O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Adriana do Nascimento
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Silva, Andria Carla Araújo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Geotemas
Texto Completo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/395
Resumo: Esta pesquisa investigou o trabalho realizado sobre educação inclusiva e como se dá o ensino de Geografia diante da realidade da Escola Estadual Tarcí­sio Maia, Pau dos Ferros – RN. Isso se deu a partir dos dados que foram obtidos através da análise documental, dos procedimentos didático/pedagógicos adotados pelos professores desta disciplina para os alunos que não possuem deficiência juntamente com os que possuem necessidades especiais, da percepção do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem desses alunos desta escola, e entrevistas levantadas para os docentes de Geografia, para a equipe pedagógica da escola e professores da sala multifuncional. Avaliamos a estrutura fí­sica disponí­vel para os alunos especiais, identificamos se os docentes possuem habilitação, formação e recursos didático-pedagógicos adequados para a educação inclusiva, e analisamos o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais em Geografia, na referida instituição. Mediante isto, esta pesquisa tentou mostrar, ao que se referem à educação inclusiva nesta disciplina, quais as suas dificuldades, seus recursos didático/pedagógicos, a acessibilidade para os alunos portadores de necessidades especiais, e as suas possí­veis condições de ensino da Geografia em detrimento à inclusão. Conforme podemos verificar o ensino da disciplina, nesta escola passa por várias dificuldades, e a inclusão nela comporta-se como um grande desafio para a mesma. Problemática esta que perpassa não só a disciplina de Geografia, como também todas as outras, mas ao que tange a educação em Geografia, percebemos que ela passa por inúmeras limitações e ainda é muito sensí­vel ao que diz respeito à educação inclusiva.
id UERN-4_85f2e146933b24419e63c810b9019447
oai_identifier_str oai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/395
network_acronym_str UERN-4
network_name_str Revista Geotemas
repository_id_str
spelling O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.Educação inclusivaGeografiaNecessidades especiaisEnsinoEscolaEsta pesquisa investigou o trabalho realizado sobre educação inclusiva e como se dá o ensino de Geografia diante da realidade da Escola Estadual Tarcí­sio Maia, Pau dos Ferros – RN. Isso se deu a partir dos dados que foram obtidos através da análise documental, dos procedimentos didático/pedagógicos adotados pelos professores desta disciplina para os alunos que não possuem deficiência juntamente com os que possuem necessidades especiais, da percepção do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem desses alunos desta escola, e entrevistas levantadas para os docentes de Geografia, para a equipe pedagógica da escola e professores da sala multifuncional. Avaliamos a estrutura fí­sica disponí­vel para os alunos especiais, identificamos se os docentes possuem habilitação, formação e recursos didático-pedagógicos adequados para a educação inclusiva, e analisamos o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais em Geografia, na referida instituição. Mediante isto, esta pesquisa tentou mostrar, ao que se referem à educação inclusiva nesta disciplina, quais as suas dificuldades, seus recursos didático/pedagógicos, a acessibilidade para os alunos portadores de necessidades especiais, e as suas possí­veis condições de ensino da Geografia em detrimento à inclusão. Conforme podemos verificar o ensino da disciplina, nesta escola passa por várias dificuldades, e a inclusão nela comporta-se como um grande desafio para a mesma. Problemática esta que perpassa não só a disciplina de Geografia, como também todas as outras, mas ao que tange a educação em Geografia, percebemos que ela passa por inúmeras limitações e ainda é muito sensí­vel ao que diz respeito à educação inclusiva.Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por paresAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/395Journal Geotemas; Vol. 2 No. 2 (2012): Revista Geotemas; 85-100Revista Geotemas; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Revista Geotemas; 85-100Revista Geotemas; v. 2 n. 2 (2012): Revista Geotemas; 85-1002236-255Xreponame:Revista Geotemasinstname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)instacron:UERNporhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/395/313Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMASinfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa, Adriana do Nascimento Silva, Andria Carla Araújo da 2021-07-07T17:01:30Zoai:ojs2.periodicos.apps.uern.br:article/395Revistahttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/indexPUBhttp://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/oaigeotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br2236-255X2236-255Xopendoar:2021-07-07T17:01:30Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
title O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
spellingShingle O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
Feitosa, Adriana do Nascimento
Educação inclusiva
Geografia
Necessidades especiais
Ensino
Escola
title_short O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
title_full O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
title_fullStr O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
title_full_unstemmed O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
title_sort O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ESCOLA ESTADUAL TARCÍSIO MAIA/PAU DOS FERROS-RN.
author Feitosa, Adriana do Nascimento
author_facet Feitosa, Adriana do Nascimento
Silva, Andria Carla Araújo da
author_role author
author2 Silva, Andria Carla Araújo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa, Adriana do Nascimento
Silva, Andria Carla Araújo da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Geografia
Necessidades especiais
Ensino
Escola
topic Educação inclusiva
Geografia
Necessidades especiais
Ensino
Escola
description Esta pesquisa investigou o trabalho realizado sobre educação inclusiva e como se dá o ensino de Geografia diante da realidade da Escola Estadual Tarcí­sio Maia, Pau dos Ferros – RN. Isso se deu a partir dos dados que foram obtidos através da análise documental, dos procedimentos didático/pedagógicos adotados pelos professores desta disciplina para os alunos que não possuem deficiência juntamente com os que possuem necessidades especiais, da percepção do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem desses alunos desta escola, e entrevistas levantadas para os docentes de Geografia, para a equipe pedagógica da escola e professores da sala multifuncional. Avaliamos a estrutura fí­sica disponí­vel para os alunos especiais, identificamos se os docentes possuem habilitação, formação e recursos didático-pedagógicos adequados para a educação inclusiva, e analisamos o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos portadores de necessidades especiais em Geografia, na referida instituição. Mediante isto, esta pesquisa tentou mostrar, ao que se referem à educação inclusiva nesta disciplina, quais as suas dificuldades, seus recursos didático/pedagógicos, a acessibilidade para os alunos portadores de necessidades especiais, e as suas possí­veis condições de ensino da Geografia em detrimento à inclusão. Conforme podemos verificar o ensino da disciplina, nesta escola passa por várias dificuldades, e a inclusão nela comporta-se como um grande desafio para a mesma. Problemática esta que perpassa não só a disciplina de Geografia, como também todas as outras, mas ao que tange a educação em Geografia, percebemos que ela passa por inúmeras limitações e ainda é muito sensí­vel ao que diz respeito à educação inclusiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/395
url https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/395
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/395/313
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMAS
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 REVISTA GEOTEMAS
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
dc.source.none.fl_str_mv Journal Geotemas; Vol. 2 No. 2 (2012): Revista Geotemas; 85-100
Revista Geotemas; Vol. 2 Núm. 2 (2012): Revista Geotemas; 85-100
Revista Geotemas; v. 2 n. 2 (2012): Revista Geotemas; 85-100
2236-255X
reponame:Revista Geotemas
instname:Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron:UERN
instname_str Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
instacron_str UERN
institution UERN
reponame_str Revista Geotemas
collection Revista Geotemas
repository.name.fl_str_mv Revista Geotemas - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)
repository.mail.fl_str_mv geotemas@uern.br||josielguedes@yahoo.com.br
_version_ 1805033580462604288