Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Leonardo Lana de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silveira, Luí­s Gustavo Guadalupe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Trilhas Filosóficas (Online)
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758
Resumo: This article presents philosophical work methodology with teenagers disconnected of the History of Philosophy traditional teaching. The related experience it"™s well-founded on philosophical dialogue, characterized by the confront between different logos represents the philosophical dialog that valorizes the construction of knowledge in groups, the respect, the free speech right and not accepting ideas by imposition. The workshop methodology intents to philosophical reflections by adolescents about their social roles and about their historical subject condition, which is instigated by sensitizing activities and materialized through collective construction experiences.
id UERN-3_f5cc0899c9a3b8c26a6215ceff2dd6ba
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1758
network_acronym_str UERN-3
network_name_str Trilhas Filosóficas (Online)
repository_id_str
spelling Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogoFilosofiaAdolescentesOficina pedagógicaMetodologia de ensinoPhilosophyadolescentspedagogic workshopteaching methodologyThis article presents philosophical work methodology with teenagers disconnected of the History of Philosophy traditional teaching. The related experience it"™s well-founded on philosophical dialogue, characterized by the confront between different logos represents the philosophical dialog that valorizes the construction of knowledge in groups, the respect, the free speech right and not accepting ideas by imposition. The workshop methodology intents to philosophical reflections by adolescents about their social roles and about their historical subject condition, which is instigated by sensitizing activities and materialized through collective construction experiences.Este artigo apresenta uma metodologia de trabalho com filosofia para adolescentes que não está vinculada ao ensino tradicional da História da Filosofia. A experiência relatada fundamenta-se no diálogo filosófico, caracterizado pelo confronto entre diferentes lógos, valorizando a construção coletiva de conceitos, o respeito, o direito à livre expressão e a não aceitação de pensamentos pela imposição. A metodologia de oficinas visa a uma reflexão filosófica do adolescente sobre seu papel social e sua condição de sujeito histórico, reflexão esta suscitada por atividades sensibilizadoras e materializadas em práticas de construção coletiva.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758Trilhas Filosóficas; v. 3 n. 2 (2010): Trilhas Filosóficas; 22-321984-5561reponame:Trilhas Filosóficas (Online)instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758/1599Copyright (c) 2010 Leonardo Lana de Carvalho, Luí­s Gustavo Guadalupe Silveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Leonardo Lana deSilveira, Luí­s Gustavo Guadalupe 2020-05-22T22:31:20Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/1758Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/oaitrilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br10.25244/tf1984-55611982-7490opendoar:2020-05-22T22:31:20Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
title Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
spellingShingle Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
Carvalho, Leonardo Lana de
Filosofia
Adolescentes
Oficina pedagógica
Metodologia de ensino
Philosophy
adolescents
pedagogic workshop
teaching methodology
title_short Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
title_full Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
title_fullStr Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
title_full_unstemmed Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
title_sort Oficina de filosofia: : sensibilização, reflexão e diálogo
author Carvalho, Leonardo Lana de
author_facet Carvalho, Leonardo Lana de
Silveira, Luí­s Gustavo Guadalupe
author_role author
author2 Silveira, Luí­s Gustavo Guadalupe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Leonardo Lana de
Silveira, Luí­s Gustavo Guadalupe
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia
Adolescentes
Oficina pedagógica
Metodologia de ensino
Philosophy
adolescents
pedagogic workshop
teaching methodology
topic Filosofia
Adolescentes
Oficina pedagógica
Metodologia de ensino
Philosophy
adolescents
pedagogic workshop
teaching methodology
description This article presents philosophical work methodology with teenagers disconnected of the History of Philosophy traditional teaching. The related experience it"™s well-founded on philosophical dialogue, characterized by the confront between different logos represents the philosophical dialog that valorizes the construction of knowledge in groups, the respect, the free speech right and not accepting ideas by imposition. The workshop methodology intents to philosophical reflections by adolescents about their social roles and about their historical subject condition, which is instigated by sensitizing activities and materialized through collective construction experiences.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/1758/1599
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Leonardo Lana de Carvalho, Luí­s Gustavo Guadalupe Silveira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Leonardo Lana de Carvalho, Luí­s Gustavo Guadalupe Silveira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
dc.source.none.fl_str_mv Trilhas Filosóficas; v. 3 n. 2 (2010): Trilhas Filosóficas; 22-32
1984-5561
reponame:Trilhas Filosóficas (Online)
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Trilhas Filosóficas (Online)
collection Trilhas Filosóficas (Online)
repository.name.fl_str_mv Trilhas Filosóficas (Online) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv trilhasfilosoficas@uern.br || marcos_erico@yahoo.com.br
_version_ 1797240255400640512