Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Emília Haline
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168331
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_d8b730ac503842f41ab1503a7df8bfa8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168331
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo SérioEducaçãoGêneroOficinaMetodologiaMúsicaEducationGenderWorkshopMethodologyMusicTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Neste Trabalho de Conclusão de Licenciatura (TCL), reflito acerca de minhas vivências enquanto cientista social ministrando oficinas vinculadas ao Projeto Papo Sério – NIGS. Compreendendo que as músicas brasileiras configuram-se enquanto pontos dialógicos de encontro de diferentes musicalidades e universos socioculturais (MENEZES BASTOS, 2008) e que ela “vai estar sempre imbricada à construção das identidades, sejam elas de gênero, de classe social ou racial” (SILVA, 2006, p. 90), a proposta desta pesquisa etnográfica é demonstrar como projetos de extensão universitária como o Papo Sério e as oficinas realizadas nas escolas da Grande Florianópolis em 2014 e 2015 com a temática “violências contra as mulheres” configuram-se estratégias eficazes para articulação das temáticas sobre gênero, sexualidade, diversidade e direitos humanos em escolas públicas. Desta forma, apresentarei exemplos de músicas utilizadas como metodologia para sensibilizar estudantes do ensino básico que participaram de oficinas, assim como as narrativas vivenciadas em campo que apontam os impactos positivos que oficinas alcançam na formação pessoal e social d@s estudantes, na medida em que proporcionam um maior conhecimento sobre violências, gênero, sexualidades, lesbofobia, transfobia, homofobia, racismo, relações afetivas e conjugais, machismo, entre outras. Também se constatou que há uma demanda por outros temas como bissexualidade, feminismo e direito ao corpo (visto o considerável índice de crimes virtuais cometidos pel@s estudantes) no cotidiano escolar, discussões que necessitam do envolvimento amplo de colegas, alun@s, professor@s e de toda a comunidade escolar.This Conclusion Work Graduation is reflected on my experiences as a social scientist teaching workshops linked to the “Papo Sério” Project - NIGS. Understanding that Brazilian music are configured as dialogical meeting points of different musicality and socio-cultural universes (MENEZES BASTOS, 2008) and that it "will always be intertwined to the construction of identities, whether gender, racial or social class" (SILVA, 2006, p. 90), the purpose of this ethnographic research is to demonstrate how university extension projects just like “Papo Serio” and workshops in schools of Florianópolis in 2014 and 2015 with the theme "violence against women" configure itselves in good strategies for articulation of the themes of gender, sexuality, diversity and human rights in public schools. Thus, I will present examples of music used as a methodology to sensitize students of primary school who participated in workshops, as well as the experienced narratives on the field point out the positive impacts that workshops reach the personal and social education of the students, in that provides greater insight into violence, gender, sexuality, lesbophobia, transphobia, homophobia, racism, emotional and marital relations, sexism, among others. It was also found that there is a demand for other issues such as bisexuality, feminism, and rights to the body (seen considerable index of virtual crimes committed from the students) in school life, discussions that require extensive involvement of friends, students, teachers and whole school community.Grossi, Miriam PillarUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Emília Haline2016-09-20T12:02:23Z2016-09-20T12:02:23Z2016-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis134 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168331porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T12:02:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168331Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T12:02:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
title Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
spellingShingle Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
Dutra, Emília Haline
Educação
Gênero
Oficina
Metodologia
Música
Education
Gender
Workshop
Methodology
Music
title_short Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
title_full Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
title_fullStr Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
title_full_unstemmed Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
title_sort Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
author Dutra, Emília Haline
author_facet Dutra, Emília Haline
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grossi, Miriam Pillar
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Emília Haline
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gênero
Oficina
Metodologia
Música
Education
Gender
Workshop
Methodology
Music
topic Educação
Gênero
Oficina
Metodologia
Música
Education
Gender
Workshop
Methodology
Music
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T12:02:23Z
2016-09-20T12:02:23Z
2016-09-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168331
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 134 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652086559113217