Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Trilhas Filosóficas (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758 |
Resumo: | This article presents philosophical work methodology with teenagers disconnected of the History of Philosophy traditional teaching. The related experience it"™s well-founded on philosophical dialogue, characterized by the confront between different logos represents the philosophical dialog that valorizes the construction of knowledge in groups, the respect, the free speech right and not accepting ideas by imposition. The workshop methodology intents to philosophical reflections by adolescents about their social roles and about their historical subject condition, which is instigated by sensitizing activities and materialized through collective construction experiences. |
id |
UERN-3_f5cc0899c9a3b8c26a6215ceff2dd6ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1758 |
network_acronym_str |
UERN-3 |
network_name_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogoFilosofiaAdolescentesOficina pedagógicaMetodologia de ensinoPhilosophyadolescentspedagogic workshopteaching methodologyThis article presents philosophical work methodology with teenagers disconnected of the History of Philosophy traditional teaching. The related experience it"™s well-founded on philosophical dialogue, characterized by the confront between different logos represents the philosophical dialog that valorizes the construction of knowledge in groups, the respect, the free speech right and not accepting ideas by imposition. The workshop methodology intents to philosophical reflections by adolescents about their social roles and about their historical subject condition, which is instigated by sensitizing activities and materialized through collective construction experiences.Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho com filosofia para adolescentes que não está vinculada ao ensino tradicional da História da Filosofia. A experiência relatada fundamenta-se no diálogo filosófico, caracterizado pelo confronto entre diferentes lógos, valorizando a construção coletiva de conceitos, o respeito, o direito à livre expressão e a não aceitação de pensamentos pela imposição. A metodologia de oficinas visa a uma reflexão filosófica do adolescente sobre seu papel social e sua condição de sujeito histórico, reflexão esta suscitada por atividades sensibilizadoras e materializadas em práticas de construção coletiva.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758Trilhas Filosóficas; v. 3 n. 2 (2010): Trilhas Filosóficas; 22-321984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758/1599Copyright (c) 2010 Leonardo Lana de Carvalho, Luís Gustavo Guadalupe Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Leonardo Lana deSilveira, Luís Gustavo Guadalupe 2020-05-22T22:31:20Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1758Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-05-22T22:31:20Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo |
title |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo |
spellingShingle |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo Carvalho, Leonardo Lana de Filosofia Adolescentes Oficina pedagógica Metodologia de ensino Philosophy adolescents pedagogic workshop teaching methodology |
title_short |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo |
title_full |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo |
title_fullStr |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo |
title_full_unstemmed |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo |
title_sort |
Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo |
author |
Carvalho, Leonardo Lana de |
author_facet |
Carvalho, Leonardo Lana de Silveira, Luís Gustavo Guadalupe |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Luís Gustavo Guadalupe |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Leonardo Lana de Silveira, Luís Gustavo Guadalupe |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Adolescentes Oficina pedagógica Metodologia de ensino Philosophy adolescents pedagogic workshop teaching methodology |
topic |
Filosofia Adolescentes Oficina pedagógica Metodologia de ensino Philosophy adolescents pedagogic workshop teaching methodology |
description |
This article presents philosophical work methodology with teenagers disconnected of the History of Philosophy traditional teaching. The related experience it"™s well-founded on philosophical dialogue, characterized by the confront between different logos represents the philosophical dialog that valorizes the construction of knowledge in groups, the respect, the free speech right and not accepting ideas by imposition. The workshop methodology intents to philosophical reflections by adolescents about their social roles and about their historical subject condition, which is instigated by sensitizing activities and materialized through collective construction experiences. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758 |
url |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758/1599 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Leonardo Lana de Carvalho, Luís Gustavo Guadalupe Silveira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Leonardo Lana de Carvalho, Luís Gustavo Guadalupe Silveira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN |
dc.source.none.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas; v. 3 n. 2 (2010): Trilhas Filosóficas; 22-32 1984-5561 reponame:Trilhas Filosóficas (Online) instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) instacron:UERN |
instname_str |
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
instacron_str |
UERN |
institution |
UERN |
reponame_str |
Trilhas Filosóficas (Online) |
collection |
Trilhas Filosóficas (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) |
repository.mail.fl_str_mv |
trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br |
_version_ |
1797240255400640512 |