Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168331 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
id |
UFSC_d8b730ac503842f41ab1503a7df8bfa8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168331 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo SérioEducaçãoGêneroOficinaMetodologiaMúsicaEducationGenderWorkshopMethodologyMusicTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Neste Trabalho de Conclusão de Licenciatura (TCL), reflito acerca de minhas vivências enquanto cientista social ministrando oficinas vinculadas ao Projeto Papo Sério – NIGS. Compreendendo que as músicas brasileiras configuram-se enquanto pontos dialógicos de encontro de diferentes musicalidades e universos socioculturais (MENEZES BASTOS, 2008) e que ela “vai estar sempre imbricada à construção das identidades, sejam elas de gênero, de classe social ou racial” (SILVA, 2006, p. 90), a proposta desta pesquisa etnográfica é demonstrar como projetos de extensão universitária como o Papo Sério e as oficinas realizadas nas escolas da Grande Florianópolis em 2014 e 2015 com a temática “violências contra as mulheres” configuram-se estratégias eficazes para articulação das temáticas sobre gênero, sexualidade, diversidade e direitos humanos em escolas públicas. Desta forma, apresentarei exemplos de músicas utilizadas como metodologia para sensibilizar estudantes do ensino básico que participaram de oficinas, assim como as narrativas vivenciadas em campo que apontam os impactos positivos que oficinas alcançam na formação pessoal e social d@s estudantes, na medida em que proporcionam um maior conhecimento sobre violências, gênero, sexualidades, lesbofobia, transfobia, homofobia, racismo, relações afetivas e conjugais, machismo, entre outras. Também se constatou que há uma demanda por outros temas como bissexualidade, feminismo e direito ao corpo (visto o considerável índice de crimes virtuais cometidos pel@s estudantes) no cotidiano escolar, discussões que necessitam do envolvimento amplo de colegas, alun@s, professor@s e de toda a comunidade escolar.This Conclusion Work Graduation is reflected on my experiences as a social scientist teaching workshops linked to the “Papo Sério” Project - NIGS. Understanding that Brazilian music are configured as dialogical meeting points of different musicality and socio-cultural universes (MENEZES BASTOS, 2008) and that it "will always be intertwined to the construction of identities, whether gender, racial or social class" (SILVA, 2006, p. 90), the purpose of this ethnographic research is to demonstrate how university extension projects just like “Papo Serio” and workshops in schools of Florianópolis in 2014 and 2015 with the theme "violence against women" configure itselves in good strategies for articulation of the themes of gender, sexuality, diversity and human rights in public schools. Thus, I will present examples of music used as a methodology to sensitize students of primary school who participated in workshops, as well as the experienced narratives on the field point out the positive impacts that workshops reach the personal and social education of the students, in that provides greater insight into violence, gender, sexuality, lesbophobia, transphobia, homophobia, racism, emotional and marital relations, sexism, among others. It was also found that there is a demand for other issues such as bisexuality, feminism, and rights to the body (seen considerable index of virtual crimes committed from the students) in school life, discussions that require extensive involvement of friends, students, teachers and whole school community.Grossi, Miriam PillarUniversidade Federal de Santa CatarinaDutra, Emília Haline2016-09-20T12:02:23Z2016-09-20T12:02:23Z2016-09-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis134 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168331porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T12:02:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168331Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T12:02:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério |
title |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério |
spellingShingle |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério Dutra, Emília Haline Educação Gênero Oficina Metodologia Música Education Gender Workshop Methodology Music |
title_short |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério |
title_full |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério |
title_fullStr |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério |
title_full_unstemmed |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério |
title_sort |
Entre versos e prosas – Gênero, educação e música: experiência etnográfica nas oficinas do Projeto Papo Sério |
author |
Dutra, Emília Haline |
author_facet |
Dutra, Emília Haline |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grossi, Miriam Pillar Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dutra, Emília Haline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gênero Oficina Metodologia Música Education Gender Workshop Methodology Music |
topic |
Educação Gênero Oficina Metodologia Música Education Gender Workshop Methodology Music |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20T12:02:23Z 2016-09-20T12:02:23Z 2016-09-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168331 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
134 f. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652086559113217 |