A hermenêutica filosófica e o ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zabeu, Gabriela Miranda
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194705
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2018.
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spelling A hermenêutica filosófica e o ensino de filosofiaFilosofiaHermenêuticaOntologiaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2018.A questão orientadora para o desenvolvimento desse trabalho foi comoconceber o processo de formação filosófica, a partir do ensino defilosofia, em sua relação com o processo de constituição humana, semrecorrer a teorias substancialistas e cientificistas. A hipótese é que oprocesso de constituição humana em seu caráter histórico, pensado apartir de princípios hermenêuticos, oferece uma base alternativasuficiente para projetar o ensino de filosofia. O problemático consiste ementender a vinculação estrutural entre a autocompreensão e acompreensão do outro, mas também como o processo de aprendizagem,especialmente em seu aspecto intersubjetivo, realiza-se mediante a práxishermenêutica entendimento que se mostra imprescindível para aquestão do ser e para o processo de constituição de sentido e do saber,próprio ao exercício filosófico. A partir de Gadamer é possível sustentaruma tese ontológica que faz jus à historicidade da compreensão, àpluralidade dos modos de existência e ao caráter autopoiéticoperformativo humano, através da qual é possível perfazer o campo doentendimento possível, o campo intersubjetivo onde se estruturamtradições às quais o existente humano se encontra vinculado. Dimensãoesta que explica como se torna possível ao educando apropriar-se de seumundo, apropriando-se da linguagem modo pelo qual se realiza aaprendizagem, a constituição do sujeito como singularidade e comointegrante de uma comunidade. Ademais, a partir da ontologiahermenêutica gadameriana, propõe-se elaborar um modelo estrutural(uma espécie de ´método filosófico´) para se trabalhar com o ensino defilosofia de modo que este se encontre vinculado ao processo de formaçãoexistencial do educando singular, desenvolvendo a racionalidadehermenêutica. O exercício filosófico pode, dessa forma, proporcionar oreconhecimento dos pressupostos presentes nos discursos sustentados emdiferentes âmbitos da vida, elucidando preconceitos atuantes na própriacompreensão para, com isso, refletirmos sobre como nos tornamos o quesomos, no percurso histórico da humanidade, mas, sobretudo, para nosresponsabilizarmos pelo que nos tornamos, mediante as possibilidades doque ainda havemos de ser e fazer.Abstract : The guiding question for the development of this work was how toconceive the process of philosophical formation, resulting from theteaching of philosophy, in relation to the process of human constitution,without recourse to the substantialist and scientific theories. Thehypothesis is that the process of human constitution in its historicity,based on hermeneutical principles, offers an alternative and sufficientbasis for the teaching of philosophy. The problem is understanding thestructural connection between self-understanding and understanding ofthe other, but also how the learning process, especially in itsintersubjective aspect, occurs through hermeneutical praxis thecomprehension of which is indispensable to the question of being and tothe process of constitution of meaning and knowledge, themselvesinherent to the philosophical exercise. Through Gadamer it is possible tosupport the thesis of an ontology that recognizes the historicity ofunderstanding, the plurality of forms of existence, and the performativeautopoietic human character, through which is possible to grasp the fieldof possible understanding, the intersubjective field where traditions thatbound the existing human are structured. This dimension explains how itbecomes possible for the learner to appropriate their world, appropriatinglanguage the manner of which learning takes place, the constitution ofthe subject as a singularity and as part of a community. In addition, basedon the Gadamerian ontology hermeneutics, the elaboration of a structuralmodel is proposed (a kind of 'philosophical method') to work with theteaching of philosophy in a way that is connected to the process ofexistential formation of the singular student, developing thehermeneutical rationality. Therefore, the philosophical exercise canprovide recognition of assumptions in speeches occurred in differentareas of life, elucidating prejudices operating in the understanding itselfin order to reflect about how we have become what we are, during thehistorical course of humanity, but, above all, to take responsibility forwhat we have become, through the possibilities of what we still have tobe and do.Braida, Celso ReniUniversidade Federal de Santa CatarinaZabeu, Gabriela Miranda2019-04-05T04:12:01Z2019-04-05T04:12:01Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis154 p.application/pdf356479https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/194705porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-04-05T04:12:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/194705Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-04-05T04:12:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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