica? Tradução de Antoni Martinez Riu. Barcelona: Editora Herder, 2008. KAMESAR, Adam. Biblical Interpretation in Philo. In. KAMESAR, Adam. (org.). The Cambridge Companion to Philo. Cambridge: Editora University Press, 2009, p. 65-91. ORÍGENES. Tratado sobre os princípios. São Paulo: Paulus, 2012. RICÅ’UR, Paul. O si-mesmo como outro. São Paulo: Editora WMF Marins Fontes, 2014. RICÅ’UR, Paul. O conflito das interpretações: ensaios de hermenêutica. Rio de Janeiro: Imago, 1978. RICÅ’UR, Paul. El discurso de la acción. 2ª ed. Madrid: Cátedra, 1988. RICÅ’UR, Paul. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Edições 70, 2000. RICÅ’UR, Paul. Del texto a la acción: ensayos de hermenêutica II. Editora: Fondo de Cultura Económica. México, 2002. RICÅ’UR, Paul. Hermeneutica e acción: de la hermenêutica del texto la hermenêutica de la acción. Buenos Aires: Editora Prometeo, 2008. RICÅ’UR, Paul. Historia y narratividad. Barcelona: Editora Paidós, 1999. RICOEUR, Paul. The Text as Dynamic Identity. In: VALDÉS, Mario J.; MILLER, Owen J. (eds.). Identity of the Literary Text. Toronto: University of Toronto Press, 1985. 175-186. RICÅ’UR, Paul. A hermenêutica bíblica. São Paulo: Editora Loyola, 2006. RICÅ’UR, Paul. Retórica, poética y hermenêutica. Madrid: Universidade autònoma de Madrid, 1997. SCHLEIERMACHER, Friedrich D.E. Hermenêutica: arte e técnica da interpretação. Petrópolis: Editora Vozes, 1999. UNESCO. Aprender a viver juntos: nós falhamos? Brasília: UNESCO, IBE, 2003. Disponivel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001313/131359por.pdf Acesso: 22/04/2018 THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Editora Cortez, 1986. |
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